Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O...

20
LIMITADORES DE COMPRESSÃO ØA ØC ØB L π x ( Ø 2 2 - Ø 1 2 ) A P = 4

Transcript of Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O...

Page 1: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

1

LIMITADORES DE COMPRESSÃO

ØAØC

ØB

L

π x ( Ø22 - Ø1

2 )AP=

4

Page 2: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

2

É de grande importância que o Limitador de Compressão adequado seja projetado para cada aplicação com base nos requisitos específicos de cada montagem, e que os componentes plásticos sejam projetados adequadamente para garantir que a integridade da junta parafusada seja mantida por toda a vida útil do produto.

Cada aplicação possui considerações únicas como:

• O tipo específico do plástico no qual o Limitador de Compressão será utilizado• Requisitos de resistência ao aperto• Requisitos de resistência à corrosão• Requisitos de temperatura • Método de instalação

Este catálogo contém informações úteis referentes às orientações e especificações de projeto para montagens que utilizam os Limitadores de Compressão. Além disso, os Engenheiros de Aplicação da SPIROL atuarão como parceiros de sua equipe de projetos para determinar o Limitador de Compressão mais adequado para a sua aplicação específica.

Suporte da Engenharia de Aplicação

Entre em contato com a SPIROL para auxílio em projetos:

www.spirol.com.br/s/cmpl_projetar/

A Função de um Limitador de Compressão

A função principal de um Limitador de Compressão é oferecer e manter a integridade das junções de peças plásticas. Eles foram desenvolvidos para proteger componentes plásticos das cargas de compressão geradas pelo aperto dos parafusos, garantindo, desta forma, a integridade continuada das conexões parafusadas.

Na prática, a altura do Limitador de Compressão deve ser ligeiramente menor que a espessura da peça plástica. Conforme o parafuso é apertado, o plástico comprime e a carga no plástico aumenta até que a cabeça do parafuso, ou da arruela, se utilizada, entre em contato com o Limitador de Compressão. Em seguida, o Limitador de Compressão e o plástico serão comprimidos na mesma taxa, embora bastante reduzida. O Limitador de Compressão irá absorver cargas de compressão adicionais sem compressão significativa ou aumento de tensão no material plástico.

Uma junta parafusada devidamente projetada deve atender aos seguintes critérios:

• A cabeça do parafuso, ou da arruela, se utilizada, deve sempre estar em contato com a superfície do plástico e a extremidade do Limitador de Compressão quando em carga. Isto irá evitar que a junta seja deteriorada, o que seria resultado da diminuição da carga de compressão devido à uma eventual deformação do plástico.

• A carga de prova nominal do Limitador de Compressão deve ser igual ou maior do que a carga de prova do parafuso, para garantir que o Limitador não ceda antes do parafuso mediante cargas de compressão excessivas.

• O componente de acoplamento no qual o Limitador de Compressão será assentado deve ser forte o bastante para suportar as cargas de compressão localizadas que são geradas pelas forças de aperto do parafuso.

• A folga entre o diâmetro máximo do parafuso e o diâmetro mínimo interno instalado do Limitador de Compressão deve ser suficiente para compensar eventuais desalinhamentos.

Os LIMITADORES DE COMPRESSÃO Padrão da SPIROL® atendem a esses critérios.

Page 3: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

1

Limitadores de Compressão da SPIROL

A SPIROL oferece uma variedade de Limitadores de Compressão usinados e conformados, incluindo modelos abertura para instalação pós injeção, sobreinjetados, ovais e modelos usinados sem junção. Todos os Limitadores de Compressão conformados possuem revestimento em zinco e um revestimento adicional de passivação trivalente, além de um selante orgânico para resistência contra corrosão. Esse acabamento proporciona 144 horas de proteção contra corrosão branca e 384 horas contra corrosão vermelha, quando testado em câmara de névoa salina em conformidade com a norma ASTM B117. Os Limitadores Usinados são fabricados em alumínio ou latão, materiais que possuem características inerentes de resistência contra corrosão e, por esse motivo, não requerem acabamentos adicionais. Cada série de Limitador de Compressão é projetada para atender a cargas de teste específicas e acomodar uma série de métodos de instalação. O comprimento (ou altura) do limitador deve ser definido de tal forma que uma das extremidades do limitador entre em contato com a superfície inferior da cabeça do parafuso e que a extremidade oposta entre em contato com a outra peça de acoplamento, isso após o aperto do parafuso. O comprimento apropriado e a tolerância do comprimento dependem da aplicação. Embora a tolerância padrão seja suficiente para atender à maioria das necessidades, recomenda-se conduzir uma análise mais profunda. Os Engenheiros de Aplicação da SPIROL estão disponíveis para auxiliar nesse processo. Se for determinada a necessidade de um Limitador de Compressão especial, uma recomendação documentada será apresentada.

Abaixo estão detalhadas as características exclusivas de cada série padrão:

• Série CL200 - com Abertura: O Limitador de Compressão Série CL200 é produzido em aço de alto carbono e destina-se à instalação pós-moldagem. A característica elástica dos limitadores dessa série fornece autorretenção à montagem. O diâmetro flexível acomoda diversas tolerâncias e a abertura foi projetada para ser menor que a espessura da parede do limitador, evitando eventuais problemas de intertravamento entre eles. A Série CL200 é classificada para o uso com parafusos Classe 8.8/Grau 5 (ISO). Se for necessário à aplicação, a Série CL200 pode ser tratada termicamente (mediante solicitação) para uso com parafusos Classe 12.9/Grau 8 (ISO). Quando as aplicações puderem ser projetadas para acomodar um limitador padrão da Série CL200, esta série oferecerá o menor custo total instalado.

• Série CL350 - com Abertura: Semelhante aos Limitadores de Compressão da Série CL200, a Série CL350 foi projetada com uma parede mais espessa para oferecer maior superfície de apoio quanto utilizada em conjunto com materiais de acoplamento macios. Uma folga maior do parafuso também auxilia no alinhamento posicional quando diversos Limitadores de Compressão forem utilizados em um mesmo conjunto. A Série CL350 é classificada para uso com parafusos Classe 10.9 (ISO).

• Série CL400 - Oval com Abertura: Produzida em aço de alto carbono, a Série Oval CL400 acomoda folgas extras de até 2,25mm em uma direção, proporcionando flexibilidade adicional para linha de centro e acúmulo de tolerâncias. Semelhante às Séries CL200 e CL350, esses limitadores possuem característica elástica que proporciona retenção no furo. O método de fabricação por conformação oferece economia significativa em relação aos produtos usinados com recursos e características semelhantes. A Série CL400 é classificada para uso com parafusos Classe 8.8 (ISO).

• Série CL460 - Oval Sobreinjetado: A Série CL460 é semelhante à Série Oval CL400, mas é produzida com a linha de junção totalmente fechada para evitar que o plástico flua no diâmetro interno durante o processo de injeção. Essa série também acomoda folgas extras de até 2,25mm em uma direção. A Série CL460 é classificada para uso com parafusos Classe 8.8 (ISO).

Page 4: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

2

• Série CL500 - Sobreinjetado: A Série CL500 é produzida em aço de baixo carbono com a linha de junção totalmente fechada para evitar que o plástico flua no diâmetro interno durante o processo de injeção. Isso também oferece resistência à rotação do limitador e os rebaixos radiais proporcionam retenção axial. As ranhuras radiais proporcionam retenção axial. A Série CL500 é classificada para uso com parafusos Classe 8.8/Grau 5 (ISO).

• Série CL600 - Alumínio: A Série CL600 é fabricada com alumínio 2024, uma

vez que esse grau fornece a melhor combinação de força, resistência à corrosão, desempenho e custo. As vantagens adicionais do alumínio são o menor peso (1/3 do peso do latão), o fato de ser 40% mais resistente que o latão e ser livre de chumbo. Esses Limitadores podem ser sobreinjetados ou pressionados no furo. A tolerância do diâmetro interno de precisão usinada permite o assentamento adequado no pino guia do molde durante o processo de injeção. Quando opta-se pela instalação pós injeção, os limitadores da série CL600 são projetados de tal forma que o diâmetro da região não recartilhada seja menor que o do furo onde serão instalados, dessa forma, o limitador se acomoda no furo antes de ser pressionado contra ele, facilitando a instalação. Uma vez instalado, o recartilhado fornece excelente retenção dentro do furo. A Série CL600 é classificada para uso com parafusos Classe 10.9/Grau 8 (ISO).

• Série 601 - Alumínio com Flange: Os Limitadores de Compressão da Série CL601 são exatamente os mesmos da Série CL600 mas com adição da cabeça/flange. A flange proporciona maior superfície de contato com o componente de acoplamento quando uma arruela ou um parafuso com flange não são utilizados.

• Série CL800 - Latão: A Série CL800 é produzida com latão 360. Semelhante às Séries CL600 e CL800, ela pode ser sobreinjetada ou pressionada no furo. As aplicações para os Limitadores de Compressão de latão e alumínio da SPIROL são muito semelhantes, contudo, para acomodar o parafuso de mesma classe ou mesmo grau, os Limitadores de latão possuem maior espessura de parede devido à resistência inferior do material. Apesar do aumento de tamanho e peso com relação aos limitadores da série CL600, a parede mais espessa fornece maior superfície de contato com o componente de acoplamento. A razão mais comum para um projetista escolher a Série CL800 é o uso em aplicações que requerem uma mudança do alumínio no gráfico de série galvânica para tornar o Limitador mais nobre. A Série CL800 é classificada para uso com parafusos Classe 10.9/Grau 8 (ISO).

• Série CL801 - Latão com Flange: Os Limitadores de Compressão da Série CL801 são exatamente os mesmos da Série CL800 mas com adição da cabeça/flange. Semelhantes à Série CL601, a cabeça proporciona maior superfície de contato com o componente de acoplamento quando uma arruela ou um parafuso com flange não forem utilizados.

MATERIAIS PADRÃOGrauTipo

A - Alumínio

B - Aço de Alto CarbonoE - Latão

F - Aço de Baixo Carbono

ASTM B211 2024 ISO AlCu4Mg1UNS G10700/G10740CS67S (1.1231) / CS75S (1.1248)UNS C36000EN 12164 CW603N CuZn36Pb3UNS G10060/G10100EN10139 DC04 (1.0338) / DC01 (1.0330)

Limitadores de Compressão da SPIROL

Page 5: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

3

Carga RecomendadaA integridade de uma junta parafusada requer que todos os componentes afetados pela carga sejam capazes de promover sustentação por períodos indefinidos, mediante todas as condições ambientais e da carga de aperto inicialmente aplicada. Para isso, todos os componentes devem ser projetados para uma força específica e o elemento de fixação utilizado deve ser apertado a um nível apropriado para que não se exceda o limite elástico de nenhum dos componentes. A razão para a qual os Limitadores de Compressão de metal são necessários é que o plástico sempre exibe relaxamento de tensão quando sob carga, mesmo que moderada. Ao determinar as características das juntas parafusadas, as considerações abaixo devem ser avaliadas:

• Qual o tipo de carga realmente exigida? Por exemplo, uma determinada peça de plástico precisa mesmo de um parafuso de fixação de Classe 12.9 para ser mantida no lugar?

• Quais são as resistências dos componentes na junta?

• Onde será assentado o Limitador de Compressão? Se o componente de acoplamento for alumínio ou plástico, então essa poderá ser a característica limitadora.

• O parafuso está sendo parafusado dentro de um Inserto? Caso esteja, a resistência da rosca e a área de contato do inserto são suficientes para suportar totalmente o Limitador de Compressão?

• Qual o torque que deve ser utilizado para apertar o parafuso? A SPIROL recomenda que a carga do parafuso seja de 25% a 75% da carga de prova. Menos de 25% significa risco de não gerar atrito suficiente entre as roscas. Mais de 75% significa que há uma chance de a carga de prova do parafuso se exceder devido às variações da montagem.

• Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das condições. A fórmula teórica fornecida na página 17 serve apenas para referência. O torque real aplicado deve ser determinado pelo usuário final e depende de uma série de fatores, como os materiais e os revestimentos de todos os componentes na junta, bem como do método de aplicação do torque.

Torque de Aperto RecomendadoA integridade da junta parafusada exige que nenhum dos componentes, incluindo o parafuso, seja forçado além do limite elástico. A SPIROL recomenda que a carga de fixação não exceda 75% da carga prova do parafuso. Os valores de torque recomendados para produzir tal carga de fixação são apresentados nas páginas 16 e 17.

Determinação do Comprimento do LimitadorAs especificações de comprimento adequadas tanto do Limitador de Compressão quanto do componente plástico são essenciais para o desempenho adequado da junta parafusada. O comprimento máximo recomendado do Limitador de Compressão é a espessura mínima do componente plástico. Isso garante que, quando a carga ideal for aplicada ao parafuso, duas condições críticas serão atendidas:

• O parafuso estará em contato com o Limitador de Compressão, eliminando eventuais problemas envolvidos com a fluência natural do plástico.

• O plástico terá sempre uma leve compressão aplicada.

A quantidade de compressão no plástico será, no máximo, as tolerâncias combinadas da espessura e do comprimento dos dois componentes e a quantidade da deflexão compressiva no Limitador de Compressão. Na realidade, com bons índices de controle de processo e produção, a compressão real será muito menor.

Classificação de CargaA SPIROL classifica a carga dos Limitadores de Compressão igualando a carga necessária para comprimir o l imitador 2,5% do seu comprimento nominal com a carga padrão de aperto do parafuso. Ver Tabela 1.

Os Limitadores de Compressão são classificados pela carga exigida para comprimir o Limitador até um comprimento seguro e definido que atenda aos requisitos seguintes:

• Manter a integridade do Limitador, evitando rupturas ou abaulamento excessivo.

• Manter a integridade do plástico mantendo quaisquer forças localizadas dentro dos limites seguros aceitáveis.

• Manter a carga do elemento de fixação evitando relaxamento da tensão, garantindo assim a integridade continuada da junta parafusada.

Para todos os materiais termoplásticos determinou-se que uma compressão máxima de 3% a 5% é segura e representa um limite conservativo. A maioria dos plásticos suporta compressões de 5% a 7%; muitos outros tipos suportam uma porcentagem ainda maior. Os plásticos possuem a característica de exibir muito rapidamente o relaxamento da tensão em áreas de alta compressão, eliminando a chance de ocorrerem rachaduras e permitindo que o Limitador de Compressão absorva a carga do elemento de fixação.

Considerações de Projeto

Tabela 1

ClasseClas. do Parafuso

GrauSérie do Limitador

de Compressão8,8

10,98,88,88,8

10,910,9

5———588

CL200CL350CL400CL460CL500

CL600 / CL601CL800 / CL801

Page 6: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

4

Projeto do FuroEmbora os Limitadores de Compressão com abertura possuam uma borda levemente chanfrada, ela é mantida mínima para manter a área máxima de superfície de contato. Deste modo, recomenda-se que a borda do furo do componente plástico seja arredondada, a fim de facilitar a instalação. Essa característica não é necessária para os Limitadores de Compressão usinados, uma vez que o diâmetro da superfície não recartilhada é menor que o do furo. Quando um ângulo de inclinação for necessário no furo, a conicidade não deve extrapolar a faixa de diâmetro recomendada para o furo por todo o comprimento do limitador.

Material do Componente de AcoplamentoA carga de fixação do parafuso é transferida ao componente de acoplamento por meio do Limitador de Compressão. Deve-se avaliar se o material do componente de acoplamento é forte o bastante para suportar a força de fixação do parafuso. A tensão transmitida para o componente de acoplamento pode ser calculada dividindo-se a carga de fixação aplicada ao Limitador de Compressão pela área transversal do Limitador de Compressão. Se essa tensão exceder o limite de elasticidade do material do componente de acoplamento, podem ocorrer deformações permanentes localizadas, resultando em perda da carga de fixação.

Seleção do Limitador de Compressão Cada série padrão dos Limitadores de Compressão afetará o custo total da montagem de maneiras diferentes. A Engenharia da SPIROL irá auxiliar a determinar qual o tipo de Limitador de Compressão mais adequado para atender às exigências de desempenho e instalação, resultando no menor custo possível para a montagem.

Custo-Benefício do Elemento de FixaçãoOs projetistas devem ter cautela para não escolher uma classe de parafuso forte demais para a aplicação e garantir que o torque de aperto adequado seja aplicado durante o processo de montagem. Um parafuso de classe mais elevada requer um Limitador de Compressão mais forte e um material de acoplamento possivelmente mais resistente. Cada um desses fatores aumenta o custo total da montagem. Quando for necessário aumentar a superfície de contato na junção, os projetistas devem considerar a seleção tanto de um parafuso com flange ou incluir uma arruela, em vez de investirem em um Limitador de Compressão com flange. Nessa situação, existe uma relação entre o custo e a facilidade da montagem. Os parafusos com flange e as arruelas custam muito menos que os gastos adicionais de um Limitador de Compressão com flange. Além disso, os Limitadores de Compressão sem flange são mais fáceis de serem usados.

Considerações de Projeto

Page 7: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

5

Orientações de Projeto

Compressão Permitida do PlásticoPara os plásticos moldados mais comuns, é difícil determinar uma quantidade máxima específica na qual eles podem ser comprimidos em um curto período de tempo. Existem diversas variáveis envolvidas para se fazer um cálculo específico. Tais características, como o plástico específico, a mistura, o projeto do molde, a espessura da parede e as concentrações de força impactam na durabilidade do plástico. Como um guia geral, a compressão de 3% a 5% dos materiais termoplásticos é aceitável. Durante um curto período de tempo, o plástico geralmente exibe o relaxamento da tensão, aliviando, desta forma, a carga de compressão sobre o plástico e permitindo que o Limitador de Compressão mantenha a integridade da junção. Segue fórmula (1) abaixo:

(1) dP = Tmax - Lmin + dC

Onde dP deve ser tipicamente menor do que 5% de Tmax Onde: dP = Deflexão necessária do componente plástico, em

unidades de comprimento.Tmax = Espessura máxima do componente plástico, em unidades de comprimento.Lmin = Comprimento mínimo do Limitador de Compressão, em unidades de comprimento.dC = Deflexão do Limitador de Compressão sob carga, em

unidades de comprimento.

Deflexão do Limitador de CompressãoA deflexão do Limitador de Compressão sob carga do parafuso pode ser calculada através da fórmula (2) abaixo:

(2) dC =

Onde: dC = Deflexão do Limitador de Compressão sob carga,

em unidades de comprimento.FB = Força de compressão gerada pelo parafuso ou

elemento de fixação, em unidades de força.LC = Comprimento nominal do Limitador de

Compressão, em unidades de comprimento.AC = Área da seção transversal do Limitador de

Compressão, em unidades de área.EC = Módulo de Elasticidade (Constante Elástica) do

material do Limitador de Compressão, em unidades de força por área. Ver Tabela 2.

FB x LC

AC x EC

psi30.000.00010.000.00014.100.000

MaterialAço CarbonoAlumínioLatão

MPa206,000 69,000 97,000

Tabela 2 - Módulo de Elasticidade para Materiais Comuns

Força para Assentar o Parafuso no Limitador de CompressãoÉ importante garantir que o parafuso sempre seja assentado de maneira segura no Limitador de Compressão. Embora o plástico possua uma característica de compressão muito maior do que a do Limitador de Compressão, antes do aperto do parafuso o plástico será nominalmente mais espesso do que o comprimento do Limitador de Compressão. Com o uso de parafusos com flange ou arruelas largas, uma área significante da superfície do plástico pode ser colocada sob compressão, gerando cargas relativamente altas. Portanto, é necessário calcular a capacidade do parafuso de comprimir o plástico e se assentar no Limitador de Compressão no pior caso. A fórmula (3) mostra como calcular a força necessária para assentar o parafuso.

(3) FB =

Onde AP =

Onde: FB = Força de compressão gerada pelo parafuso ou

elemento de fixação, em unidades de força.Tmax = Espessura máxima do componente plástico, em

unidades de comprimento.Lmin = Comprimento mínimo do Limitador de Compressão,

em unidades de comprimento.EP = Módulo de Elasticidade (Constante Elástica) do

componente plástico, em unidades de força por área.AP = Área do plástico sendo colocada em compressão pelo

parafuso, em unidades de área.Ø1 = Diâmetro mínimo do furo do componente plástico, em

unidades de comprimento.Ø2 = Diâmetro máximo da parte do parafuso ou da arruela

que entrará em contato com o plástico, em unidades de comprimento.

A força FB resultante deve estar dentro da faixa de 75%, ou menos, da carga de teste do parafuso selecionado, garantindo assim que a compressão suficiente seja aplicada ao Limitador de Compressão após o relaxamento da tensão do plástico.

π x ( Ø22 - Ø1

2 )4

( Tmax - Lmin ) x EP x AP

Tmax

Observação: A tensão de compressão é um valor estimado. Fatores como rigidez do plástico, material, relação diâmetro/comprimento do Limitador de Compressão, espessura da parede, tipo de material e nível de dureza afetam a tensão real no Limitador sob cargas de compressão reais na aplicação. Para obter ajuda na escolha do Limitador de Compressão mais apropriado para a sua montagem, entre em contato com a SPIROL para receber suporte adicional de nossos Engenheiros de Aplicação.

Page 8: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

6

As diretrizes de projeto a seguir devem ser consideradas quando um Limitador de Compressão for utilizado para garantir sua eficácia no conjunto:

• O comprimento do Limitador de Compressão deve ser igual ou ligeiramente menor que a espessura do plástico, de forma que haja uma leve compressão do plástico após a aplicação de torque no parafuso. Se o plástico não estiver comprimido, o componente poderá se mover no Limitador.

• A superfície inferior da cabeça do parafuso ou da arruela deve se estender além dos limites do Limitador de Compressão para entrar em contato com o componente plástico, evitando assim eventuais problemas com a fluência natural do plástico e garantindo a integridade da junta parafusada durante toda a vida útil do conjunto. Os métodos que podem ser utilizados para esse fim incluem o uso de um parafuso com flange ou de um Limitador de Compressão com cabeça. Pode ser preferível utilizar uma arruela em aplicações de menores volumes e/ou de baixa manutenção. Em aplicações de maiores volumes, automáticas ou de alta manutenção, um Limitador de Compressão sem cabeça e um parafuso com flange oferecem maior facilidade e o melhor custo-benefício.

• A quantidade de material comprimido embaixo da cabeça do parafuso varia de acordo com as propriedades plásticas e a carga da aplicação. A área de compressão deve ser ampla o suficiente para suportar as forças presentes na aplicação e pequena o bastante para permitir a compressão suficiente do plástico de modo que o Limitador de Compressão entre em contato tanto com o parafuso quanto com o componente de acoplamento.

• Para qualquer tamanho de parafuso e classe/grau, a carga de aperto recomendada está entre 25%-75% da carga de prova. (Consulte as páginas 16 e 17)

• É fundamental que o componente acoplado ao Limitador de Compressão seja capaz de suportar a força de compressão gerada pelo parafuso.

• Ao utilizar um Inserto no componente de acoplamento, é essencial que o Limitador de Compressão esteja em contato com a superfície do Inserto para evitar que ele seja removido indesejadamente do componente de acoplamento. O Inserto também deve ser capaz de suportar a carga gerada pelo parafuso.

A compatibilidade galvânica dos materiais presentes no conjunto deve ser considerada mediante a presença de um eletrólito. Teoricamente, a corrosão galvânica pode ser prevenida utilizando-se metais semelhantes na escala anódica e separando-se os metais diferentes através do uso de isoladores elétricos. Na verdade, a proteção é difícil de ser alcançada, uma vez que é difícil utilizar sempre metais semelhantes ou proporcionar proteção completa dos elementos. É importante considerar outras medidas para minimizar o efeito da corrosão galvânica. Os fatores a seguir devem ser considerados:

• Proteger peças metálicas da exposição ao ambiente. Sem um eletrólito, a corrosão galvânica não ocorrerá.

• Evitar combinações de metais diferentes que estão longe na tabela anódica. Para ambientes hostis, como é o caso do uso externo, os materiais devem estar dentro de uma faixa de variação de 0,15V, e em depósitos e outros ambientes internos não controlados, os materiais devem estar dentro de 0,25V. Em ambientes com controle de temperatura e umidade, a faixa pode ser de até 0,50V.

• Evite pequenos ânodos e grandes cátodos, uma vez que eles aumentam a taxa de corrosão do ânodo.

Ânodo(Sacrifício)

Cátodo(Protegido) 0,00V - Ouro

0,45V - Latão 3600,50V (Ativo) - Aço inoxidável 302

0,60V (Ativo) - Aço inoxidável 420

0,75V - Alumínio 2024

0,85V - Aço Carbono0,90V - Alumínio Série 6000

1,25V - Chapa de Zinco Fundido

1,75V - Magnésio

O parafuso é apertado a 75% de sua carga de prova. Compressão do plástico ~ 3% - 5%.

O Limitador é comprimido entre a cabeça do parafuso e o componente de acoplamento.

A cabeça do parafuso exerce uma força de compressão no plástico e entra em contato com a extremidade do limitador.

O tamanho correto do furo garante a retenção do

Limitador.

A espessura do plástico é maior ou igual ao comprimento máximo do Limitador e é capaz de absorver a carga de aperto.

O componente de acoplamento deve ser capaz de suportar a força de compressão

gerada pelo parafuso.

O Limitador instalado deve estar alinhado ao inserto (quando usado) para evitar remoção indesejada do inserto.

Junta Parafusada Ideal

Orientações de Projeto

Page 9: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

7

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

SÉRIE CL200

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 10 X 12 BT CL200

LIMITADORES DE COMPRESSÃO COM ABERTURA

Limitadores de Compressão com Abertura da SPIROL podem ser instalados com os equipamentos de instalação da SPIROL ou simplesmente pressionados no furo.

T NOMEXTREMIDADESCONFORMADAS

ØOD

L+0-LTol

MATERIAL REVESTIMENTOB Aço de Alto Carbono T Zinco Trivalente

INFORMAÇÕES DIMENSIONAIS

• As dimensões informadas são aplicáveis antes da aplicação do revestimento.• A Série CL200 foi projetada para utilização com parafusos ISO Classe 8.8 / Grau 5.• Versões com tratamento térmico estão disponíveis mediante solicitação e podem ser

utilizadas com parafusos ISO Classe 12.9 / Grau 8.• Comprimentos e diâmetros especiais disponíveis mediante solicitação.

8101215202530

Com

pr. (

L)

Padr

ão

54 6 8 10Tamanho Nominal

do Parafuso ➤

Padrão Métrico

0,3120,3750,5000,6250,7501,0001,250

Com

pr. (

L)

Padr

ão

#10#8 1/4 5/16 3/8Tamanho Nominal

do Parafuso ➤

Padrão Imperial

Padrão MétricoDiâmetro InternoMínimo Instalado

Diâmetro Externo ØODLTamanho Nominal

do ParafusoDiâmetro do Furo

Recomendado6,65/6,757,95/8,109,15/9,33

11,90/12,2014,65/15,07

0,150,150,150,200,25

0,851,001,101,501,85

6,50/6,607,80/7,909,00/9,10

11,75/11,8514,50/14,60

4,55,56,58,510,5

M4M5M6M8M10

Espessura da Parede T Tol

Padrão ImperialDiâmetro InternoMínimo Instalado

Diâmetro Externo ØOD

Tamanho Nominaldo Parafuso

Diâmetro do FuroRecomendado

0,265/0,2690,305/0,3110,374/0,3810,468/0,4800,558/0,574

0,0320,0380,0430,0590,073

0,259/0,2630,299/0,3030,368/0,3720,462/0,4660,552/0,556

0,1840,2100,2700,3320,395

#8#101/45/163/8

Espessura da Parede T L

0,0060,0060,0060,0080,010

Tol

Page 10: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

8

SÉRIE CL350LIMITADORES DE COMPRESSÃO COM ABERTURA

Limitadores de Compressão com Abertura da SPIROL podem ser instalados com os equipamentos de instalação da SPIROL ou simplesmente pressionados no furo.

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 6 X 15 BT CL350

MATERIAL REVESTIMENTOB Aço de Alto Carbono T Zinco Trivalente

INFORMAÇÕES DIMENSIONAIS

1012152025C

ompr

. (L)

Pa

drão

6 8Tamanho Nominaldo Parafuso ➤

• As dimensões informadas são aplicáveis antes da aplicação do revestimento.• A Série CL350 foi projetada para utilização com parafusos ISO Classe 10.9.• Comprimentos e diâmetros especiais disponíveis mediante solicitação.

ØOD

T NOM

L+0-LTol

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

EXTREMIDADESCONFORMADAS

Padrão MétricoDiâmetro InternoMínimo Instalado LTamanho Nominal

do ParafusoDiâmetro do Furo

Recomendado10,08/10,2813,25/13,52

0,150,20

1,502,00

9,95/10,0513,05/13,20

6,88,8

M6M8

Espessura da Parede T Tol

Diâmetro Externo ØOD

Page 11: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

9

LIMITADORES DE COMPRESSÃO OVAIS COM ABERTURASÉRIE CL400

ØODMAIOR

ØODMENOR

MATERIAL REVESTIMENTOB Aço de Alto Carbono T Zinco Trivalente

INFORMAÇÕES DIMENSIONAIS

810121520

6 8Tamanho Nominaldo Parafuso ➤

• As dimensões informadas são aplicáveis antes da aplicação do revestimento.• A Série CL400 foi projetada para utilização com parafusos ISO Classe 8.8.• Comprimentos e diâmetros especiais disponíveis mediante solicitação.

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 6 X 12 BT CL400

ØHMENOR

ØHMAIOR

ESPECIFICAÇÕES DOFURO DE INSTALAÇÃO

Limitadores de Compressão Ovais com Abertura da SPIROL podem ser instalados com os equipamentos de instalação da SPIROL ou simplesmente pressionados no furo.

T NOM

L+0-LTol

RAIO COMPLETO2 PONTOS

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

Com

pr. (

L)

Padr

ão

EXTREMIDADESCONFORMADAS

Padrão MétricoTamanho Nominal

do ParafusoDiâmetro do Furo RecomendadoØOD

Maior11,45/11,7014,30/14,60

ØODMenor

9,40/9,6012,25/12,50

H Maior H Menor11,55/11,7014,45/14,60

9,20/9,3012,05/12,15

6,88,8

M6M8

1,101,50

TRef.

0,150,20

LTolDiâmetro InternoMínimo Instalado

Page 12: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

10

LIMITADORES DE COMPRESSÃO OVAIS SOBREINJETADOSSÉRIE CL460

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 8 X 10 BT CL460

Limitadores de Compressão Ovais Sobreinjetados da SPIROL podem ser sobreinjetados utilizando pinos guia padronizados.

MATERIAL REVESTIMENTOB Aço de Alto Carbono T Zinco Trivalente

INFORMAÇÕES DIMENSIONAIS

• As dimensões informadas são aplicáveis antes da aplicação do revestimento.• A Série CL460 foi projetada para utilização com parafusos ISO Classe 8.8.• Comprimentos e diâmetros especiais disponíveis mediante solicitação.

Padrão MétricoDiâmetro InternoMínimo Instalado

Tamanho Nominaldo Parafuso

0,150,20

1,101,50

2,252,25

6,88,8

M6M8

TRef.

ERef. LTol

ØOD MáxMaior

ØOD MáxMenor

11,6514,50

9,4012,25

68101215

6 8Tamanho Nominaldo Parafuso ➤

ØODMÁX

MAIOR

ØOD MÁXMENOR

ØID MÍNINSTALADO

T NOM

L+0-LTol

E Ref.

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

Com

pr. (

L)

Padr

ão

Page 13: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

11

SÉRIE CL500

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 6 X 20 FT CL500

LIMITADORES DE COMPRESSÃO SOBREINJETADOS

Limitadores de Compressão Sobreinjetados da SPIROL podem ser sobreinjetados utilizando pinos guia padronizados.

T NOM

ØODMÁX

ØID MÍN INSTALADO

L+0-LTol

Limitadores com comprimento menor que 20 mm serão fornecidos com apenas uma faixa de rebaixo.

MATERIAL REVESTIMENTOF Aço de Baixo Carbono T Zinco Trivalente

• As dimensões informadas são aplicáveis antes da aplicação do revestimento.• A Série CL500 foi projetada para utilização com parafusos ISO Classe 8.8 / Grau 5.• Comprimentos e diâmetros especiais disponíveis mediante solicitação.

INFORMAÇÕES DIMENSIONAISPadrão Métrico

Diâmetro InternoMínimo Instalado LTamanho Nominal

do Parafuso10,2513,25

0,150,20

1,502,00

6,88,8

M6M8

Espessura da Parede T Tol

Padrão ImperialDiâmetro InternoMínimo Instalado LTamanho Nominal

do Parafuso0,3230,4170,518

0,0060,0060,008

0,0430,0590,078

0,2210,2810,344

#101/45/16

Espessura da Parede T Tol

0,3120,3750,5000,6250,7501,000

#10 1/4 5/16Tamanho Nominal

do Parafuso ➤

Padrão Imperial

1012152025

6 8Tamanho Nominal

do Parafuso ➤

Padrão Métrico

ØODMáx.

ØODMáx.

Plástico removido para mostrar o Limitador de

Compressão.

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

Com

pr. (

L)

Padr

ão

Com

pr. (

L)

Padr

ão

Page 14: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

12

Limitadores de Compressão Recartilhados, CL600 e CL601, são perfeitos para instalação por pressão ou para serem sobreinjetados.

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 6 X 8 AK CL600

SÉRIE CL601Recartilhado com Flange

SÉRIE CL600Recartilhado

LIMITADORES DE COMPRESSÃO DE ALUMÍNIO USINADOS PADRÃO MÉTRICO

øCøB

–X–

–Y–

øA0,10,1 Y

XZ

–Z–Y0,1//

L+0 -0,15

øCøB

–X–

–Y– T

øA0,10,1 0,1Y Y

X//

øH

OAL =L+T+0 -0,15

+0 -0,15L

MATERIAL REVESTIMENTOA Alumínio K Sem Revestimento

• As Séries CL600/CL601 foram projetadas para utilização com parafusos ISO Classe 10.9.• O diâmetro da região recartilhada será sempre maior que o diâmetro máximo do furo recomendado. • Comprimentos especiais disponíveis mediante solicitação.

INFORMAÇÕES DIMENSIONAIS

ØATamanho Nominal

do Parafuso5,787,328,8210,3813,72

4,05/4,155,05/5,156,05/6,157,05/7,159,05/9,15

M3M4M5M6M8

ØBPadrão Métrico

ØCRef.

5,42/5,586,95/7,118,47/8,63

10,00/10,1613,36/13,52

5,60/5,707,13/7,238,64/8,74

10,18/10,2813,53/13,63

7,35/7,608,95/9,20

10,55/10,8012,15/12,4015,35/15,60

1,001,001,001,251,25

ØH TRef.

Diâmetro do FuroRecomendado

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

34568

43 5 6 8Tamanho Nominaldo Parafuso ➤

Padrão Métrico

Com

pr. (

L)

Padr

ão

Page 15: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

13

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 0,250 X 0,312 AK CL601

SÉRIE CL601Recartilhado com Flange

SÉRIE CL600Recartilhado

LIMITADORES DE COMPRESSÃO DE ALUMÍNIO USINADOS PADRÃO IMPERIAL

øCøB

–X–

–Y–

øA0,0040,004 Y

XZ

–Z–Y0,004//

L+0 -0,006

0,004

øCøB

–X–

–Y– T

øA0,0040,004 Y Y

X//

øH

+0 -0,006OAL =L+T

+0 -0,006L

MATERIAL REVESTIMENTOA Alumínio K Sem Revestimento

• As Séries CL600/CL601 foram projetadas para utilização com parafusos SAE Grau 8.

• O diâmetro da região recartilhada será sempre maior que o diâmetro máximo do furo recomendado.

• Comprimentos especiais disponíveis mediante solicitação.

INFORMAÇÕES DIMENSIONAIS

0,2280,2630,2880,3470,4090,540

0,159/0,1630,179/0,1830,199/0,2030,238/0,2420,277/0,2810,356/0,360

#4#6#8#101/45/16

Padrão Imperial

0,213/0,2190,249/0,2550,274/0,2800,334/0,3400,394/0,4000,526/532

0,221/0,2240,256/0,2590,281/0,2840,341/0,3440,401/0,4040,533/0,536

0,289/0,2990,321/0,3310,352/0,3620,415/0,4250,478/0,4880,604/0,614

0,0390,0390,0390,0390,0490,049

ØATamanho Nominal

do ParafusoØB ØC

Ref.ØH T

Ref.Diâmetro do Furo

Recomendado

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

Limitadores de Compressão Recartilhados, CL600 e CL601, são perfeitos para instalação por pressão ou para serem sobreinjetados.

0,1250,1560,1870,2500,312

#6#4 #8 #10 1/4 5/16Tamanho Nominaldo Parafuso ➤

Padrão Imperial

Com

pr. (

L)

Padr

ão

Page 16: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

14

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 5 X 6 EK CL800

SÉRIE CL801Recartilhado com Flange

SÉRIE CL800Recartilhado

LIMITADORES DE COMPRESSÃO DE LATÃO USINADOS PADRÃO MÉTRICO

øCøB

–X–

–Y–

øA0,10,1 Y

XZ

–Z–Y0,1//

L+0 -0,15

øCøB

–X–

–Y– T

øA0,10,1 0,1Y Y

X//

øH

OAL =L+T+0 -0,15

+0 -0,15L

MATERIAL REVESTIMENTOE Latão K Sem Revestimento

INFORMAÇÕES DIMENSIONAIS

• As Séries CL800/CL801 foram projetadas para utilização com parafusos ISO Classe 10.9.

• O diâmetro da região recartilhada será sempre maior que o diâmetro máximo do furo recomendado.

• Comprimentos especiais disponíveis mediante solicitação.

34568

43 5 6 8Tamanho Nominaldo Parafuso ➤

Padrão Métrico

ØATamanho Nominal

do Parafuso6,407,929,4511,2914,96

4,05/4,155,05/5,156,05/6,157,05/7,159,05/9,15

M3M4M5M6M8

ØBPadrão Métrico

ØCRef.

6,03/6,197,56/7,729,09/9,25

10,92/11,0814,58/14,74

6,20/6,307,74/7,849,27/9,37

11,10/11,2014,76/14,86

7,75/8,009,35/9,60

10,95/11,2013,35/13,6017,35/17,60

1,001,001,001,251,25

ØH TRef.

Diâmetro do FuroRecomendado

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

Com

pr. (

L)

Padr

ão

Limitadores de Compressão Recartilhados, CL800 e CL801, são perfeitos para instalação por pressão ou para serem sobreinjetados.

Page 17: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

15

øCøB

–X–

–Y–

øA0,0040,004 Y

XZ

–Z–Y0,004//

L+0 -0,006

0,004

øCøB

–X–

–Y– T

øA0,0040,004 Y Y

X//

øH

+0 -0,006OAL =L+T

+0 -0,006L

To Order: CMPL, Diâmetro Nominal do Parafuso, Comprimento, Material, Revestimento, SérieExample: CMPL 0,250 X 0,312 EK CL801

• As Séries CL800/CL801 foram projetadas para utilização com parafusos SAE Grau 8.

• O diâmetro da região recartilhada será sempre maior que o diâmetro máximo do furo recomendado.

• Comprimentos especiais disponíveis mediante solicitação.

0,2520,2760,3120,3720,4450,589

0,159/0,1630,179/0,1830,199/0,2030,238/0,2420,277/0,2810,356/0,360

#4#6#8#101/45/16

Padrão Imperial

0,238/0,2440,262/0,2680,298/0,3040,358/0,3640,430/0,4360,574/0,580

0,245/0,2480,269/0,2720,305/0,3080,365/0,3680,437/0,4400,581/0,584

0,305/0,3150,336/0,3460,367/0,3770,430/0,4400,524/0,5340,680/0,690

0,0390,0390,0390,0390,0490,049

ØATamanho Nominal

do ParafusoØB ØC

Ref.ØH T

Ref.Diâmetro do Furo

Recomendado

0,1250,1560,1870,2500,312

#6#4 #8 #10 1/4 5/16Tamanho Nominaldo Parafuso ➤

Padrão Imperial

MATERIAL REVESTIMENTOE Latão K Sem Revestimento

INFORMAÇÕES DIMENSIONAIS

SÉRIE CL801Recartilhado com Flange

SÉRIE CL800Recartilhado

LIMITADORES DE COMPRESSÃO DE LATÃO USINADOS PADRÃO IMPERIAL

Limitadores de CompressãoEspecificações Técnicas

Limitadores de Compressão Recartilhados, CL800 e CL801, são perfeitos para instalação por pressão ou para serem sobreinjetados.

Com

pr. (

L)

Padr

ão

Page 18: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

16

Especificações de Parafusos

Notas:• As cargas de prova apresentadas estão de acordo com as normas SAE

J429 e ISO 898.• As linhas destacadas em azul não são diretamente cobertas pela norma

SAE J429 mas as informações foram calculadas apropriadamente.• A carga de aperto é aproximadamente 75% da carga de prova. A

SPIROL recomenda fortemente não exceder 75% da carga de prova. O parafuso irá falhar se for apertado até a carga de prova.

Parafusos Padrão Imperial - SAE J429

Prova

Roscas

510770

1.1901.4802.7004.4506.600

250375575720

1.3102.2003.200

380580895

1.1102.0253.3404.950

540820

1.2601.5752.8504.7257.000

330500770960

1.7502.9004.250

#4-40#6-32#8-32#10-241/4-205/16-183/8-16

Aperto720

1.0901.6802.1003.8006.3009.300

Grau 2 - Cargas (lbs.) Grau 5 - Cargas (lbs.) Grau 8 - Cargas (lbs.)

Grossa Prova Aperto Prova Aperto

Parafusos Padrão Imperial - SAE J429

Prova

Roscas

560860

1.2501.7003.1004.9007.450

270410600825

1.5002.4003.600

420645940

1.2752.3253.6755.600

600910

1.3201.8003.2605.2107.900

360550800

1.1002.0003.2004.800

#4-48#6-40#8-36#10-321/4-285/16-243/8-24

Aperto790

1.2101.7602.4004.3506.950

10.500

Grau 2 - Cargas (lbs.) Grau 5 - Cargas (lbs.) Grau 8 - Cargas (lbs.)

Fina Prova Aperto Prova Aperto

85 000 psi120 000 psi

380 MPa580 MPa830 MPa970 MPa

Tensões de Escoamento(de prova) de Parafusos PadrãoSAE Grau 5SAE Grau 8ISO Classe 5.8ISO Classe 8.8ISO Classe 10.9ISO Classe 12.9

Parafusos Padrão Métrico - ISO 898

ProvaRoscas

2.9203.9405.1008.230

11.60022.70021.20037.40035.50033.70053.40051.10048.900

1.4301.9402.5004.0505.750

11.20010.40018.40017.50016.50026.30025.10024.000

2.1902.9603.8506.1508.700

17.00015.90028.10026.60025.30040.10038.30036.700

3.1404.2205.4508.850

12.55024.40022.80040.10038.10036.10057.30054.80052.500

1.9102.5803.3405.4007.640

14.90013.90024.50023.30022.00035.00033.50032.000

M3M3,5M4M5M6M8 X 1M8 X 1,25M10 X 1M10 X 1,25M10 X 1,5M12 X 1,25M12 X 1,5M12 X 1,75

Aperto4.1805.6307.290

11.80016.70032.50030.40053.50050.80048.10076.40073.10070.000

Classe 5.8 - Cargas (N) Classe 8.8 - Cargas (N) Classe 10.9 - Cargas (N)Prova Aperto Prova Aperto Prova Aperto

Classe 12.9 - Cargas (N)

3.6604.9406.400

10.35014.65028.50026.60047.00044.60042.20067.00064.10061.400

4.8806.5808.520

13.80019.50038.00035.50062.70059.40056.30089.30085.50081.800

Page 19: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

17

Especificações de Torque

Notas:• As linhas destacadas em azul não são diretamente cobertas pela norma SAE J429

mas as informações foram calculadas apropriadamente.• A unidade de torque para padrão imperial é pol.lbs.• A unidade de torque para padrão métrico é N.m.• Os valores de torque apresentados são para cargas de aperto.• Os valores das cargas calculadas para um torque específico podem variar ±25%.

Parafusos Padrão Imperial - SAE J429

Seco

Roscas

8,516,029,442,2

101,0209,0371,0

4,27,8

14,120,549,0

103,0180,0

6,412,022,031,676,0

157,0278,0

9,117,031,045,0

107,0221,0394,0

5,610,418,927,465,5

138,0240,0

#4-40#6-32#8-32#10-241/4-205/16-183/8-16

Lubr.12,122,641,360,0

143,0295,0525,0

Grau 2 - Torque Grau 5 - Torque Grau 8 - Torque

Grossa Seco Lubr. Seco Lubr.

Parafusos Padrão Imperial - SAE J429

Seco

Roscas

9,417,830,848,5

116,0230,0420,0

4,58,5

14,823,556,5

113,0202,0

7,113,423,136,387,0

172,0315,0

10,118,832,551,5

122,0244,0444,0

6,011,319,731,475,0

150,0270,0

#4-48#6-40#8-36#10-321/4-285/16-243/8-24

Lubr.13,425,143,368,5

163,0326,0593,0

Grau 2 - Torque Grau 5 - Torque Grau 8 - Torque

Fina Seco Lubr. Seco Lubr.

T = K x D x P

Onde:K = coeficiente de atrito de torqueD = diâmetro nominal do parafusoP = carga de aperto do parafusoKSeco = 0,2KLubr. = 0,15

Os níveis de torque de aperto para obtenção das Cargas de Aperto recomendadas se baseiam na seguinte fórmula:

Parafusos Padrão Métrico - ISO 898

SecoRoscas

1,32,13,16,2

10,427,225,456,253,250,696,291,988,1

0,61,01,53,05,2

13,412,527,626,324,847,345,243,2

1,01,62,34,67,8

20,419,142,139,938,072,268,966,1

1,42,23,36,6

11,329,327,460,257,254,2

103,198,694,5

0,91,42,04,06,9

17,916,636,835,033,063,160,257,6

M3M3,5M4M5M6M8 X 1M8 X 1,25M10 X 1M10 X 1,25M10 X 1,5M12 X 1,25M12 X 1,5M12 X 1,75

Lubr.1,93,04,48,8

15,139,036,580,276,272,2

137,5131,5126,0

Classe 5.8 - Torque Classe 8.8 - Torque Classe 10.9 - Torque

Seco Lubr. Seco Lubr. Seco Lubr.

Classe 12.9 - Torque

1,62,63,87,8

13,234,231,970,566,963,3

120,6115,4110,5

2,23,55,1

10,317,645,642,694,089,284,4

160,8153,8147,4

Page 20: Limitadores de Compressão da SPIROL · • Como o torque se relaciona com a carga do parafuso? O torque e a carga de fixação real são diretamente dependentes dos materiais e das

© 2018 SPIROL International Corporation 05/18

Os engenheiros de aplicação da SPIROL revisarão as necessidades de sua aplicação e trabalharão em conjunto com sua equipe de projeto para recomendar a melhor solução. Uma maneira de iniciar o processo é visitar nosso portal de Excelência em Engenharia de Aplicação no endereço www.SPIROL.com.br.

Por gentileza, consulte as especificações e linhas padrão mais recentes em www.SPIROL.com.br.

Europa

Ásia-Pacífico

Américas SPIROL BrasilRua Mafalda Barnabé Soliane, 134Comercial Vitória Martini, Distrito IndustrialCEP 13347-610, Indaiatuba, SP, BrasilTel. +55 19 3936 2701Fax. +55 19 3936 7121

SPIROL EUA30 Rock AvenueDanielson, Connecticut 06239 EUATel. +1 (1) 860 774 8571Fax. +1 (1) 860 774 2048

SPIROL Divisão de Calços321 Remington RoadStow, Ohio 44224 EUATel. +1 (1) 330 920 3655Fax. +1 (1) 330 920 3659

SPIROL Canadá3103 St. Etienne BoulevardWindsor, Ontario N8W 5B1 CanadáTel. +1 (1) 519 974 3334Fax. +1 (1) 519 974 6550

SPIROL MéxicoAvenida Avante #250Parque Industrial Avante ApodacaApodaca, N.L. 66607 MexicoTel. +52 (01) 81 8385 4390Fax. +52 (01) 81 8385 4391

SPIROL FrançaCité de l’Automobile ZAC Croix Blandin 18 Rue Léna Bernstein 51100 Reims, FrancaTel. +33 (0) 3 26 36 31 42 Fax. +33 (0) 3 26 09 19 76

SPIROL Reino Unido17 Princewood RoadCorby, NorthantsNN17 4ET Reino UnidoTel. +44 (0) 1536 444800Fax. +44 (0) 1536 203415

SPIROL AlemanhaOttostr. 480333 Munich, AlemanhaTel. +49 (0) 89 4 111 905 71Fax. +49 (0) 89 4 111 905 72

SPIROL Espanha08940 Cornellà de LlobregatBarcelona, EspanhaTel. +34 93 193 05 32Fax. +34 93 193 25 43

SPIROL República Tcheca Sokola Tůmy 743/16Ostrava-Mariánské Hory 70900República TchecaTel/Fax. +420 417 537 979

SPIROL Polônia ul. M. Skłodowskiej-Curie 7E / 2 56-400, Oleśnica, Polônia Tel. +48 71 399 44 55

SPIROL Ásia1st Floor, Building 22, Plot D9, District D No. 122 HeDan Road Wai Gao Qiao Free Trade Zone Xangai, China 200131Tel. +86 (0) 21 5046 1451Fax. +86 (0) 21 5046 1540

SPIROL Coréia160-5 Seokchon-DongSongpa-gu, Seoul, 138-844, Coreia Tel. +86 (0) 21 5046-1451 Fax. +86 (0) 21 5046-1540

Centros Técnicos

Buchas de alinhamento

Soluções inovadoras de fixação.Menores custos de montagem.

Pinos sólidos

Tecnologia de instalação Tecnologia de alimentação de peças

Pinos espirais

Componentes tubulares

Insertos para plásticos

EspaçadoresCalços de precisão

Arruelas de precisão

Molas prato

Pinos elásticos

Buchas retificadas

Limitadores de compressão

SPIROL.com.br