Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e...

15
Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008

Transcript of Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e...

Page 1: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008

Page 2: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mateus, 16: 18)

Page 3: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

A ROCHA no Antigo Testamento é Deus mesmo

... e abandonou a Deus que o fez, desprezou a ROCHA da sua salvação(Deuteronômio, 32: 4, 15, 18, 30, 31, 37)

E quem é ROCHEDO , senão o nosso Deus?(II Samuel, 22: 2, 3, 32, 47; 23: 3)

O Senhor é a minha ROCHA, a minha cidadela, o meu libertador (Salmo, 18: 2, 31, 46)

… porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação e não te lembraste da ROCHA da tua fortaleza (Isaias, 17: 10)

Page 4: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Novo Testamento a ROCHA é Jesús

Cristo ou a sua palabra

Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a ROCHA (Mateus, 7: 24, 25; Lucas, 6: 48)

Como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e ROCHA de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido (Romanos, 9: 33)

... e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a PEDRA era Cristo (1ª de Corintios, 10: 4)

... e: Pedra de tropeço e ROCHA de ofensa (1ª de Pedro, 2: 4-8)

Page 5: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

1.1. Liderou a igreja primitiva Liderou a igreja primitiva em seu começoem seu começo

2.2. Resistiu as tentações de Resistiu as tentações de exaltação própriaexaltação própria

3.3. Abriu a obra aos gentíosAbriu a obra aos gentíos

4.4. Foi (junto com João) o Foi (junto com João) o primeiro missionário primeiro missionário enviado a igreja de enviado a igreja de JerusalémJerusalém

Page 6: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Pedro tomou a liderança do pequeno grupo de crentes e se preocupou de exaltar sempre a Jesus, tanto como o autor dos milagres, como Aquele que unicamente merece adoração

Page 7: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Ainda os melhores dos homens, quando actuam por si mesmo, cometerão graves equivocações. Quanto mais elevadas são as responsabilidades que sejam colocadas sobre o agente humano, e quanto más alto seja o cargo para determinar e controlar, más maldade fará. Com segurança perverterão as mentes e os corações se não seguem cuidadosamente o caminho de Senhor. Pedro fracassou em Antioquia nos pricípios de integridade. Paulo teve que resistir cara a cara sua influência destruidora. Esto está registrado para o bem de outros, e para que a lição possa ser uma advertência solene para os homenes que estão em cargos elevados. Afim de que não faltem com a sua integridade, mas que se firmem aos princípios

E.G.W. (Manuscritos 122, 1897)

Page 8: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Foi necesario a intervenção Foi necesario a intervenção direta de Deus para fazer direta de Deus para fazer entender a Pedro entender a Pedro primeiramente, e depois a primeiramente, e depois a toda a igreja, que o toda a igreja, que o evangelho devia ser levado a evangelho devia ser levado a todas as pessoas, tanto aos todas as pessoas, tanto aos judeus como aos gentíosjudeus como aos gentíos

Page 9: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Conforme a igreja crecía, enviaram duplas de missionários que ajudavam aos novos grupos de conversos. Pedro e João constituiram a primeira dupla

Page 10: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Pedro soube adaptar-se tanto a popularidade da liderança, como à obediência do corpo eclesiástico. Pedro e João constituiram a primeira dupla missionária

Page 11: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

No dia seguiente, Ananás e Caifás com outros dignatários do templo, se reuniram para jugar aos prisioneiros que foram trazidos à presença deles. Nesta mesma estância, e na presença destes mesmos homens, Pedro havia negado vergonhosamente ao seu Senhor.

Tudo lhe apareceu nitidamente em sua memória enquanto o discípulo comparecia para enfrentar o seu proprio jugamento. Agora, tinha a oportunidade de redimir a malvada covardia de antes…

E.G.W. (História da Redenção, pg. 260-261)

Page 12: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

O grupo que se encontrava ali presente recordou o comportamento de Pedro no juizo do Mestre, e se alegrou com o pensamento de que podiam intimidar-lhe com ameaças de prisão e morte.

Mas o homen que havia negado a Cristo na hora de sua mayor necessidade, o discípulo impulsivo e confiante em si mesmo, era muy diferente do Pedro que se encontrava agora diante do Sinédrio para ser examinado nesse día. Se havia convertido; desconfiava de si mesmo, e já não era mais o orgulhoso fanfarrão de outrora…

E.G.W. (História da Redenção, pg. 260-261)

Page 13: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Estaba cheio do Espírito Santo e por meio do seu poder havia chegado a ser tão firme como uma rocha. Valente, ainda que modesto ao magnificar a Cristo. Estava pronto para fazer desaparecer a mancha de sua apostasia ao honrar o nome que uma vez havia negado

E.G.W. (História da Redenção, pg. 260-261)

Page 14: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.

Sê fiel até Sê fiel até a morte, e a morte, e dar-te-ei dar-te-ei a coroa a coroa da vidada vida

Page 15: Lição 9 para o dia 30 de agosto de 2008. Também eu te digo que tu és Pedro [Πέτρος], e sobre esta pedra [πέτρα] edificarei a minha igreja, e as portas.