Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de...

14
Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um fluido a pressão é exercida em todos os sentidos. (Baseado no princípio de Arquimedes)

Transcript of Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de...

Page 1: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

Pressão é definida como :

Massa por aceleração da gravidade

P = m.α

Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm2 de superfície

Sendo o ar um fluido a pressão é exercida em todos os sentidos. (Baseado no princípio de Arquimedes)

Page 2: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

BARÔMETRODE MERCÚRIO METÁLICO

Page 3: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

REDUÇÃO DA PRESSÃO AO NÍVEL MÉDIO DO MAR

HORAS SINÓTICAS

CARTAS SINÓTICAS

ISÓBARAS

ANÁLISE ISOBÁRICA

CONFIGURAÇÕES TÍPICAS•CENTRO DE ALTA PRESSÃO•CENTRO DE BAIXA PRESSÃO•CRISTAS•CAVADOS •COL

Page 4: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.
Page 5: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

CENTROS DE PRESSÃO

ALTA BAIXA

Page 6: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

CRISTA

Page 7: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

CAVADO

Page 8: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

COL

(COLO, GARGANTA, etc)

Page 9: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

CARACTERÍSTICAS DAS CONFIGURAÇÕES TIPICAS

SISTEMAS FECHADOS

ALTAS

Vento calmoCéu claroVentos fracos fora do centroCirculação anticiclônicaForte subsidência

BAIXAS

Ventos fortes fora do centroCéu nubladoCirculação ciclônicaForte convecçãoCiclone tropical (Furacão)

Page 10: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

SISTEMAS ABERTOS

Linhas de alta pressão Ventos fracos que mudam de direção anticiclonicamente Nebulosidade somente no lado barlavento

Linhas de baixa pressão Ventos fracos que mudam de direção ciclonicamente Frentes Linhas de instabilidade

CARACTERÍSTICAS DAS CONFIGURAÇÕES TIPICAS

CRISTAS

CAVADOS

COLVentos fracos e variáveisRegião de transição

Page 11: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.
Page 12: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

Ciclones extratropicaisCiclones tropicais

Page 13: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.
Page 14: Pressão é definida como : Massa por aceleração da gravidade P = m.α Na atmosfera é o peso de uma coluna de ar sobre 1 cm 2 de superfície Sendo o ar um.

Click on a basin for more information

ÁREAS DE OCORRÊNCIA DOS CICLONES TROPICAIS