Os novos caminhos

16
Os novos caminhos As ciências

description

Bom pessoal aqui tá o meu trabalho sobre os avanços do séc.XX na área da ciência

Transcript of Os novos caminhos

Page 1: Os novos caminhos

Os novos caminhos

As ciências

Page 2: Os novos caminhos

Ciências Físicas

Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenómenos nos

seus aspetos mais gerais. Analisa as suas relações e propriedades, além de

descrever e explicar a maior parte das suas consequências.

Procura a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em

volta, desde as partículas elementares até ao universo como um todo.

Page 3: Os novos caminhos

Ciências Humanas

As ciências humanas ou humanidades são conhecimentos criteriosamente organizados em áreas científicas e que tratam dos aspetos do ser

humano como indivíduo e como ser social. Entre eles a sociologia, ciência política,

antropologia, história, linguística, pedagogia, economia, administração, comunicação social, contabilidade, geografia, direito, arqueologia,

psicologia, relações internacionais, entre outras.

Page 4: Os novos caminhos

Albert Einstein foi um físico

teórico alemão, posteriormente radicado nos Estados Unidos, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um

dos dois pilares da física moderna (ao lado

da mecânica quântica).

Albert Einstein

Page 5: Os novos caminhos

Albert Einstein

• Albert Einstein em nasceu em Ulm, Reino de Württemberg, Império Alemão, em 14 de março de 1879, filho de Hermann Einstein, vendedor e engenheiro, e de Pauline Einstein.

• Einstein obteve o título acadêmico de doutor pela Universidade de Zurique.

• No mesmo ano, que tem sido chamado de annus mirabilis (ano miraculoso) de Einstein, ele publicou quatro trabalhos revolucionários sobre o efeito fotoeléctrico, o movimento browniano, a relatividade especial e a equivalência entre massa e energia, que o levariam ao conhecimento do mundo académico.

• Em 17 de abril de 1955, Albert Einstein sofreu uma hemorragia interna causada pela ruptura de um aneurisma da aorta abdominal, que já havia sido reforçado cirurgicamente pelo Dr. Rudolph Nissen, em 1948.

A vida

Page 6: Os novos caminhos

Albert Einstein O contributo

• Ao longo de sua vida, Einstein publicou centenas de livros e artigos. Além do trabalho que ele sozinho, ele também colaborou com outros cientistas em outros projetos, alguns exemplos:

• E=mc² e a bomba atômica: Einstein não participou diretamente na invenção da bomba atómica, mas sua teoria foi fundamental no sentido de facilitar o seu desenvolvimento.

• Vibração atómica quantizada: Em 1907, Einstein propôs um modelo de matéria em que cada átomo de uma estrutura de rede é um oscilador harmónico independente.

• Cosmologia: Em 1917, Einstein aplicou a teoria da relatividade geral para modelar a estrutura do universo como um todo. Ele queria que o universo fosse eterno e imutável, mas este tipo de universo não é consistente com a relatividade.

Entre muitos outros…

Page 7: Os novos caminhos

• Nasceu a 6 de Maio de 1856 em Příbor, República Checa.• Freud inicia os estudos na universidade aos 17 anos e acaba-a em 1881., pois não

se dedicava á escola mas sim á pesquisa científica.• Foi um médico neurologista e criador da Psicanálise.• Em 1877 junta-se a Ernst Wilhelm von Brücke um psiquiatra e psicólogo alemão

que se tornou o seu modelo. • Morreu a 23 de Setembro de 1939 (83 anos) Londres, Inglaterra, Grã-Bretanha.

Sigmund FreudA vida

Page 8: Os novos caminhos

• Com Brücke, Freud entra no departamento da Fisiologia, em que Brücke, estudava a função das células tecidos e órgãos num determinado sistema. Foi aqui que Freud começou a estudar as células do cérebro.

• Mais tarde, Quando Freud acaba de estudar os efeitos da cocaína num hospital, obtém licença para viajar para França e vai trabalhar com Charcot, psiquiatra que estudava a histeria.

O trabalhoSigmund Freud

Page 9: Os novos caminhos

Sigmund Freud

• Para Freud, a consciência humana subdivide-se em três níveis, Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente – o primeiro contém o material perceptível; o segundo o material latente, mas passível de emergir à consciência com certa facilidade; e o terceiro contém o material de difícil acesso, isto é, o conteúdo mais profundo da mente do homem, que está ligado aos instintos primitivos do homem.

As teorias

Page 10: Os novos caminhos

• Posteriormente, Freud avaliou essa distinção simples entre o consciente e o inconsciente e propôs os conceitos de Id, Ego e Superego. O id, de maneira geral, corresponde à noção inicial de inconsciente, ou seja a parte mais primitiva e menos acessível da personalidade. o id procura a satisfação imediata sem tomar conhecimento das circunstâncias da realidade funciona de acordo com o princípio do prazer, preocupado em reduzir a tensão, contém a nossa energia psíquica básica, ou a libido. Para satisfazer as necessidades e manter um nível confortável de tensão, é necessário interagir com o mundo real.

Sigmund Freud As teorias

Page 11: Os novos caminhos

• O ego serve como um facilitador da interação entre o id e as circunstâncias do mundo externo. O ego representa a razão ou a racionalidade. o ego tem consciência da realidade, manipula-a e, dessa forma, regula o id. O ego existe para ajudar o id e luta constantemente para lhe satisfazer os instintos.

• A terceira parte da estrutura da personalidade, o superego, desenvolve-se desde o inicio da vida. O comportamento aceitável para os pais ou para o grupo social e que proporcione a recompensa torna-se parte do ego- ideal.

• O superego representa a moralidade e está em conflito com o id. Ao contrário do ego, que tenta adiar a satisfação do id para momentos e lugares mais adequados, o superego tenta inibir a completa satisfação do id.

Sigmund Freud As teorias

Page 12: Os novos caminhos

• Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da mente humana que teve origem na Medicina. Freud desenvolveu esta área enquanto trabalhava no Hospital Geral de Viena e trabalhou com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose. Freud propôs este método para a compreensão e análise do homem. A psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando assim uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

Sigmund Freud As teorias

Page 13: Os novos caminhos

Marie Curie, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 — Passy, Sallanches, 4 de Julho de 1934) foi uma cientista polonesa que

exerceu a sua actividade profissional na França.

Foi a primeira pessoa a receber duas vezes um Prémio Nobel, de Física, em 1903 pelas

suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e

o Nobel de Química em 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio.

Marie Curie

Page 14: Os novos caminhos

• Marie Curie conseguiu que o seu marido, Pierre Curie, se tornasse chefe do Laboratório de Física da Sorbonne. Doutorou-se em ciências em 1903, e após a morte de Pierre Curie em 1906, num acidente rodoviário, ela ocupou o seu lugar como professora de Física Geral na Faculdade de Ciências. Foi a primeira mulher a ocupar este cargo. Foi também nomeada Diretora do Laboratório Curie do Instituto do Radium, da Universidade de Paris, fundado em 1914.

Marie Curie

Page 15: Os novos caminhos

• Recebeu o Nobel de Química de 1911 e o Nobel da Química no mesmo ano.• Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para

o tratamento de soldados feridos. Em 1921 visitou os Estados Unidos, onde foi recebida triunfalmente.

• Em 1922 tornou-se membro associado livre da Academia de Medicina.• Marie Curie morreu perto de Salanches, França, em 1934, de leucemia, devido à

exposição a radiações durante o seu trabalho. A sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, recebeu o Nobel de Química de 1935, um ano depois da morte da Mãe.

Marie Curie

Page 16: Os novos caminhos

Fim Webgrafia:

Google Google ImagensWikipédia

Trabalho realizado por: Leonardo Vale

Ricardo CarvalhoPedro Lourenço