PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses...

13
PRISMAS Prof.: Iran

Transcript of PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses...

Page 1: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

PRISMAS

Prof.: Iran

Page 2: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

Conceituação:Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A1A2A3...An contida em α.

Page 3: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

Considere todos os segmentos de reta, paralelos a r, de modo que cada um deles tenha um extremo pertencente à região poligonal e o outro extremo pertencente a β.

Page 4: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.
Page 5: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

ELEMENTOS DO PRISMA

Page 6: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

Classificação:Os prismas são classificados de acordo como número de lados dos polígonos das bases e conforme a inclinação das arestas laterais em relação aos planos das bases.

Conforme a inclinação das arestas laterais, temos:

Oblíquo Reto

Page 7: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

De acordo com a base, temos:

Page 8: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

Prisma Regular: É um prisma reto cujas bases são polígonos regulares.

Page 9: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

Paralelepípedos:Todo prisma cujas bases são paralelogramos denomina-se paralelepípedo.

Page 10: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

Secção transversal de um prisma:Um plano β paralelo ao plano da base, ao interceptar um prisma, determina uma região denominada secção transversal do prisma.

Page 11: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.
Page 12: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

Princípio de Cavalieri:Suponha dois sólidos com bases num mesmo plano α.Se todo plano β, paralelo a α, que intercepta um dos sólidos também intercepta o outro e determina nesses sólidos secções transversais de mesma área, então os sólidos têm o mesmo volume.

Conclusão: Vprisma= Abase x h

Page 13: PRISMAS Prof.: Iran. Conceituação: Sejam α e β dois planos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A 1 A 2 A 3...A.

Planificações: