PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de...

58
PROF. EDVALDO FERREIRA (COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina folha de ouro. Nesta experiência Rutherford: a) Observou que muitas partículas α eram desviadas, mas os desvios eram pequenos. b) Observou que poucas partículas α eram desviadas, mas os desvios eram grandes. c) Chegou a conclusão de que os elétrons eram partículas de grande massa. d) Concluiu que as cargas positivas estavam distribuídas sobre todo o volume atômico. e) Chegou a conclusão de que a carga positiva do átomo estava concentrada em uma pequena esfera (núcleo) que se movia sobre todo o volume do átomo com velocidade próxima a da luz.

Transcript of PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de...

Page 1: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

(COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina folha de ouro. Nesta experiência Rutherford: a) Observou que muitas partículas α eram desviadas, mas os desvios eram pequenos.b) Observou que poucas partículas α eram desviadas, mas os desvios eram grandes.c) Chegou a conclusão de que os elétrons eram partículas de grande massa.d) Concluiu que as cargas positivas estavam distribuídas sobre todo o volume atômico.e) Chegou a conclusão de que a carga positiva do átomo estava concentrada em uma pequena esfera (núcleo) que se movia sobre todo o volume do átomo com velocidade próxima a da luz.

Page 2: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

(SSA – 2008) Em relação ao modelo atômico proposto em 1911, por Rutherford, é CORRETO afirmar que a) Os elétrons giram em torno do núcleo, em órbitas elípticas, sem perderem nem ganharem energia.b) O átomo é uma esfera maciça formada por partículas positivas, muitas vezes mais pesadas que o elétron.c) O modelo confirma as idéias de Thomson sobre o átomo e justifica experimentalmente suas propriedades.d) Embora os prótons fossem os responsáveis por toda a carga do núcleo, sozinhos, eles não correspondiam à totalidade da massa do núcleo.e) A massa do núcleo é estável, sendo constituída, sempre, de quantidades iguais de prótons e nêutrons.

Page 3: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

(COVEST – 2009) No decorrer do tempo, diferentes modelos foram propostos e aplicados ao estudo da estrutura do átomo. Interpretações consistentes com as idéias básicas desses modelos, permitem afirmar que: 0 – 0 A experiência de Rutherford sugere que prótons e elétrons estão distribuídos uniformemente no interior do átomo1 – 1 O modelo proposto por Bohr introduziu o conceito de orbital atômico.2 – 2 Energia é liberada quando um elétron migra do estado fundamental para um estado excitado.3 – 3 O modelo mecânico-quântico do átomo define órbitas circulares, nas quais o elétron se movimenta ao redor do núcleo.4 – 4 Um dos sucessos do modelo de Bohr para o átomo foi a explicação das raias no espectro atômico do hidrogênio.

Page 4: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

(COVEST – 2010) Em 1913, Niels Bohr propôs um modelo para o átomo de hidrogênio que era consistente com o modelo de Rutherford e explicava o espectro do átomo daquele elemento. A teoria de Bohr já não é a última palavra para a compreensão da estrutura do átomo, mas permanece como o marco do advento da teoria atômico-quântica. Em relação aos postulados e aplicações dessa teoria, podemos afirmar que: 0 – 0 O elétron movimenta-se ao redor do núcleo em órbitas circulares.1 – 1 Somente um número limitado de órbitas com determinadas energias é permitido.2 – 2 Ocorre necessariamente emissão de luz quando o elétron salta de uma órbita para outra.3 – 3 A teoria de Bohr explica com precisão, exclusivamente, o espectro do átomo de hidrogênio.4 – 4 A teoria de Bohr pode ser aplicada com sucesso na interpretação do espectro de íons como He+ e Li2+ , que contêm um único elétron.

Page 5: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

PRINCÍPIO DA DUALIDADE.

O ELÉTRON APRESENTA UM COMPORTAMENTO DUAL: ORA DE COMPORTA COMO PARTICULA, ORA COMO ONDA.

DE BROGLIE

EFEITO FOTOELÉTRICO – EINSTEN.

DIFRAÇÃO DA LUZ.

Page 6: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

PRINCÍPIO DA INCERTEZA.

É IMPOSSÍVEL DETERMINAR COM PRECISÃO A POSIÇÃO E O MOMENTO (VELOCIDADE) DO ELÉTRON SIMULTÂNEAMENTE.

KARL HEISENBERG

INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE ORBITAL ATÔMICO:

- ELÉTRON DESCRITO COMO UMA FUNÇÃO DE ONDA Ψ (ORBITAL);- PROBABILIDADE DE ENCONTRAR O ELÉTRON NO ÁTOMO.

Page 7: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

NÚMEROS QUÂNTICOS

- ESTUDO DA FUNÇÃO DE ONDA DO ELÉTRON Ψ:

- CÁLCULOS DE ENERGIA PARA O ELÉTRON MAIS PRECISOS:

EQUAÇÃO DE SCHRODINGER:

- OBTENÇÃO DE CONSTANTES NUMÉRICAS – NÚMEROS QUÂNTICOS.

Page 8: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

NÚMEROS QUÂNTICOS

- PRINCIPAL (n)

INDICA A CAMADA OCUPADA PELO ELÉTRON (n = 1,2,3,4...).

- SECUNDÁRIO (l)INDICA O SUBNÍVEL (s, p, d, f) OCUPADO PELO ELÉTRON (l = n – 1).

Page 9: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

NÚMEROS QUÂNTICOS

- MAGNÉTICO (mL)INDICA A ORIENTAÇÃO DOS SUBNÍVEIS NO ESPAÇO (mL = + l...0 ... – l).

Page 10: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

- SPIN (S)RELACIONA-SE A ROTAÇÃO DO ELÉTRON (S = +1/2 OU – 1/2.)

NÚMEROS QUÂNTICOS

Page 11: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA EM ORBITAIS.

PRINCÍPIO DA EXCLUSÃO DE PAULI

NÃO É PERMITIDO A DOIS ELÉTRONS NUM ÁTOMO TER OS QUATRO NÚMEROS QUÂNTICOS IGUAIS.

11Na – 1s2; 2s2; 2p6; 3s1

n = 2l = 0mL = 0S = - 1/2

n = 2l = 0mL = 0S = + 1/2

Page 12: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA EM ORBITAIS.

PRINCÍPIO DA MÁXIMA MULTIPLICIDADE – REGRA DE HUND.

AO DISTRIBUIR OS ELÉTRONS NOS ORBITAIS, DEVE-SE PRIMEIRO SEMI-PREENCHER CADA ORBITAL COM ELÉTRONS DE MESMO SPIN (MÁXIMA SOMA DOS SPINS) E EM SEGUIDA COMPLETA-SE OS ORBITAIS COM ELÉTRONS RESTANTES.

Page 13: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

17Cl – 1s2; 2s2; 2p6; 3s2; 3p5

PX PY PZ

5 ELÉTRONS ELÉTRON DE DIFERENCIAÇÃO.

Page 14: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

(IME – 2010) Sejam as representações para configurações eletrônicas do Cr (Z = 24) abaixo. Identifique qual a configuração correta para o estado fundamental e explique por que as demais estão erradas.

Page 15: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

(UPE II – 2007) Leia com atenção as afirmativas abaixo referentes ao estudo do átomo. I. O modelo atômico proposto por Rutherford diferia do modelo atômico de Thomson, em relação ao número de nêutrons que entra na constituição do núcleo.II. Após o advento do princípio da indeterminação de Heisemberg, órbita e orbital passaram a ter o mesmo significado físico.III. O modelo atômico proposto por Rutherford torna evidente que o átomo não apresenta densidade uniforme.IV. A análise dos espectros de linhas contribuiu significativamente para o estudo da quantização da energia dos elétrons em um átomo. São verdadeiras, apenas as afirmativas A) I, II e IV.B) II, III e IV.C) I e II.D) II e III.E) III e IV.

Page 16: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

(FESP – 1994) O último elétron de um átomo de um determinado elemento químico tem a ele associados os seguintes números quânticos: 4, 0, 0, + 1/2. É correto afirmar que: a) O átomo tem seus elétrons distribuídos em três camadas de energia.b) O átomo tem 10 elétrons distribuídos em orbitais do tipo “p”.c) O último elétron distribuído encontra-se em um orbital do tipo “s”.d) O número total de elétrons desse átomo é igual a 16.e) O valor numérico do número quântico secundário associado ao penúltimo elétron desse átomo éigual a 2.

Page 17: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

(UPE – 2002) 0 – 0 A luz visível, aquela que nós humanos percebemos, corresponde, no espectro eletromagnético, apenas a uma pequena parte do espectro inteiro.1 – 1 O princípio de Heisenberg afirma que, se quisermos conhecer a energia de um dado objeto macroscópico, com pequena inexatidão, devemos nos contentar com uma inexatidão relativamente grande na posição do objeto no espaço.2 – 2 Os números quânticos n, l e mL são todos inteiros, mas os valores a eles atribuídos não podem ser escolhidos aleatoriamente.3 – 3 A maioria dos desvios sofridos pelas partículas alfa, lançadas contra a lâmina de ouro muito delgada, utilizada na experiência de Rutherford, era maior que 90º.4 – 4 A última camada eletrônica dos átomos constituintes do elemento químico, de número atômico 24, apresenta dois elétrons com spins diferentes.

Page 18: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 19: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 20: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 21: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 22: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 23: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 24: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 25: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 26: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 27: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 28: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 29: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 30: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 31: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 32: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 33: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 34: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 35: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 36: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 37: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 38: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 39: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 40: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 41: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 42: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 43: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 44: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 45: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 46: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 47: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 48: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 49: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 50: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 51: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 52: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 53: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 54: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 55: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 56: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 57: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA

Page 58: PROF. EDVALDO FERREIRA ( COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina.

PROF. EDVALDO FERREIRAPROF. EDVALDO FERREIRA