Http:

30
http:// www.professorasirlenedasvirgens.blogspot.com/ http://professorasirlene.wikispaces.com/

Transcript of Http:

Page 1: Http:

http://www.professorasirlenedasvirgens.blogspot.com/

http://professorasirlene.wikispaces.com/

Page 2: Http:

A A biologiabiologia é o ramo da é o ramo da CiênciaCiência que estuda que estuda os seres vivos (do os seres vivos (do gregogrego βιοςβιος - - biosbios = vida e = vida e λογοςλογος - - logoslogos = estudo, ou seja o estudo da = estudo, ou seja o estudo da vida). Debruça-se sobre o funcionamento vida). Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala dinâmico dos organismos desde uma escala molecularmolecular subcelular até o nível subcelular até o nível populacional e interacional, tanto populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interespecíficamente, bem como a interação da interação da vidavida com seu ambiente físico- com seu ambiente físico-químico. químico.

Page 3: Http:
Page 4: Http:
Page 5: Http:

Existem vários níveis Existem vários níveis hierárquicos de organização hierárquicos de organização

entre os seres vivos, entre os seres vivos, começando pelos átomos e começando pelos átomos e

terminando na biosferaterminando na biosfera

Page 6: Http:
Page 7: Http:

Os átomos formam toda a matéria Os átomos formam toda a matéria que existe.que existe.

A matéria viva é formada A matéria viva é formada principalmente pela união dos principalmente pela união dos átomos (C) Carbono, (H) Hidrogênio, átomos (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio. (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio.

Page 8: Http:
Page 9: Http:

Os átomos se unem por meio de Os átomos se unem por meio de ligações químicas para formar as ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de possuem de centenas a milhares de átomos. átomos.

Page 10: Http:
Page 11: Http:

As organelas são estruturas As organelas são estruturas presentes no interior das presentes no interior das células, que desempenham células, que desempenham funções específicas. funções específicas.

São formadas a partir da São formadas a partir da união de várias moléculasunião de várias moléculas. .

Page 12: Http:
Page 13: Http:

São um conjunto de São um conjunto de organelas.organelas.

A célula é a unidade básica da A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a vida, sendo imprescindível para a existência dela. existência dela.

Existem vários tipos de células, Existem vários tipos de células, cada uma com sua função cada uma com sua função específica. específica.

Page 14: Http:
Page 15: Http:

Os tecidos são formados pela Os tecidos são formados pela união de células especializadas.união de células especializadas.

Os tecidos estão presentes apenas Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um como as plantas e animais. Um exemplo de tecido é o muscular tem exemplo de tecido é o muscular tem a função de produzir os movimentos a função de produzir os movimentos musculares, o tecido ósseo, formado musculares, o tecido ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.sustentar o organismo.

Page 16: Http:
Page 17: Http:

Os tecidos se organizam e se Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos.unem, formando os órgãos.

Eles são formados de vários tipos de Eles são formados de vários tipos de tecidos, por exemplo. O coração é tecidos, por exemplo. O coração é formado por tecido muscular, formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.sanguíneo e nervoso.

Page 18: Http:
Page 19: Http:

Os sistemas são formados pela Os sistemas são formados pela união de vários órgãosunião de vários órgãos, que , que trabalham em conjunto para exercer trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, uma determinada função corporal, por exemplo, o sistema digestório, por exemplo, o sistema digestório, que é formado por vários órgãos, que é formado por vários órgãos, como boca, estômago, intestino, como boca, estômago, intestino, glândulas, etc.glândulas, etc.

Page 20: Http:
Page 21: Http:

A união de todos os sistemasA união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.etc.

Page 22: Http:

Organismo

unicelular pluricelular

Page 23: Http:

Dificilmente um organismo vive Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros isolado, ele interage com outros organismos da mesma espécie e de organismos da mesma espécie e de outras espécies, e também com o meio outras espécies, e também com o meio ambiente. ambiente.

O conjunto de organismos da uma O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada si e que habitam uma determinada região, em uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.época, chama-se população.

Page 24: Http:
Page 25: Http:

O conjunto de indivíduos de O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de e interagindo é chamado de comunidade. comunidade.

Page 26: Http:
Page 27: Http:

O ecossistema é o conjunto dos seres O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores bióticos. vivos são chamados de fatores bióticos. A interação entre os seres bióticos e os A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de abióticos recebe o nome de ecossistema. ecossistema.

Page 28: Http:

Ex: floresta amazônica, pantanal...

Page 29: Http:

A biosfera é o conjunto de todos os A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra. A biosfera ecossistemas do planeta Terra. A biosfera é a mais alta de todas as hierarquias.é a mais alta de todas as hierarquias.

Page 30: Http: