ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se...

24
ONDAS EXERCÍCIOS

Transcript of ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se...

Page 1: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

ONDASEXERCÍCIOS

Page 2: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor que o tamanho típico dos tumores, isto é, λ deve ser menor que 3,0 x 10-4 m.Considerando que a velocidade de onda sonora nesses tecidos animais é, aproximadamente, 1,4 x 103 m/s, a frequência do ultrassom deve ser maior que:a) 2,1 x 107 Hzb) 4,7 x 106 Hzc) 1,2 x 104 Hzd) 3,4 x 102 Hze) 4,2 x 10-1 Hz

B

Page 3: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFMG) Bernardo produz uma onda em uma corda, cuja forma, em certo instante, está mostrada na Figura I.Na Figura II, está representado o deslocamento vertical de um ponto dessa corda em função do tempo.

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a velocidade de propagação da onda produzida por Bernardo, na corda, é dea) 0,20 m/s. b) 0,50 m/s. c) 1,0 m/s. d) 2,0 m/s.

C

Page 4: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFF) Agitando-se a extremidade de uma corda esticada na horizontal, produz-se uma sequencia de ondas periódicas denominada "trem de ondas", que se propaga com velocidade v constante, como mostra a figura.

Considerando a velocidade v = 10 m/s e a distância entre uma crista e um vale adjacentes, x = 20 cm, o período T de oscilação de um ponto da corda por onde passa o trem de ondas é, em segundos:a) 0,02 b) 0,04 c) 2,0 d) 4,0

B

Page 5: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(PUC RS) A velocidade de uma onda sonora no ar é 340m/s, e seu comprimento de onda é 0,340m. Passando para outro meio, onde a velocidade do som é o dobro (680m/s), os valores da frequência e do comprimento de onda no novo meio serão, respectivamente,a) 400Hz e 0,340mb) 500Hz e 0,340mc) 1000Hz e 0,680md) 1200Hz e 0,680me) 1360Hz e 1,360m

C

Page 6: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UERJ) Uma onda harmônica propaga-se em uma corda longa de densidade constante com velocidade igual a 400 m/s. A figura a seguir mostra, em um dado instante, o perfil da corda ao longo da direção x.

Calcule a frequência dessa onda

800 Hz

Page 7: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFPe) Uma onda transversal propaga-se em um fio de densidade d=10 g/m. O fio está submetido a uma tração F = 16 N. Verifica-se que a menor distância entre duas cristas da onda é igual a 4,0 m. Calcule a frequência desta onda, em Hz.

10 Hz

Page 8: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(PUC PR) Numa certa guitarra, o comprimento das cordas (entre suas extremidades fixas) é de 0,6 m. Ao ser dedilhada, uma das cordas emite um som de frequência fundamental igual a 220 Hz. Marque a proposição verdadeira:

a) Se somente a tensão aplicada na corda for alterada, a frequência fundamental não se altera.b) A distância entre dois nós consecutivos é igual ao comprimento de onda.c) O comprimento de onda do primeiro harmônico é de 0,6 m.d) A velocidade das ondas transversais na corda é de 264 m/s.e) As ondas que se formam na corda não são ondas estacionárias.

D

Page 9: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFU) Uma corda de um violão emite uma frequência fundamental de 440,0 Hz ao vibrar livremente, quando tocada na região da boca, como mostra Figura 1.Pressiona-se então a corda a L/3 de distância da pestana, como mostra Figura 2.

A frequência fundamental emitida pela corda pressionada, quando tocada na região da boca, será de:a) 660,0 Hz. b) 146,6 Hz. c) 880,0 Hz. d) 293,3 Hz.

A

Page 10: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(PUC SP) Observe na tabela a velocidade do som ao se propagar por diferentes meios.

Suponha uma onda sonora propagando-se no ar com frequência de 300 Hz que, na sequencia, penetre em um desses meios. Com base nisso, analise as seguintes afirmações:I - Ao passar do ar para a água, o período da onda sonora diminuirá.II - Ao passar do ar para a água, a frequência da onda aumentará na mesma proporção do aumento de sua velocidade.III - O comprimento da onda sonora propagando-se no ar será menor do que quando ela se propagar por qualquer um dos outros meios apresentados na tabela.Somente está correto o que se lê ema) I b) II c) III d) I e II e) II e III

C

Page 11: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFRN) Pedro está trabalhando na base de um barranco e pede uma ferramenta a Paulo, que está na parte de cima (ver figura). Além do barranco, não existe, nas proximidades, nenhum outro obstáculo.

Do local onde está, Paulo não vê Pedro, mas escuta-o muito bem porque, ao passarem pela quina do barranco, as ondas sonoras sofrema) convecção.b) reflexão.c) polarização.d) difração. D

Page 12: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

Questão 48As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera. Com ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio daa) reflexãob) refração.c) difração. d) polarização.e) interferência. A

ENEM 2010

Page 13: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFMG) Na figura, está representada uma onda que, ao se propagar, se aproxima de uma barreira. A posição das cristas dessa onda, em um certo momento, está representada pelas linhas verticais. A seta indica a direção de propagação da onda. Na barreira, existe uma abertura retangular de largura ligeiramente maior que o comprimento de onda da onda.Considerando essas informações, assinale a alternativa em que MELHOR estão representadas as cristas dessa onda após ela ter passado pela barreira.

D

Page 14: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UECE) Quando diferentes tipos de instrumentos musicais, como flauta, saxofone e piano, produzem a mesma nota musical, os sons resultantes diferem uns dos outros devido a) às diferentes composições de harmônicos gerados por cada instrumento.b) às diferentes intensidades das ondas sonoras.c) às diferentes frequências sonoras produzidas.d) aos diferentes comprimentos de ondas fundamentais.

A

Page 15: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

D

ENEM 2009PROVA ANULADA

Page 16: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

C

(PUC MG) Analise as afirmações a seguir.

I. Dois instrumentos musicais diferentes são acionados e emitem uma mesma nota musical.II. Dois instrumentos iguais estão emitindo uma mesma nota musical, porém, com volumes (intensidades) diferentes.III. Um mesmo instrumento é utilizado para emitir duas notas musicais diferentes.

Assinale a principal característica que difere cada um dos dois sons emitidos nas situações I, II e III respectivamente.a) Amplitude, comprimento de onda e frequência.b) Frequência, comprimento de onda e amplitude.c) Timbre, amplitude e frequência.d) Amplitude, timbre e frequência.

Page 17: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFRS) Percute-se a extremidade de um trilho retilíneo de 102 m de comprimento. Na extremidade oposta do trilho, uma pessoa escuta dois sons: um deles produzido pela onda que se propagou no trilho e o outro produzido pela onda que se propagou pelo ar. O intervalo de tempo que separa a chegada dos dois sons é de 0,28 s. Considerando a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, qual é o valor aproximado da velocidade com que o som se propaga no trilho?a) 5100 m/sb) 1760 m/sc) 364 m/sd) 176 m/se) 51 m/s A

Page 18: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(UFRN) O radar é um dos equipamentos usados para controlar a velocidade dos veículos nas estradas. Ele é fixado no chão e emite um feixe de microondas que incide sobre o veículo e, em parte, é refletido para o aparelho. O radar mede a diferença entre a frequência do feixe emitido e a do feixe refletido. A partir dessa diferença de frequências, é possível medir a velocidade do automóvel.O que fundamenta o uso do radar para essa finalidade é o(a)a) lei da refração.b) efeito fotoelétrico.c) lei da reflexão.d) efeito Doppler.

D

Page 19: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(PUC PR) Um automóvel com velocidade constante de 72km/h se aproxima de um pedestre parado. A frequência do som emitido pela buzina é de 720Hz.Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340m/s, a frequência do som que o pedestre irá ouvir será de:a) 500 Hzb) 680 Hzc) 720 Hzd) 765 Hze) 789 Hz

D

Page 20: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnéticos. Uma das mais empregadas invenções nessa área são os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmissão de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles é operado entre as frequências de 800MHz e 900MHz e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. Já a tecnologia GSM, ocupa a frequência de 1.800MHz. Considerando que a intensidade de transmissão e o nível de recepção “celular” sejam os mesmos para as tecnologias de transmissão TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em consideração apenas o número de antenas em uma região, ele deverá escolher:A) a tecnologia GSM, pois é a que opera com ondas de maior comprimento de onda.B) a tecnologia TDMA/CDMA, pois é a que apresenta Efeito Doppler mais pronunciado.C) a tecnologia GSM, pois é a que utiliza ondas que se propagam com maior velocidade.D) qualquer uma das duas, pois as diferenças nas frequências são compensadas pelas diferenças nos comprimentos de onda.E) qualquer uma das duas, pois nesse caso as intensidades decaem igualmente da mesma forma, independentemente da frequência.

ENEM 2009 E

Page 21: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

ENEM 2011 O processo de interpretação de imagens capturadas por sensores instalados a bordo de satélites que imageiam determinadas faixas ou bandas do espectro de radiação eletromagnética (REM) baseia-se na interação dessa radiação com objetos presentes sobre a superfície terrestre. Uma das formas de avaliar essa interação é por meio da quantidade de energia refletida pelos objetos. A relação entre a refletância de um dado objeto e o comprimento de onda da REM é conhecida como curva de comportamento espectral ou assinatura espectral do objeto, como mostrado na figura, para objetos comuns na superfície terrestre

continua .....

Page 22: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

De acordo com as curvas de assinatura espectral apresentada na figura, para que se obtenha a melhor discriminação dos alvos mostrados, convém selecionar a banda correspondente a que comprimento de onda em micrômetros (μm)?A) 0,4 a 0,5.B) 0,5 a 0,6.C) 0,6 a 0,7.D) 0,7 a 0,8.E) 0,8 a 0,9.

RESOLUÇÃO: EA melhor discriminação ocorre quando os valores de refletância forem os mais diferentes possíveis, ou seja, onde as curvas forem mais separadas. Isso ocorre entre 0,8 e 0,9 μm.

continuação

Page 23: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

Um dos modelos usados na caracterização dos sons ouvidos pelo ser humano baseia-se nahipótese de que ele funciona como um tubo ressonante. Neste caso, os sons externos produzem uma variação de pressão do ar no interior do canal auditivo, fazendo a membrana (tímpano) vibrar. Esse modelo pressupõe que o sistema funciona de forma equivalente à propagação de ondas sonoras em tubos com uma das extremidades fechadas pelo tímpano. As frequências que apresentam ressonância com o canal auditivo têm sua intensidade reforçada, enquanto outras podem ter sua intensidade atenuada.Considere que, no caso de ressonância, ocorra um nó sobre o tímpano e ocorra um ventre daonda na saída do canal auditivo, de comprimento L igual a 3,4 cm. Assumindo que a velocidade do som no ar (v) é igual a 340 m/s, a frequência do primeiro harmônico (frequência fundamental, n= 1) que se formaria no canal, ou seja, a frequência mais baixa que seria reforçada por uma ressonância no canal auditivo, usando este modelo é

SIMULADO DO ENEM

Page 24: ONDAS EXERCÍCIOS. (UFF) Para observar alguns tipos de tumores em tecidos animais utilizando-se ultrassom, o comprimento de onda sonora λ deve ser menor.

(A) 0,025 kHz, valor que considera a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/4L eequipara o ouvido a um tubo com ambas as extremidades abertas.(B) 2,5 kHz, valor que considera a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/4L eequipara o ouvido a um tubo com uma extremidade fechada.(C) 10 kHz, valor que considera a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/L eequipara o ouvido a um tubo com ambas as extremidades fechadas.(D) 2.500 kHz, valor que expressa a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/L,aplicável ao ouvido humano.(E) 10.000 kHz, valor que expressa a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/L,aplicável ao ouvido e a tubo aberto e fechado.

B