Medida do Calor de Reação - acervodigital.unesp.br · Medida do Calor de Reação O calor...

of 1 /1
1 Unesp/Redefor • Módulo II • Disciplina 04 TEMAS Box 5 Medida do Calor de Reação O calor liberado ou absorvido por um sistema que sofre uma reação química é determi- nado em aparelhos chamados calorímetros. A determinação do calor liberado ou absor- vido numa reação química á efetuada através da expressão: Q = m · c · Δ t onde: Q é a quantidade de calor liberada ou absorvida pela reação. Esta grandeza pode ser expressa em calorias (cal) ou em Joules ( J). O Sistema Internacional de Medidas (SI) reco- menda a utilização do Joule, no entanto, a caloria ainda é muito utilizada. Uma caloria (1 cal) é a quantidade de calor necessária para fazer com que 1,0 g de água a 15ºC tenha sua temperatura aumentada de 1,0ºC. Cada caloria corresponde a 4,18 J; m é a massa, em gramas, de água presente no calorímetro; c é o calor especifico do líquido presente no calorímetro. Para a água seu valor é 1 cal/g ·ºC ou 4,18J/g· ºC. Δ t é a variação de temperatura sofrida pela massa de água devido a ocorrência da reação. Se você tiver interesse em realizar uma atividade experimental sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo de ASSUMPÇÃO; et al. (2010) publicado na revista Eclética Química.

Embed Size (px)

Transcript of Medida do Calor de Reação - acervodigital.unesp.br · Medida do Calor de Reação O calor...

1

Unesp/R

edefor Mdulo II D

isciplina 04TEMAS

Box 5

Medida do Calor de ReaoO calor liberado ou absorvido por um sistema que sofre uma reao qumica determi-

nado em aparelhos chamados calormetros. A determinao do calor liberado ou absor-vido numa reao qumica efetuada atravs da expresso:

Q = m c t

onde:

Q a quantidade de calor liberada ou absorvida pela reao. Esta grandeza pode ser expressa em calorias (cal) ou em Joules ( J). O Sistema Internacional de Medidas (SI) reco-menda a utilizao do Joule, no entanto, a caloria ainda muito utilizada. Uma caloria (1 cal) a quantidade de calor necessria para fazer com que 1,0 g de gua a 15C tenha sua temperatura aumentada de 1,0C. Cada caloria corresponde a 4,18 J;

m a massa, em gramas, de gua presente no calormetro;

c o calor especifico do lquido presente no calormetro. Para a gua seu valor 1 cal/g C ou 4,18J/g C.

t a variao de temperatura sofrida pela massa de gua devido a ocorrncia da reao.

Se voc tiver interesse em realizar uma atividade experimental sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo de ASSUMPO; et al. (2010) publicado na revista Ecltica Qumica.