Fisica exercicios resolvidos 002

20

Transcript of Fisica exercicios resolvidos 002

Page 1: Fisica exercicios resolvidos  002
Page 2: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

1

FÍSICA

QUESTÃO 01 Os valores do potencial elétrico V em cada vértice de um quadrado estão indicados na figura abaixo.

Os valores desses potenciais condizem com o fato de que o quadrado estar situado num campo eletrostático a) uniforme, na direção bissetriz do 1° quadrante b) criado por duas cargas puntiformes situadas no eixo y c) criado por duas cargas puntiformes situadas nas bissetrizes dos quadrantes impares d) uniforme, na direção do eixo x

Resolução Alternativa D Pode-se ver que se dividirmos a diferença de potencial entre dois pontos quaisquer pela distância horizontal que os separa, obtemos sempre o mesmo valor:

− −→ = → =

− −→ = → =

− −

5 0 5 10 0 5: :2

10 5 5 10 5 5: :2 2

B A C Aa a a a

C B C Da a a a a a

Para um campo elétrico uniforme na direção x, este é justamente o resultado esperado, já que:

. xE d U= (C.E.U na direção x): x

U Ed

= (cte.)

0V 5V 10V

E

5Ea

=

QUESTÃO 02 Na figura abaixo, uma partícula com carga elétrica positiva q e massa m é lançada obliquamente de uma superfície plana, com velocidade inicial de módulo 0v , no vácuo, inclinada de um ângulo θ em relação à horizontal.

Considere que, além do campo gravitacional de intensidade g, atua também um campo elétrico uniforme de módulo E. Pode-se afirmar que a partícula voltará à altura inicial de lançamento após percorrer, horizontalmente, uma distância igual a

a) 0

2vg

1 2qE senm

θ⎛ ⎞+⎜ ⎟⎝ ⎠

b) 20

2vg

cos qEsen senm

θ θ θ⎛ ⎞+⎜ ⎟⎝ ⎠

c) 0vg

2 qEsenmg

θ⎛ ⎞

+⎜ ⎟⎝ ⎠

d) 20v

g2 1 qEsen tg

mgθ θ⎛ ⎞+⎜ ⎟

⎝ ⎠

Resolução Alternativa D

Para avaliarmos a distância horizontal percorrida, devemos analisar o movimento da partícula tanto na direção horizontal quanto na vertical. Assim, temos: Direção Vertical Nesta direção, a partícula é submetida à ação do campo gravitacional de intensidade g considerada constante. Assim, o movimento vertical da partícula é um MUV (lançamento vertical para cima sob a ação da gravidade). Desprezando o efeito de forças dissipativas, o tempo de retorno da partícula ao nível de lançamento corresponde ao dobro do tempo de subida (tS), ou seja:

2RETORNO St t= ⋅ O tempo de subida é dado por:

0 00 0 Y

Y Y S S

v v senv v g t t

g gθ⋅

= − ⋅ = ⇒ = =

Assim:

022RETORNO S

v sent t

gθ⋅ ⋅

= ⋅ =

Direção Horizontal Nesta direção, a partícula é submetida a um campo elétrico uniforme dirigido para a direita que produzirá uma força elétrica ( )EF sobre a

partícula. A intensidade de EF é dada por:

EF q E= ⋅

Sendo esta a única força atuante nesta direção, ela será a força resultante na horizontal. Pelo princípio fundamental da Dinâmica, temos:

= R X X XX

q EF m a q E m a a

m

⋅= ⋅ ⇒ ⋅ = ⋅ ⇒

Como o campo elétrico é uniforme, Xa é constante e o movimento horizontal da partícula é um MUV. Desta forma, a distância horizontal ( )xΔ percorrida pela partícula pode ser obtida a partir da equação:

2

2X

OX

ax v t tΔ = ⋅ + ⋅

Sendo 0 0 cosXv v θ= ⋅ e 02RETORNO

v sent t

g

θ⋅ ⋅= = , temos:

2

0 00

2 2cos

2

q Ev sen v senx v

g m g

θ θθ

⋅ ⎛ ⎞⋅ ⋅ ⋅ ⋅Δ = ⋅ ⋅ + ⋅ ⎜ ⎟⎜ ⎟

⎝ ⎠

2 20 0

0 2

2 4cos

2

q Ev sen v senx v

g m g

θ θθ

⋅⋅ ⋅ ⋅ ⋅Δ = ⋅ ⋅ + ⋅

Utilizando a identidade trigonométrica do arco duplo,

(2 ) 2 cossen senθ θ θ= ⋅ ⋅ , vem que: 2 2 2

0 02

2(2 ) q E senv sen vx

g g mg

θθ ⋅ ⋅ ⋅⋅Δ = + ⋅

Page 3: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

2

2 2

0 02 cos(2 )

cos

q E sen senv sen vx

g g mg

θ θ θθθ

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅⋅Δ = + ⋅

2 2

0 0(2 ) (2 )

cos

q E senv sen v senx

g g mg

θθ θθ

⎛ ⎞⋅ ⋅⋅ ⋅ ⎜ ⎟Δ = +⎜ ⎟⎝ ⎠

Lembrando que cossen

tgθθθ

= , temos:

2

0 (2 )1

q E tgv senx

g mg

θθ ⎛ ⎞⋅ ⋅⋅ ⎜ ⎟Δ = +⎜ ⎟⎝ ⎠

QUESTÃO 03

O elemento de aquecimento de uma torneira elétrica é constituído de dois resistores e de uma chave C conforme ilustra a figura abaixo.

Com a chave C aberta, a temperatura da água na saída da torneira aumenta em 10° C. Mantendo-se a mesma vazão d’água e fechando C , pode-se afirmar que a elevação de temperatura da água, em graus Celsius, será de a) 20 b) 5,0 c) 15 d) 2,5

Resolução Alternativa A Com a chave aberta, ambos os resistores de resistência R/2 estão associados em série. Desta forma, a resistência equivalente entre os pontos A e B vale R e a potência elétrica (P0) da torneira elétrica é dada por :

2 2

0EQ

U UPR R

= =

Com a chave fechada, notamos que um dos resistores encontra-se em paralelo com um fio (considerado ideal) caracterizando assim um curto-circuito. Assim, a nova resistência equivalente entre os pontos A e B assume o valor R/2. A nova potência elétrica (P1) da torneira elétrica pode ser assim determinada:

2 2 2

12

2EQ

U U UPRR R

= = =

Comparando P1 e P0 notamos que P1 = 2 P0. A variação de temperatura sofrida pela água em função da potência elétrica da torneira é expressa por:

Q m c PPmt t ct

θ θ⋅ ⋅ Δ= = ⇒ Δ =Δ Δ ⋅

Δ

Notamos que a razão mtΔ

é a vazão de água (Z) do chuveiro. Assim,

temos: P

Z cθΔ =

Considerando a vazão constante, temos que o resultado obtido mostra que a variação de temperatura θΔ é diretamente proporcional à potência elétrica. Como P1 é o dobro de P0, concluímos que, ao fechar a chave, a variação de temperatura da água dobrará, ou seja,

1 02 20oCθ θΔ = ⋅ Δ =

QUESTÃO 04 Parte de um circuito elétrico é constituída por seis resistores ôhmicos cujas resistências elétricas estão indicadas ao lado de cada resistor, na figura abaixo.

Se a d.d.p. entre os pontos A e B é igual a U , pode-se afirmar que a potência dissipada pelo resistor 3R é igual a

a) 2R

2

3U⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

b) 12R

2

3U⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

c) 23

2UR

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

d) 12R

2

6U⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

Resolução Alternativa B

Marcamos os pontos C e D na figura:

C

D Sendo a d.d.p. entre A e B igual a U, o circuito equivale a:

U

A

R4=2R

R5=4R R3=2R

B

C

D

R1=2R

R2=R

R6=R

Como 2

2 5 3 4 4R R R R R⋅ = ⋅ = , trata-se de uma ponte de Wheatstone em equilíbrio, de modo que no trecho CD, onde está alojado o resistor

6R , não há passagem de corrente. Assim, esse resistor pode ser

removido do circuito, e conseqüentemente, os resistores 2R e 4R

estão associados em série, bem como os resistores 3R e 5R . Redesenhando, temos:

U

R4=2R

R5=4R R3=2R

R1=2R

R2=R

Page 4: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

3

A corrente 3i que atravessa o trecho onde estão os resistores 3R e

5R é dada por:

3 3(2 4 )6U

U R R i iR

= + ⋅ ⇒ =

Assim, calculamos a d.d.p a que o resistor 3R está submetido:

3 3 3 326 3U U

U R i R UR

= ⋅ = ⋅ ⇒ =

Portanto, a potência dissipada nesse resistor é:

( )2

2

33

3

32

UU

PR R

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠= = ⇒

2

3

12 3

UP

R⎛ ⎞

= ⋅ ⎜ ⎟⎝ ⎠

QUESTÃO 05

O trecho AB, de comprimento 30 cm, do circuito elétrico abaixo, está imerso num campo magnético uniforme de intensidade 4 T e direção perpendicular ao plano da folha. Quando a chave CH é fechada e o capacitor completamente carregado, atua sobre o trecho AB uma força magnética de intensidade 3 N, deformando-o, conforme a figura.

Sabe-se que os fios são ideais. A intensidade da corrente elétrica, em ampères, e a diferença de potencial elétrico entre os pontos C e D, em volts, são, respectivamente a) 2,5 e 5 b) 5 e 10 c) 25 e 50 d) 1,25 e 2,5

Resolução Alternativa A De acordo com o enunciado da proposta, após fecharmos a chave CH, o capacitor é plenamente carregado. Neste estado, o capacitor fica em aberto não mais recebendo carga elétrica. Assim, a corrente elétrica circulará apenas pela malha DCAB. Vamos agora determinar a intensidade desta corrente. Utilizando a regra da mão, a força magnética sobre o condutor AB é horizontal e dirigida para a direita. Sua intensidade é dada por:

MAGF B i L senθ= ⋅ ⋅ ⋅

tal que: θ é ângulo entre a direção do vetor indução magnética B e a direção do fio condutor. Neste caso, 90oθ = e consequentemente, a intensidade da força magnética passa a ser expressa por:

MAGF B i L= ⋅ ⋅

De acordo com o enunciado da proposta, temos: ▪ a intensidade da força magnética, 3MAGF N= ,

▪ a intensidade do vetor indução magnética, 4B T=

Na figura dada, notamos que o comprimento L do fio condutor vale 30 cm = 0,3 m. Substituindo esses valores na equação acima, obtemos a intensidade da corrente elétrica:

3 2,54 0,3

MAGMAG

FF B i L i A

B L= ⋅ ⋅ ⇒ = = =

⋅⋅

Entre os pontos C e D, notamos que ambos os resistores de resistência 4Ω encontram-se em curto-circuito, por estarem ligados em paralelo com um fio ideal. Desta forma, entre os pontos C e D, a corrente elétrica circulará apenas pelo resistor de resistência 2Ω . Assim, a ddp entre os pontos C e D é representada pela ddp sobre este resistor. Como a corrente é a mesma que passa por AB, pela Lei de Ohm temos:

2 2,5 5U R i U V= ⋅ ⇒ = ⋅ =

QUESTÃO 06 Uma bateria de f.e.m. igual a ε e resistência interna de valor igual a r (constante) alimenta o circuito formado por uma lâmpada L e um reostato R , conforme ilustra a figura abaixo.

Considerando constante a resistência da lâmpada, o gráfico que melhor representa a potencia por ela dissipada quando o cursor do reostato move-se de A para B é a)

b)

c)

d)

Resolução Alternativa B Considere a seguinte representação:

D

C i

Chamando de L a resistência da lâmpada e de U a d.d.p. entre os pontos C e D, e i a corrente indicada no esquema acima, a potência

dissipada pela lâmpada é: 2UP

L= .

Por Kirchhoff: ri Uε = + ⇒ U riε= −

Logo, ( )2riP

Lε −

= .

11 1eq

r

R r

R L

= ++

; onde rR é a resistência do reostato.

Observe que se rR aumentar, eqR . Como a corrente i depende da resistência equivalente do circuito ( eqR i cteε = ⋅ = ), temos que se rR aumentar i diminui. Voltando à fórmula da potência:

( )2riP

Lε −

=

Se i diminui, P aumenta, já que riε > sempre. A conclusão final é que se rR aumentar, P aumenta, num gráfico P x R, isto corresponde a uma função estritamente crescente, que corresponde à Alternativa B.

Page 5: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

4

QUESTÃO 07 Considere dois pássaros A e B em repouso sobre um fio homogêneo de densidade linear μ , que se encontra tensionado, como mostra a figura abaixo. Suponha que a extremidade do fio que não aparece esteja muito distante da situação apresentada.

Subitamente o pássaro A faz um movimento para alçar vôo, emitindo um pulso que percorre o fio e atinge o pássaro B tΔ segundos depois. Despreze os efeitos que o peso dos pássaros possa exercer sobre o fio. O valor da força tensora para que o pulso retorne à posição onde se encontrava o pássaro A, em um tempo igual a 3 tΔ , é

a) ( )

2

2

4 dtμΔ

b) ( )

2

2

9 dtμΔ

c) ( )

2

2

dt

μΔ

d) ( )

2

29dt

μΔ

Resolução Alternativa A

De acordo com o enunciado da proposta, quando o pássaro A faz o movimento de vôo, um pulso é emitido de A para B em tΔ segundos. Como a onda apresenta velocidade constante, para que o pulso retorne ao ponto inicial A em 3 tΔ segundos, ele deverá percorrer as seguintes etapas nos respectivos intervalos de tempo: ▪ de A para B : gastando tΔ segundos, ▪ de B até o poste : gastando 2

tΔ segundos,

▪ o retorno do poste até B : gastando 2tΔ segundos e,

▪ finalmente de B até A gastando tΔ segundos. Assim, entre B e o poste, o pulso emitido percorre uma distância d em

2tΔ segundos. Sua velocidade de propagação no fio será:

( )2

2s dv

t tΔ

= =Δ Δ

(1)

Entretanto, a velocidade de propagação do pulso no fio também é expresso pela fórmula de Taylor:

Tvμ

= (2)

tal que: μ é a densidade linear do fio e, T é a intensidade da força tensora. Igualando (1) e (2), temos:

( ) ( )

2 2

2 2

2 4 4d T d T dTt t t

μμ μ

= ⇒ = ⇒ =Δ Δ Δ

QUESTÃO 08

Um par de blocos A e B, de massas 2 kgAm = e 10 kgBm = , apoiados em um plano sem atrito, é acoplado a duas molas ideais de mesma constante elástica K = 50 N/m, como mostra a figura abaixo.

Afastando-se horizontalmente o par de blocos de sua posição de equilíbrio, o sistema passa a oscilar em movimento harmônico simples com energia mecânica igual a 50 J. Considerando 210 m/sg = , o mínimo coeficiente de atrito estático que deve existir entre os dois blocos para que o bloco A não escorregue sobre o bloco B é a) 1/10 b) 5/12 c) 1 d) 5/6

Resolução Alternativa D A montagem da figura corresponde a uma associação em paralelo das duas molas, cuja constante elástica equivalente é dada pela soma das constantes elásticas de cada mola (2K = 100 N/m):

2 K

Sendo a energia mecânica transferida para o sistema = 50 JME , a amplitude (elongação máxima) de oscilação do sistema se dará quando toda essa energia estiver armazenada sob a forma potencial elástica na mola.

⋅= ⇒ = ⇒ =

2 2(2 ) 10050 1,0 m2 2M

K x xE x

Nesse caso, a força elástica, que age como força resultante no sistema formado pelos dois blocos, será máxima, de modo que:

( ) | |EL RES EQ A BMÁX MÁXF F k x m m a= ⇒ ⋅ = + ⋅ ⇒

225100 1,0 (2,0 10) | | | | m/s

3MÁX MÁXa a⋅ = + ⋅ ⇒ =

Agora, isolando o corpo A, representamos, num instante qualquer, as forças que atuam sobre ele:

A ATF

AP

AN

Nesse caso, temos: | | | |A A

AT RES

P N

F F

⎧ =⎪⎨

=⎪⎩.

Assim: | | | | | | | |e A A e AN m a m g m aμ μ⋅ = ⋅ ⇒ ⋅ ⋅ = ⋅ ⇒

| | | |ea gμ= ⋅

No caso da aceleração máxima de 225 m/s

3, temos:

2510

3 eμ= ⋅ ⇒56eμ =

Page 6: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

5

QUESTÃO 09 A figura I representa uma lente delgada convergente com uma de suas faces escurecidas por tinta opaca, de forma que a luz só passa pela letra F impressa.

Um objeto, considerado muito distante da lente, é disposto ao longo do eixo óptico dessa lente, como mostra a figura II.

Nessas condições, a imagem fornecida pela lente e projetada no anteparo poderá ser

a)

b)

c)

d)

Resolução Alternativa B Hipótese inicial: Supondo que o objeto em forma de “A” esteja disposto de frente à lente da figura 1, de forma que os raios luminosos de “A” cheguem entrando no plano do papel, temos as seguintes situações acontecendo: (1) A formação de uma imagem de “A” invertida, tão menor e tão mais próxima do foco (e após este) quanto maior for a distância de “A” até a lente. (2) A possibilidade de se ver um “F” direito (sem inversão), dado que a distância de “A” à lente é muito grande e os raios cheguem praticamente paralelos, desde que o anteparo seja colocado entre o foco e a lente (se o anteparo for “grudado” à lente, um “F” será visto de qualquer maneira, não importando as outras distâncias envolvidas no problema). Entretanto, o “F” visto não pode ser considerado fisicamente uma imagem, pois a definição física de imagem implica em convergência de raios, enquanto o “F” é apenas uma combinação de regiões com luz difusa e outras com sombra. (3) A possibilidade de se ver um “F” invertido de cima para baixo e da esquerda para a direita, dada uma distância p do objeto à lente muito grande (o suficiente para considerar que os raios chegam paralelos) e dado que o anteparo seja colocado a certa distância (não necessariamente grande) após o foco, que também não é fisicamente uma imagem.

A possibilidade de se ver um “F” existe considerando-se que os raios chegam praticamente paralelos, e que sua convergência se dá praticamente através do foco, o “F” projetado no anteparo seria idêntico ao “F” da lente se o anteparo fosse “grudado” à mesma, e teria suas linhas afinadas e seu tamanho diminuído conforme afastássemos o anteparo da lente.

Conforme aproximássemos o anteparo do foco, veríamos um borrão (muito pequeno e talvez não visível a olho nu). Depois do foco, mas ainda assim muito próximo do mesmo, teríamos a formação do “A” invertido, pois para p muito grande os raios chegam aproximadamente paralelos, mas ainda assim não paralelos (situação possível apenas matematicamente, tomando o limite quando → ∞p ), e a aproximação Gaussiana torna-se ainda mais válida, não deixando de valer suas famosas equações:

1/f = 1/p + 1/p’ A = –p’/p = i/o

que nos retorna valores reais para todas as variáveis, o que mostra que há formação de imagem.

A partir da formação do “A” invertido, e continuando a afastar o anteparo, teríamos uma região do espaço onde veríamos um borrão (ainda muito pequeno e talvez não visível a olho nu), e haveria uma certa distância onde teríamos um “F” invertido vertical e lateralmente, projetado no anteparo. Isso se deve ao fato de considerarmos a aproximação de raios praticamente paralelos chegando à lente, passando pela pequena região de convergência (aproxima pelo ponto focal) e invertendo sua posições em relação ao eixo principal (os raios que estavam acima do eixo agora estão abaixo e vice-versa, e os que estavam à direita agora estão à esquerda e vice-versa). A figura abaixo ilustra com maior facilidade a situação da imagem invertida projetada no anteparo após o foco. Note que o raio que atinge a parte mais alta da lente se torna o mais baixo na projeção no anteparo, e vice-versa (imaginando um objeto qualquer, não necessariamente o “A”):

Lente

Região opaca (em vermelho)

Anteparo

Região de sombra (em azul)

Eixo principal Foco

É importante perceber, na figura acima, que a inversão se deu em torno do eixo principal, assim, supondo-se que a lente é esférica a inversão ocorre em qualquer direção que tomarmos (paralela ao plano da lente delgada), e por isso a imagem se inverte em todos os sentidos. E a figura abaixo mostra a situação da imagem projetada no anteparo antes do foco, menor e direita.

Lente

Região opaca (em vermelho)

Anteparo

Região de sombra (em azul)

Eixo principal

Foco

Observe que a figura projetada no anteparo é justamente uma inversão daquilo que está na lente quando os raios chegam paralelos ou praticamente paralelos. NOTA: Embora esta questão possua uma alternativa correta, consideramos que a mesma é inadequada para o contexto em que foi aplicada, uma vez que o tempo necessário à sua correta resolução extrapola em muito o tempo médio destinado a cada questão da prova.

QUESTÃO 10 A imagem de um ponto P, posicionado a uma distância d de um espelho plano E, pode ser visualizada por dois observadores A e B, como mostra a figura abaixo.

Page 7: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

6

A respeito da imagem P’ do ponto P vista pelos observadores, é correto afirmar que a) ambos os observadores visualizam P’ a uma distância 2d do ponto P b) o observador A visualiza P’ a uma distância d/2 do espelho c) o observador B visualiza P’ a uma distância d/4 do espelho d) o observador A visualiza P’ a uma distância 3d/2 do espelho e o observador B à distância 5d/4 do espelho.

Resolução Alternativa A A imagem do ponto P é formada a uma distância d, simétrica ao espelho plano. Desta forma, tanto o observador A quanto o observador B visualizarão o ponto imagem P´a uma distância 2d do ponto P.

QUESTÃO 11 O diagrama a seguir representa o ciclo percorrido por 3 mols de um gás perfeito.

Sabendo-se que no estado A a temperatura é –23°C e considerando R = 8 J/mol.K, o trabalho, em joules, realizado pelo gás no ciclo é a) –6000 b) 12000 c) 1104 d) –552

Resolução Alternativa A Pela equação de Clapeyron, no estado A, temos:

3 8 (273 23) 6000A A Ap V n R T p v p v⋅ = ⋅ ⋅ ⇒ ⋅ = ⋅ ⋅ − ⇒ ⋅ = O módulo do trabalho no ciclo representado é numericamente igual à área dentro do triângulo. Assim:

(3 ) (2 )| | 6000 J2

v v p p p Vτ − ⋅ −= = ⋅ =

Como o ciclo é percorrido no sentido anti-horário, o trabalho é recebido pelo gás e, portanto, 0τ < . Logo, 6000 Jτ = − .

QUESTÃO 12 Um estudante, querendo determinar o equivalente em água de um calorímetro, colocou em seu interior 250 g de água fria e, aguardando um certo tempo, verificou que o conjunto alcançou o equilíbrio térmico a uma temperatura de 20 °C. Em seguida, acrescentou ao mesmo 300 g de água morna, a 45 °C. Fechando rapidamente o aparelho, esperou até que o equilíbrio térmico fosse refeito; verificando, então, que a temperatura final era de 30 °C. Baseando-se nesses dados, o equivalente em água do calorímetro vale, em gramas, a) 400 b) 300 c) 100 d) 200

Resolução Alternativa D Seja m a massa equivalente em água do calorímetro. Após o primeiro equilíbrio térmico, temos uma massa total equivalente de água igual a (m+250) gramas, à temperatura de 20 °C. Fazendo a mistura com a outra massa de água (300 gramas), colocada à temperatura de 45 °C, e impondo que a soma de todos os calores trocados pelo sistema é zero até ser atingido o segundo equilíbrio térmico (30 °C), temos:

1 1 1 2 2 20 0Q m c m cθ θ= ⇒ ⋅ ⋅ Δ + ⋅ ⋅ Δ = ⇒∑

( 250) 1,0 (30 20) 300 1,0 (30 45) 010 2500 4500 0

mm

+ ⋅ ⋅ − + ⋅ ⋅ − = ⇒+ − = ⇒

200 gm =

QUESTÃO 13 O gás contido no balão A de volume V e pressão p é suavemente escoado através de dutos rígidos e de volumes desprezíveis, para os balões B, C, D e E, idênticos e inicialmente vazios, após a abertura simultânea das válvulas 1, 2, 3 e 4, como mostra a figura abaixo.

Após atingido o equilíbrio, a pressão no sistema de balões assume o

valor 3p

. Considerando que não ocorre variação de temperatura, o

volume de dois dos balões menores é a) 1,0 V b) 0,5 V c) 1,5 V d) 2,0 V

Resolução Alternativa A Pela equação de Clapeyron, o número de mols é dado por:

p Vp V n R T nR T⋅

⋅ = ⋅ ⋅ ⇒ =⋅

O número total de mols contido inicialmente no balão A será distribuído dentre os cinco balões após serem abertas as quatro válvulas. Assim:

TOTAL A B C D En n n n n n= + + + + Sendo p’ a pressão do sistema após as válvulas serem abertas, V0 o volume de cada um dos quatro balões menores, e T a temperatura, que se mantém constante durante o processo, temos:

0 0 0 00

' ' ' '' ( ') 4 'p V p V p V p VpV p V p p V p VRT RT RT RT RT RT

= + + + + ⇒ − =

Como '3pp = , temos:

0 02 44

3 3 3 3p p p pp V V V V⎛ ⎞

− = ⇒ = ⇒⎜ ⎟⎝ ⎠

02V V=

Logo o volume de dois balões menores (2 V0) é igual a V.

QUESTÃO 14 Um paciente, após ser medicado às 10 h, apresentou o seguinte quadro de temperatura:

A temperatura desse paciente às 11 h 30 min, em °F, é a) 104 b) 54,0 c) 98,6 d) 42,8

Resolução Alternativa C Observe que no intervalo das 10 h até as 12 h, a temperatura caiu uniformemente de 4 °C em 2 h, isto é, 1 °C a cada 0,5 h. Assim, sendo a temperatura às 11 h igual a 38 °C, a temperatura às 11 h e 30 min (0,5 h depois) será 37 °C. Convertendo essa temperatura de °C para °F, temos:

32 32375 9 5 9C F FT T T− −= ⇒ = ⇒ 98,6 °FFT =

Page 8: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

7

QUESTÃO 15 Um frasco de vidro, cujo volume é 2000 cm3 a 0 °C, está completamente cheio de mercúrio a esta temperatura. Sabe-se que o coeficiente de dilatação volumétrica do mercúrio é 1,8 x 10–4 °C–1 e o coeficiente de dilatação linear do vidro de que é feito o frasco é 1,0 x 10–5 °C–1. O volume de mercúrio que irá entornar, em cm3, quando o conjunto for aquecido até 100 °C, será a) 6,0 b) 18 c) 36 d) 30

Resolução Alternativa D Sendo o coeficiente de dilatação linear do vidro 5 11,0 10 °CVα

− −= ⋅ ,

então 5 13 3,0 10 °CV Vγ α − −= = ⋅ . Como os volumes iniciais do vidro e do mercúrio são ambos iguais a

30 2000 cmV = , o volume de mercúrio que irá entornar representa a

dilatação aparente do líquido, que corresponde à diferença entre a dilatação real do líquido (mercúrio) e a dilatação do frasco (vidro) que o contém.

0 0AP M V M VV V V V Vγ θ γ θΔ = Δ − Δ = ⋅ ⋅ Δ − ⋅ ⋅ Δ ⇒ 4 52000 1,8 10 100 2000 3,0 10 100APV − −Δ = ⋅ ⋅ ⋅ − ⋅ ⋅ ⋅ ⇒

330 cmAPVΔ =

QUESTÃO 16 Na situação de equilíbrio abaixo, os fios e as polias são ideais e a aceleração da gravidade é g. Considere eμ o coeficiente de atrito

estático entre o bloco A, de massa Am , e o plano horizontal em que se apóia.

A maior massa que o bloco B pode ter, de modo que o equilíbrio se mantenha, é a) 2 e Amμ b) 3 e Amμ c) e Amμ d) 4 e Amμ

Resolução Alternativa A As forças que atuam em cada bloco são representadas na figura a seguir:

A

N

ATF T

AP

B

T T

BP

Para que o sistema fique em equilíbrio estático, a força resultante em cada bloco deve ser nula. Assim, no corpo A, devemos exigir que:

| | | |

| | | |A

AT

P N

T F

⎧ =⎪⎨

=⎪⎩

A máxima massa de B implica na máxima tração e portanto na máxima força de atrito. Portanto:

| | | | | | | |AT e e AT F N m gμ μ= = ⋅ = ⋅ ⋅ Observe que o corpo B está submetido ao dobro da tração que o corpo A, uma de cada lado do fio. Nesse caso, exigimos que:

| | 2 | |BP T= Substituindo a tração, vem que:

| | 2 ( | |) 2B e A B e Am g m g m mμ μ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⇒ = ⋅ ⋅

QUESTÃO 17 A figura abaixo representa um vagão em repouso, no interior do qual se encontram um pêndulo simples e um recipiente fixo no piso, cheio de água. O pêndulo simples é composto de uma bolinha de ferro presa ao teto do vagão por um fio ideal e, dentro do recipiente, existe uma bolinha de isopor, totalmente imersa na água e presa no seu fundo também por um fio ideal.

Assinale a alternativa que melhor representa a situação física no interior do vagão, se este começar a se mover com aceleração constante para a direita. a)

b)

c)

d)

Resolução Alternativa C

Para a bolinha de ferro presa no teto do vagão, temos o seguinte esquema, quando o vagão está sujeito a uma aceleração a para a direita:

a

P

T

O polígono de forças para este corpo pode ser representado, considerando T a tração, P o peso e R a força resultante em relação a um referencial inercial como:

ou P T

R

T

R

θ

É importante notarmos que a direção e sentido da resultante são os mesmos da direção e sentido da aceleração da massa (igual à aceleração do vagão). Note ainda que o ângulo de inclinação pode ser calculado por:

R m a atg arctg

P m g gθ θ

⎛ ⎞⋅= = ⇒ = ⎜ ⎟⋅ ⎝ ⎠

Para a bolinha de isopor presa no chão do vagão, dentro da água, temos o seguinte esquema, quando o vagão está sujeito a uma aceleração a para a direita:

a

PT

1E2E

θ

θ

1E

2Eθ

Page 9: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

8

Note que a aceleração implica em dois efeitos: 1) Aparecimento de uma diferença de pressões também no eixo da aceleração, implicando numa força também na direção da aceleração, que chamamos de 2E . Esta força tem módulo calculado por

2E V aρ= ⋅ ⋅ com ρ = densidade do líquido, V = volume do corpo e a = aceleração do líquido (igual à aceleração do corpo). 2) Devido à composição dos dois gradientes de pressão (no eixo x devido à presença de aceleração e no eixo y devido ao peso crescente da coluna d’água com a profundidade) o líquido se inclina com um ângulo:

2

1

E a V atg tg arctg

E g V gρθ θ θρ

⎛ ⎞⋅ ⋅= ⇒ = ⇒ = ⎜ ⎟⋅ ⋅ ⎝ ⎠

Este ângulo pode ser explicado pela força aplicada pelo restante do líquido sobre uma lâmina de água na superfície (com a composição das pressões em x e em y) de forma normal à superfície. O polígono de forças para este corpo pode ser representado, considerando T a tração, P o peso e R a força resultante em relação a um referencial inercial como:

ou

P

T

R T

R

P

θ

θ

2E

1E

2E

1E

É importante notarmos que também a direção e sentido da resultante são os mesmos da direção e sentido da aceleração da massa (igual à aceleração do vagão). Note ainda que o ângulo de inclinação pode ser calculado por:

2

1

. . ..

. . .E R V a ma a V m a

tgE P V g mg g V m g

ρ ρθρ ρ

− ⎛ ⎞− −= = = = ⇒⎜ ⎟− − −⎝ ⎠

aarctg

⎛ ⎞= ⎜ ⎟

⎝ ⎠

Logo a situação no interior do vagão pode ser representada como na

alternativa (c), considerando a

arctgg

θ⎛ ⎞

= ⎜ ⎟⎝ ⎠

, onde a = aceleração

horizontal do vagão e g = aceleração da gravidade.

θ

θ

θ

QUESTÃO 18 Uma partícula é abandonada de uma determinada altura e percorre o trilho esquematizado na figura abaixo, sem perder contato com ele.

Considere que não há atrito entre a partícula e o trilho, que a resistência do ar seja desprezível e que a aceleração a gravidade seja g. Nessas condições, a menor velocidade possível da partícula ao terminar de executar o terceiro looping é a) 3Rg

b) 7Rg

c) 15Rg

d) 11Rg

Resolução Alternativa C Para completar os loopings sem que haja descolamento dos trilhos, a normal não pode se anular. Sabe-se que quanto menor a velocidade, menor deve ser a força normal necessária para contribuir com a resultante centrípeta. Logo, devemos nos preocupar com a velocidade mínima, que ocorre em cada looping no ponto de altura máxima. Ainda neste ponto, temos que o peso ajuda integralmente na composição da resultante centrípeta, o que contribui na minimização da reação normal. Como os dois primeiros loopins apresentam menor raio, caso a partícula tenha velocidade suficiente para completar o terceiro (de maior raio) sem descolamento, completará também os dois primeiros. Observe o esquema abaixo do terceiro looping:

v

P

N

3R

O

A

B O sistema não apresenta forças dissipativas e portanto a energia mecânica se conserva. Assim, o corpo terá mínima velocidade em B caso tenha mínima velocidade em A. A mínima velocidade em A implica em uma resultante centrípeta de baixa intensidade, que ocorre quando N → 0 (limite sem o descolamento) neste ponto, ou seja

cpAF N= P P+ = 2

2 33

AcpA A

vF P m mg v RgR

= ⇒ ⋅ = ⇒ =

Utilizando um referencial no solo e igualando as energias mecânicas nos pontos A e B:

2 22 2(6 ) 12

2 2A B

MA MB A Bmv mvE E mg R v R g v= ⇒ + = ⇒ + ⋅ ⋅ =

Mas 2 3Av R g= ⋅ ⋅ e portanto: 23 12 15B BR g R g v v R g⋅ ⋅ + ⋅ ⋅ = ⇒ = ⋅ ⋅

QUESTÃO 19

Um planeta Alpha descreve uma trajetória elíptica em torno do seu sol como mostra a figura abaixo.

Considere que as áreas 1A , 2A e 3A são varridas pelo raio vetor que une o centro do planeta ao centro do sol quando Alpha se move respectivamente das posições de 1 a 2, de 2 a 3 e de 4 a 5. Os trajetos de 1 a 2 e de 2 a 3 são realizados no mesmo intervalo de tempo tΔ e o trajeto de 4 a 5 num intervalo 't tΔ < Δ . Nessas condições é correto afirmar que a) 3 2A A< b) 2 3A A< c) 1 2A A> d) 1 3A A<

Page 10: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

9

Resolução Alternativa A Pela 2ª Lei de Kepler, para planetas em órbita ao redor de uma mesma estrela, vale a seguinte relação:

= =Δ

tanAREOLARAv cons tet

onde A é a área varrida pelo vetor r que une a estrela a um planeta qualquer, num tempo tΔ . Nos caminhos 1 2→ e 2 3→ , o tempo de deslocamento é o mesmo. Logo:

= ⇒Δ Δ

1 2A At t

=1 2A A

Por outro lado, comparando os caminhos 4 5→ e 1 2→ , temos:

Δ= ⇒ Δ = < Δ ⇒

Δ Δ3 1 3

1'

'A A A tt tt t A

< =3 1 2A A

QUESTÃO 20

Dois corpos A e B, esféricos, inicialmente estacionários no espaço, com massas respectivamente iguais a Am e Bm , encontram-se separados, centro a centro, de uma distância x muito maior que seus raios, conforme figura abaixo.

Na ausência de outras forças de interação, existe um ponto P do espaço que se localiza a uma distância d do centro do corpo A. Nesse ponto P é nula a intensidade da força gravitacional resultante, devido à ação dos corpos A e B sobre um corpo de prova de massa m, ali colocado. Considere que os corpos A e B passem a se afastar com uma velocidade constante ao longo de uma trajetória retilínea que une os seus centros e que 16A Bm m= . Nessas condições, o gráfico que melhor representa d em função de x é a)

b)

c)

d)

Resolução Alternativa D No ponto P, distante d da massa A, temos que o corpo apresenta resultante nula e, portanto:

= ⇒ = ⇒ =− −2 2 2 2

(16 )| | | |( ) ( )

A B B BAP BP

Gm m Gm m G m m Gm mF Fd x d d x d

= ⇒ = ±− −2 2

16 1 1 4( ) ( )d x d x d d

Como 0x d− > , descartamos o sinal negativo, e ficamos com:

=45xd

Assim, a função d(x) é uma reta crescente.

QUESTÃO 21 Uma bola de basquete descreve a trajetória mostrada na figura após ser arremessada por um jovem atleta que tenta bater um recorde de arremesso.

A bola é lançada com uma velocidade de 10 m/s e, ao cair na cesta, sua componente horizontal vale 6,0 m/s. Despreze a resistência do ar e considere g = 10 m/s2. Pode-se afirmar que a distância horizontal (x) percorrida pela bola desde o lançamento até cair na cesta, em metros, vale a) 3,0 b) 6,0 c) 4,8 d) 3,6

Resolução Alternativa B Considere o seguinte sistema de coordenadas:

x

y

Na direção horizontal, temos um movimento uniforme, com a componente xv da velocidade constante e igual a 6,0 m/s. Na direção vertical, temos um movimento uniformemente variado, com espaço inicial 0 2,0 my = , aceleração 210 m/sa g= − = − , e velocidade inicial dada por:

2 2 2 2 2 20 0 0 0 010 6,0 8,0 m/sx y y yv v v v v= + ⇒ = + ⇒ =

Assim, a equação horária dos espaços na direção vertical é dada por:

2 2

0 0

102 8

2 2y

at ty y v t y t= + + ⇒ = + − ⇒ 22 8 5y t t= + −

Para atingir a altura 5,0 my = , os instantes de tempo correspondentes são:

2 25 2 8 5 5 8 3 0t t t t= + − ⇒ − + = ⇒ 0,6 st = ou 1,0 st =

No caso, o primeiro instante (0,6 s) corresponde ao momento anterior ao de altura máxima, quando a bola está subindo, e o segundo instante (1,0 s) corresponde ao momento em que a bola está descendo e cai na cesta. O espaço percorrido na direção horizontal (x) até a bola cair na cesta, depois de 1,0 s, é dado por:

6,01,0x

s xv

= ⇒ = ⇒Δ

6,0 mx =

QUESTÃO 22

Uma pessoa, brincando em uma roda-gigante, ao passar pelo ponto mais alto, arremessa uma pequena bola (Figura 1), de forma que esta descreve, em relação ao solo, a trajetória de um lançamento vertical para cima.

Page 11: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

10

A velocidade de lançamento da bola na direção vertical tem o mesmo módulo de velocidade escalar (v) da roda-gigante, que executa um movimento circular uniforme. Despreze a resistência do ar, considere a aceleração da gravidade igual a g e 3π = . Se a pessoa consegue pegar a bola no ponto mais próximo do solo (Figura 2), o período de rotação da roda-gigante pode ser igual a

a) 203

vg

b) 107

vg

c) vg

d) 12 vg

Resolução Alternativa A Analisando o movimento circular, com R o raio da roda gigante e T o período de rotação:

2 2 36

R R v Tv RT Tπ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

= = ⇒ = (I)

Analisando o lançamento vertical da bola: Adotamos o referencial abaixo, positivo para cima (movimento da bola): V

R

2R

y

x

2

22

g ty R v t ⋅= ⋅ + ⋅ −

Como a roda gira pelo menos meia volta, podendo completar mais um número inteiro n de voltas, temos que y=0 quando

1.2 2Tt nT t T n⎛ ⎞ ⎛ ⎞= + ⇒ = +⎜ ⎟ ⎜ ⎟⎝ ⎠ ⎝ ⎠

Logo, 2

1 10 22 2 2

gR v T n T n⎡ ⎤ ⎡ ⎤⎛ ⎞ ⎛ ⎞= ⋅ + ⋅ + − ⋅ +⎢ ⎥ ⎢ ⎥⎜ ⎟ ⎜ ⎟⎝ ⎠ ⎝ ⎠⎣ ⎦ ⎣ ⎦

(II)

Substituindo os valores de (I) em (II):

21 10 2

6 2 2 2v T gV T n T n⎡ ⎤ ⎡ ⎤⋅⎛ ⎞ ⎛ ⎞ ⎛ ⎞= ⋅ + + − ⋅ +⎢ ⎥ ⎢ ⎥⎜ ⎟ ⎜ ⎟ ⎜ ⎟⎝ ⎠ ⎝ ⎠ ⎝ ⎠⎣ ⎦ ⎣ ⎦

25 106 2 2

g TT v n n⎡ ⎤⋅⎛ ⎞ ⎛ ⎞= + − ⋅ +⎢ ⎥⎜ ⎟ ⎜ ⎟⎝ ⎠ ⎝ ⎠⎢ ⎥⎣ ⎦

Como T ≠ 0 temos: ( )( )

2

2

4 6 51 52 2 6 3 2 1

ng T vn v n Tg n

+⋅ ⎛ ⎞ ⎛ ⎞⋅ + = + ⇒ = ⋅⎜ ⎟ ⎜ ⎟⎝ ⎠ ⎝ ⎠ +

Avaliando as alternativas, lembrando que n é natural:

a) Correta: ( )( )2

4 6 520 203 33 2 1

nvTg n

+= ⇒ =

+

( ) ( )+ = + + ⇒ + = ⇒ = = −2 76 5 5 4 4 1 10 7 0 010

n n n n n n ou n

b) Incorreta: ( )( )2

4 6 510 107 73 2 1

nvTg n

+= ⇒ =

+

( ) ( )2 27 12 10 15 4 4 1 60 24 55 0n n n n n⋅ + = + + ⇒ − − =

Equação cujo delta não é um quadrado perfeito.

c) Incorreta: ( )( )2

4 6 51

3 2 1

nvTg n

+= ⇒ =

+

( ) ( )2 24 6 5 3 4 4 1 12 12 17 0n n n n n⋅ + = ⋅ + + ⇒ − − =

Equação cujo delta não é um quadrado perfeito.

d) Incorreta: ( )( )2

4 6 512 12

3 2 1

nvTg n

+= ⇒ =

+

( ) ( )2 2 26 5 9 4 4 1 36 30 4 0 18 15 2 0

15 225 4 18 2 15 9 02 18 2 18

n n n n n n n

n

+ = ⋅ + + ⇒ + + = ⇒ + + =

− ± − ⋅ ⋅ − ±= = <

⋅ ⋅

QUESTÃO 23

Dispôe-se de quarto polias ideais de raios AR R= , 3BR R= , 2CRR =

e 10DRR = que podem ser combinadas e acopladas a um motor cuja

freqüência de funcionamento tem valor f. As polias podem ser ligadas por correias ideais ou unidas por eixos rígidos e, nos acoplamentos, não ocorre escorregamento. Considere que a combinação dessa polias com o motor deve acionar uma serra circular (S) para que ela tenha uma freqüência de rotação igual a 5/3 da freqüência do motor. Sendo assim, marque a alternativa que representa essa combinação de polias. a)

b)

c)

d)

Resolução Alternativa B

As polias unidas por correias têm mesma velocidade tangencial da extremidade (e portanto mesmo produto da freqüência de rotação pelo raio) e as polias presas por eixos rígidos ou acopladas têm mesma freqüência de rotação. Chamando de 1 a polia presa ao motor, de 2 a presa à polia 1 pela correia, de 3 a presa à polia 2 pelo eixo e 4 a presa à polia 3 pela correia temos:

1

1 1 2 231

2 32 4

3 3 4 4

4

MOTOR

s motor

SERRA

f ff R f R

RRf f f fR R

f R f Rf f

=⎧⎪ =⎪⎪ = ⇒ = ⋅ ⋅⎨⎪ =⎪⎪ =⎩

Como a freqüência da serra deve ser 5/3 da freqüência do motor,

temos que 1 3

2 4

53

R RR R

⋅=

⋅. Analisemos as alternativas:

a) Falsa.

1

2 1 3

2 43

4

23 1 52 10

3 60 310

C

B

D

A

RR RR R

R R R R RR R R R RR R

R R R

⎧ = =⎪⎪ ⋅= = ⋅⎪

⇒ = = ≠⎨⋅ ⋅⎪ = =

⎪⎪ = =⎩

b) Correta.

1

2

1 33

2 4

4

310 526 32 3

10

10

A

B

C

D

R R RR R R RRR RRR R RR R R

RR R

= =⎧⎪ = =⎪ ⋅⋅⎪

⇒ = = =⎨ = = ⋅⎪ ⋅⎪

= =⎪⎩

c) Falsa.

1

21 3

3 2 4

4

3

3 52 603

2 10

10

B

C

A

D

R R RRR R R R R R

R RR R R R RRR R

= =⎧⎪⎪ = =

⋅ ⋅⎪⇒ = = ≠⎨ = = ⋅⎪ ⋅

⎪= =⎪

d) Falsa.

1

2 1 3

2 43

4

101 510 2

3 60 323

D

A

C

B

RR RR R

R R R R RR R R R RR R

R R R

⎧ = =⎪⎪ ⋅= = ⋅⎪

⇒ = = ≠⎨⋅ ⋅⎪ = =⎪

⎪ = =⎩

Page 12: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – FÍSICA

11

QUESTÃO 24 O diagrama abaixo representa as posições de dois corpos A e B em função do tempo.

Por este diagrama, afirma-se que o corpo A iniciou o seu movimento, em relação ao corpo B, depois de a) 2,5 s b) 7,5 s c) 5,0 s d) 10 s

Resolução Alternativa C Considerando t1 como o tempo onde os corpos se encontram:

t1 t0A Cálculo das funções horárias do espaço: Corpo B: 0B B BS S v t= + ⋅

Pelo gráfico: 0 40 4 /10 0Bv m s−

= = −−

Logo, 40 4BS t= − Para 10BS = m (ponto de encontro), temos

110 40 4 7,5t t s= − ⇒ = Corpo A: 0 0( )A A A AS S v t t= + −

Pelo gráfico: (10) (7,5) 20 10 4 /10 7,5 10 7,5A

s s sv m st

Δ − −= = = =Δ − −

Logo, 0 00 4( ) 4( )A A AS t t t t= + − = − Para t = 10s, = 20AS m . Portanto:

0 020 4(10 ) 5A At t s= − ⇒ = Logo o corpo A partiu 5 segundos após o corpo B

QUESTÃO 25 Uma bola rola com velocidade v , constante, sobre uma superfície de vidro plana e horizontal, descrevendo uma trajetória retilínea. Enquanto a bola se desloca, a sua sombra percorre os planos representados pelos trechos 1 e 2 da figura abaixo, com velocidades escalares médias 1v e 2v , respectivamente.

Considerando que a sombra está sendo gerada por uma projeção ortogonal à superfície de vidro, pode-se afirmar que o seu movimento é a) acelerado no trecho 1 e retardado no trecho 2, sendo 1 2v v v> > b) acelerado nos dois trechos, sendo 1 2v v v= > c) uniforme nos dois trechos, sendo 1 2v v v= = d) uniforme nos dois trechos, sendo 1 2v v v= >

Resolução Alternativa D É fácil notar que a velocidade horizontal xV da sombra é constante e

igual a V . Observe a figura depois de um tempo tΔ do início da subida:

d d

α

h Trecho 2 Trecho 1

xv v=

Sombra

α

Como a altura é mediana, o triângulo é isósceles e os ângulos da base são iguais.

Como o plano inclinado é retilíneo, podemos aplicar tgα da seguinte maneira:

ytgx

α Δ=Δ

Além disso, do movimento da bola, x v tΔ = Δ

Logo, ( . ).ytg y v tg t k tv t

α αΔ= ⇒ Δ = Δ = Δ

Δ; k constante.

Como y k tΔ = Δ , o movimento da sombra em y é uniforme, assim como o de x, logo o movimento da sombra é uniforme, e no trecho 1:

2 21 x yv v v v= + >

De forma análoga, note que 2 22 1x yv v v v v= + = >

Assim temos 1 2v v v= > .

Page 13: Fisica exercicios resolvidos  002
Page 14: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – PORTUGUÊS

1

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO I Preces por São Francisco

Por meio de uma greve de fome de 23 dias, o bispo dom Cappio voltou a chamar a atenção para os problemas inerentes à

transposição das águas do Velho Chico para o semi-árido nordestino.

5 10 15 20

Em dezembro de 2007, um religioso fez jejum de 23 dias por São Francisco. Esse, que poderia ser uma manifestação qualquer de algum dos milhões de católicos brasileiros, ultrapassou os limites da Igreja e virou um problema de Estado. Afinal, não era um São Francisco qualquer, mas o rio brasileiro que atravessa cinco estados; tampouco se tratava de um religioso qualquer, mas de dom Luís Flávio Cappio, bispo de Barra, histórico ambientalista, defensor e conhecedor das populações pobres do sertão nordestino. A greve de fome foi amplamente divulgada pela imprensa nacional e esquentou o debate sobre as obras no Velho Chico.

(..) O Velho Chico, como o rio é conhecido Brasil afora, nasce

em João de Roque de Minas, na serra da Canastra, e lança suas águas entre Alagoas e Sergipe no oceano Atlântico. O São Francisco foi descoberto por Américo Vespúcio em 4 de outubro de 1501, quando o navegador mapeava o litoral brasileiro. Sua bacia hidrográfica representa 8% do território nacional e 57% da área do semi-árido. São 32 sub-bacias, 168 afluentes e envolve 505 municípios – 101 no vale do rio – onde vivem aproximadamente 15 milhões de pessoas.

(Revista Discutindo Geografia, Ano 3 – adaptado.)

QUESTÃO 26

“Esse, que poderia ser uma manifestação qualquer de algum dos milhões de católicos brasileiros, ultrapassou os limites da Igreja e virou um problema de Estado”. ( 2 a 5)

Dessa passagem pode-se inferir a/o

a) grande dimensão do problema com a transposição b) devoção dos brasileiros a São Francisco de Assis c) jejum como prática corriqueira entre muitos brasileiros d) estreita relação entre Igreja e Estado no Brasil

Resolução Alternativa A a) Correta. Embora o trecho não faça referência direta à transposição do rio, considerando o excerto “ultrapassou os limites da Igreja e virou um problema de Estado” nota-se que o problema da transposição tomou grandes proporções. b) Incorreta. No trecho, entrevê-se a questão do Rio São Francisco, de maneira ainda indireta, e não um apego religioso ao santo São Francisco de Assis. c) Incorreta. O elemento coesivo “esse” refere-se a “jejum”, o qual, segundo o trecho apresentado, seria uma manifestação isolada de algum dos milhões de católicos brasileiros. d) Incorreta. Justamente pelas palavras “ultrapassou os limites da Igreja e virou um problema de Estado” é que se vê, segundo o texto, a relação distante entre Igreja e Estado no Brasil.

QUESTÃO 27 Sobre o texto acima, é correto afirmar que o/a a) descoberta do rio São Francisco está condicionada a uma situação exploratória b) forma carinhosa como o rio São Francisco é conhecido caracteriza uma figura de linguagem conhecida como eufemismo c) pronome esse ( . 2) funciona como um elemento de coesão textual e substitui o termo religioso. d) repercussão da atitude do frei não era esperada pela Igreja Católica que delegou o problema para o Estado.

Resolução Alternativa A a) Correta. A “situação exploratória”, no texto, é a expedição de Américo Vespúcio para mapear o litoral brasileiro, a qual foi responsável pela descoberta do rio São Francisco. b) Incorreta. Eufemismo é usar palavras suaves para atenuar uma idéia negativa, por exemplo, “foi dessa para melhor” ao invés de

“morreu”. A forma carinhosa como o rio é conhecido no Brasil trata-se de uma Perífrase, que é uma outra expressão usada para referir-se a algo, por exemplo, leão é “o rei dos animais”; “Velho Chico” é o rio São Francisco. c) Incorreta. O pronome “esse” retoma “jejum”, não religioso. O jejum é que é a “manifestação” citada no trecho. d) Incorreta. Não há qualquer referência, no texto, a uma delegação, por parte da Igreja, do problema do rio São Francisco para o Estado.

QUESTÃO 28 Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso nas afirmativas abaixo, retiradas de trechos do Texto I.

( ) A expressão “ Por meio de uma greve de fome de 23 dias...”, mantém uma relação de causa com o resto do período.

( ) A palavra sublinhada em “O Velho Chico, como o rio é conhecido Brasil afora...” estabelece uma relação comparativa.

( ) O termo destacado em “...ultrapassou os limites da Igreja e virou um problema de Estado.” é um complemento direto da forma verbal virou.

( ) Do trecho “...no vale do rio São Francisco – onde vivem aproximadamente 15 milhões de pessoas...” depreende-se que o número de pessoas que vivem no vale do rio pode ser inferior a 15 milhões.

A seqüência correta é a) V, F, F, V. b) F, V, V, F. c) V, V, V, F. d) F, F, F, V.

Resolução Alternativa D Item 1 – Falso. A expressão indicada representa o instrumento ou meio utilizado para obter a finalidade. Item 2 – Falso. A conjunção “como” está empregada com o valor circunstancial de conformidade, não de comparação. Item 3 – Falso. O verbo “virar”, neste caso empregado com o sentido de “tornar”, caracteriza o predicado nominal, exigindo, portanto, um termo predicativo (o jejum virou um problema de Estado) e não um complemento verbal. Item 4 – Verdadeiro. O advérbio aproximadamente significa algo não exato, apesar de próximo, vizinho, podendo se referir a um valor um pouco inferior ou um pouco superior ao número exato.

QUESTÃO 29 Assinale a opção cujo termo grifado NÃO está coerente com o sentido original do texto I.

a) Não era, pois, um São Francisco qualquer, mas o rio brasileiro que atravessa cinco estados(...) ( . 5 e 6) b) Dom Cappio voltou a chamar a atenção para os problemas contrários à transposição das águas do Velho Chico(...) (lide) c) O Velho Chico, como o rio é conhecido ao longo do Brasil(...) ( . 14) d) Muito menos se tratava de um religioso qualquer, mas de Dom Luis Flavio Cappio, bispo de Barra, histórico ambientalista(...) ( .6 a 8)

Resolução Alternativa B Em a, mantém-se a relação conclusiva entre as orações, da mesma forma que o trecho original “Afinal, não era um São Francisco qualquer”. Em c e d, as expressões “ao longo do Brasil” e “ muito menos”, respectivamente, mantêm a mesma relação semântica de “Brasil afora” e “tampouco”. Em b, contudo, a expressão inerente significa “constitutivo”, “que faz parte de”, e não “contrário”, conforme alteração sugerida na alternativa.

QUESTÃO 30 Dentre as preposições abaixo grifadas, assinale aquela cuja classificação entre parênteses está de acordo com o sentido utilizado no texto.

a) “Em dezembro de 2007, um religioso fez jejum de 23 dias por São Francisco...” (CAUSA) b) “Por meio de uma greve de fome de 23 dias, o bispo Dom Cappio voltou a chamar a atenção para os problemas...” (INSTRUMENTO) c) “A greve de fome foi amplamente divulgada pela imprensa nacional…” (LUGAR) d) “... e esquentou o debate sobre as obras no Velho Chico.” (MEIO)

Page 15: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – PORTUGUÊS

2

Resolução Alternativa A a) Correta. Expressa a relação de causa, equivalente à expressão “em favor de” b) Incorreta. Expressa um sentido de perspectiva em relação a alguma coisa (os problemas). c) Incorreta. A imprensa foi o meio pelo qual a greve foi divulgada, não o local. d) Incorreta. Expressa o sentido de a respeito de alguma coisa e não meio para um fim.

TEXTO II 5 10 15 20

Degradação O rio São Francisco tem enorme importância socioeconômica atribuída à utilização de suas águas. Dentre os diversos usos, destacam-se: o consumo humano, a produção de energia elétrica distribuída para aproximadamente 97% da região Nordeste, a agricultura irrigada – praticada em diversas agrovilas espalhadas ao longo das margens – a piscicultura – como a criação de tilápias no cânion do rio, no município baiano de Paulo Afonso – a navegação e o turismo, entre outras funções. O São Francisco se encontra em estágio avançado de degradação. O problema é imputado às ações humanas como, por exemplo, devastação das nascentes e matas ciliares, despejo de esgoto e lixo – doméstico e industrial - ; às atividades agropecuárias, mineradoras e de garimpo; às queimadas etc. (...) Esses impactos ambientais na região drenada pelo Velho Chico e seus afluentes começaram a ocorrer por volta de 500 anos atrás, época em que se iniciou o povoamento no vale do São Francisco. Hoje, o rio está debilitado e em diversos setores da bacia hidrográfica a degradação preocupa, aflige e entristece. (Revista Discutindo Geografia, Ano 3 – adaptado.)

QUESTÃO 31 Sobre o 2° parágrafo é correto afirmar que a) a expressão por exemplo ( . 12) poderia ficar sem as vírgulas, uma vez que é explicativa. b) o verbo do 1° período está flexionado na voz passiva. c) em “O São Francisco se encontra em estágio avançado de degradação” há um termo elíptico e um predicativo do sujeito. d) as ações humanas, as atividades agropecuárias e as queimadas são, dentre outras, as conseqüências da degradação do rio.

Resolução Alternativa C a) Incorreta: A expressão “por exemplo” poderia ficar sem as vírgulas pelo fato de, apesar de estar deslocada de sua ordem habitual, não ser considerada longa. A ausência de vírgulas não poderia acontecer pela expressão ter valor explicativo. b) Incorreta: Neste caso, a partícula “se”, neste caso, representa o pronome reflexivo. Assim, não tem o valor de apassivadora e portanto não indica a voz passiva. c) Correta: O São Francisco se encontra em estágio de degradação e esse estágio “é” ou “está” avançado. Temos o verbo ser ou estar como um termo elíptico e avançado é o predicativo do sujeito (estágio). d) Incorreta: todas as indicações correspondem às causas da degradação, não às conseqüências.

QUESTÃO 32 Assinale a alternativa correta. a) Em “O problema é imputado às ações humanas”, o termo destacado exerce a função de agente da ação verbal. b) O vocábulo problema ( . 11) é um item de coesão lexical que retoma a expressão “estágio avançado de degradação”. c) O sintagma “de suas águas” ( .2) exerce a mesma função sintática que o termo destacado em “o São Francisco se encontra em estágio avançado de degradação”. ( . 10 e 11) d) Os vocábulos degradação, irrigada, consumo, e piscicultura foram formados pelo mesmo processo de formação de palavras.

Resolução Alternativa B a) Incorreta. A expressão destacada exerce a função sintática de complemento nominal do adjetivo “imputado”. O agente da ação verbal é o sujeito “O problema”, sendo o termo sublinhado o alvo desta ação. b) Correta. Em “O São Francisco se encontra em estágio avançado de degradação. O problema é imputado às ações humanas”, o termo “O problema” refere-se a “estágio avançado de degradação”, retomando sua significação. c) Incorreta. “de suas águas” é expressão que completa o sentido do termo “utilização” (complemento nominal); “de degradação” é adjunto adnominal do predicativo “avançado”. d) Incorreta. As palavras degradação e irrigada são formadas por derivação sufixal (radical degrad + sufixo ação e radical irrig + sufixo ada). Já consumo é formada por derivação regressiva, a partir do verbo consumir e piscicultura, por justaposição do elemento de composição latino (radical) pisci com o radical cultura.

QUESTÃO 33 De acordo com o Texto II, é correto afirmar que a/o(s) a) impactos ambientais na região acentuaram-se sobremaneira nos últimos anos em decorrência da industrialização. b) degradação do rio São Francisco e seus afluentes causa muita preocupação prioritariamente aos ribeirinhos. c) processo de povoamento desordenado da região foi responsável pela degradação do rio. d) rio São Francisco tem uma importância capital pra o desenvolvimento do Nordeste brasileiro.

Resolução Alternativa D a) Incorreta. O texto nada diz sobre os impactos ambientais estarem se acentuando nos últimos anos. O último parágrafo, a propósito, diz que “esses impactos (...) começaram a ocorrer por volta de 500 anos atrás”. b) Incorreta. Nada há, no texto, em referência aos “ribeirinhos”. No final do texto a preocupação causada pela degradação é citada, mas não é discutido se um grupo específico de pessoas demonstra prioritariamente esta preocupação. c) Incorreta. Nada há sobre “povoamento desordenado” no texto. A única referência a povoamento ocorre no último parágrafo, segundo o qual os problemas no rio começaram a ocorrer há cerca de 500 anos, quando se iniciou o povoamento no vale do São Francisco. d) Correta. O texto enumera, no primeiro parágrafo, os diferentes usos das águas do rio no Nordeste brasileiro, afirmando que “o rio São Francisco tem enorme importância socioeconômica”, o que comprova sua “importância capital”.

QUESTÃO 34 Leia atentamente o excerto e analise as proposições a seguir “O problema é imputado às ações humanas como, por exemplo, devastação das nascentes e matas ciliares, despejo de esgoto e lixo – doméstico e industrial – às atividades agropecuárias, mineradoras e de garimpo; às queimadas etc...”

I. O vocábulo imputar pertence ao campo semântico de responsabilizar. II. Às atividades agropecuárias (...), às queimadas complementam um termo que exerce a função de predicativo. III. Observa-se que o período é simples e nele há sujeito, complemento nominal e aposto. IV. Ciliares, doméstico e garimpo são vocábulos que caracterizam um termo imediatamente anterior.

Estão corretas apenas a) II e IV. b) I e III. c) I e II. d) III e IV.

Resolução Alternativa B I. Correta: Imputar significa atribuir responsabilidade a algo ou alguém. Assim, a responsabilidade do problema (degradação) é colocada sobre as ações humanas. II. Incorreta: Os termos destacados complementam o adjetivo predicativo “imputado”. III. Correta: O período é simples, constituído de sujeito (o problema), verbo de estado (é), predicativo (imputado), complemento nominal (às ações humanas, às atividades..., às queimadas) e aposto (devastação das nascentes, etc.).

Page 16: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – PORTUGUÊS

3

IV. Incorreta: O termo “garimpo” não caracteriza o termo imediatamente anterior, mas o substantivo “atividades”,qualificando-o pela locução “de garimpo”; os outros termos sublinhados modificam os antecedentes diretos (matas ciliares e lixo doméstico)

QUESTÃO 35 Assinale, entre as expressões sublinhadas abaixo, aquela cujo valor semântico NÃO foi corretamente indicado.

a) “... a produção de energia elétrica distribuída para aproximadamente 97% da região Nordeste...” ( . 3 a 5) – Valor restritivo. b) “...enorme importância socioeconômica atribuída à utilização de suas águas... ( . 1 e 2) – Valor conclusivo c) “a agricultura irrigada – praticada em diversas agrovilas espalhadas ao longo das margens – a piscicultura...” ( .5 a 7) – Valor explicativo. d) “O problema é imputado às ações humanas...” ( .11) – Valor de decorrência.

Resolução Alternativa B/D a) Correta. O advérbio aproximadamente delimita, ou restringe, a parcela da região Nordeste beneficiada pelo produção de energia elétrica do São Francisco. b) Incorreta. O trecho sublinhado possui valor causa, uma vez que a “enorme importância socioeconômica” do Rio São Francisco é devida “à utilização de suas águas”. c) Correta. O termo sublinhado é um aposto, cuja função é explicar seu antecedente “a agricultura irrigada”. d) Incorreta. Decorrente significa o resultado de alguma coisa, ou seja, a conseqüência; neste caso, os termos sublinhados correspondem à causa do problema.

TEXTO III Prós e contras

5 10 15

A idéia de transferir parte das águas do São Francisco remonta aos finais do século XIX e vem à tona, neste início de século XXI, como uma das ações prioritárias de governo na gestão do presidente Lula.

O debate em torno da obra de transposição segue cada vez mais acalorado. Uns dizem que a obra de engenharia é viável tecnicamente e deve trazer geração de empregos, aumento de renda e redução da migração populacional, com a implantação de agronegócios. Propaga-se que 12 milhões de pessoas serão beneficiadas. Outros defendem a necessidade de revitalização do rio, por causa do quadro avançado de degradação do São Francisco, além da urgência de estudos técnicos com fins de se prever os possíveis impactos socioambientais. Argumenta-se ainda a incerteza da viabilidade econômica do projeto e a falta de clareza quanto aos benefícios sociais e à distribuição de renda que poderá trazer.

(Revista Discutindo Geografia, Ano 3 – adaptado).

QUESTÃO 36

Leia as assertivas abaixo sobre o Texto III.

I. No segundo parágrafo, usam-se os pronomes uns ( .6) e outros ( .10) para indefinir os falantes que estão em lados opostos da divergência.

II. O texto apresenta, entre seus recursos argumentativos, pontos de vista antagônicos e contextualização histórica.

III. Em “... remonta aos finais do século XIX...” ( .2) e em “... a incerteza da inviabilidade econômica do projeto” ( .14 e 15) os termos grifados exercem a mesma função sintática.

IV. O debate sobre a transposição segue cada vez mais acalorado por causa das incertezas em relação à viabilidade técnica e os impactos da distribuição de renda.

Estão corretas apenas a) II e IV. b) I e III. c) I e II. d) III e IV.

Resolução Alternativa C I. Correta. Tanto o pronome uns (observar que “uns” não é artigo por estar precedendo um verbo e não um substantivo) quanto outros indeterminam os falantes que discordam entre si relativamente à transposição do rio São Francisco. II. Correta. O primeiro parágrafo traz dados históricos (fim do século XIX) e o segundo pontos de vista antagônicos (Uns dizem; Outros defendem; Argumenta-se ainda). III. Incorreta. As funções sintáticas são distintas, respectivamente, objeto indireto e adjunto adnominal. IV. Incorreta. O debate é acalorado, segundo o texto, por vários motivos, todos os citados no segundo parágrafo, não só por causa das incertezas sobre a viabilidade técnica e os impactos da distribuição de renda. Há, também, geração de empregos, redução de migração populacional, necessidade de revitalização do rio, impactos socioambientais e incerteza sobre a viabilidade econômica.

QUESTÃO 37 Pode-se inferir da leitura global do texto acima que o/a a) número de pessoas que serão prejudicadas com a mudança de curso do rio é relativamente pequeno. b) idéia de transposição, desde o século XIX, sempre ocupou lugar de destaque nas discussões públicas. c) transposição do rio São Francisco trará mais benefícios do que prejuízos. d) viabilidade do projeto depende de muita discussão relacionando os prejuízos e benefícios da transposição.

Resolução Alternativa D a) Incorreta. O texto não fala em pessoas prejudicadas, mas em pessoas beneficiadas e o número citado é grandioso (12 milhões), ao contrário do que diz a alternativa. b) Incorreta. Segundo o texto, “a idéia de transferir parte das águas do São Francisco remonta ao século XIX”, mas somente “veio à tona” agora, no início do século XXI, ou seja, ela não ocupou sempre um lugar de destaque. c) Incorreta. Não é possível concluir nada de forma tão unilateral relativamente à transposição do São Francisco pela leitura desse texto, que pondera, no segundo parágrafo, aspectos positivos e negativos de uma complexa questão. d) Correta. Tal assertiva comprova-se no último parágrafo do texto, onde ponderam-se as diferentes visões acerca da transposição: “uns dizem que (...) Outros defendem (...) Argumenta-se ainda (...)”, o que comprova a complexidade da questão, portanto, a discussão necessária até que se decida pela viabilização (ou não) do projeto.

QUESTÃO 38 Sobre o Texto III, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Prioritárias ( .3), populacional ( .8) são vocábulos adjetivos que caracterizam sintaticamente um termo nominal. b) Em “O debate em torno da obra de transposição segue cada vez mais acalorado”, houve intercalação de um termo adverbial entre o sujeito e a ação verbal. c) Em propaga-se ( .9), há ocorrência de passividade verbal. d) Um forte argumento em favor da transposição das águas do rio é o elevado número de pessoas beneficiadas por essa ação.

Resolução Alternativa B a) Correta. “Prioritárias” caracteriza o núcleo ações, exercendo a função de adjunto adnominal deste; “populacional”, igualmente, caracteriza o substantivo migração. b) Incorreta. A expressão “em torno da obra de transposição” não pode exercer função adverbial, uma vez que advérbios complementam necessariamente verbos, adjetivos ou outros advérbios e o núcleo do sujeito (“debate”), modificado pela referida expressão, é substantivo. c) Correta. O termo “propaga-se” está na voz passiva sintética, sendo “que 12 milhões de pessoas serão beneficiadas.” uma oração subordinada substantiva subjetiva, exercendo a função de sujeito paciente. Reescrevendo-a na voz passiva analítica temos: “É propagado que 12 milhões de pessoas serão beneficiadas.”, o que evidencia a passividade do termo destacado. d) Correta. Nas linhas 9 e 10 encontramos o trecho: “Propaga-se que 12 milhões de pessoas serão beneficiadas.”, o qual é, sem dúvida, um forte argumento dada a grandiosidade do número de pessoas beneficiadas.

Page 17: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – PORTUGUÊS

4

TEXTO IV Desenvolvimento nocivo

5 10 15 20 25 30

O objetivo do projeto de transposição, tutelado pelo Ministério da Integração Nacional, é levar água para o interior seco e abastecer açudes e rios intermitentes dos estados de Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, no semi-árido setentrional e oriental, a partir da represa de Sobradinho, na Bahia. O volume de água transferido para “integrar outras bacias” será de 26 metros cúbicos por segundo (Revista Ciência Hoje, julho de 2005). Para o eixo Norte está prevista a construção de 400 quilômetros de canais e, para o eixo Leste, um pouco mais de 200 quilômetros. A obra, estimada em 2 bilhões de dólares, deverá ser executada em 20 anos.

Esse valor, em vez de ser investido em uma obra faraônica, poderia ser utilizado de outra maneira, como na ampliação da construção de cisternas e na revitalização permanente do próprio rio.

Considerando-se que, em épocas de chuvas torrenciais, as quais chegam todo ano até os vários sertões do semi- árido, as cisternas funcionariam como estoque de água para o longo período de estiagem, aumentar a quantidade de poços proveria um maior número de famílias sertanejas, amenizaria impactos socioambientais e reduziria o atual custo estimado para a obra de transposição.

(...) Sendo assim, toda cautela, destreza e preparo técnico

serão convenientes na execução de uma obra com a magnitude da transposição. Todos os setores da sociedade deverão opinar sobre qual o melhor projeto hídrico para o bravo e dócil povo dos sertões, a fim de evitar equívocos e agravar ainda mais a delicada situação de vida no semi- árido nordestino.

(Revista Discutindo Geografia, Ano 3 – adaptado).

QUESTÃO 39

Coloque (V) verdadeiro ou (F) falso e, a seguir, assinale a seqüência correta, em relação ao Texto IV. ( ) No primeiro parágrafo do texto, a presença do futuro do presente do indicativo enuncia a certeza da transposição do rio, apesar dos esforços daqueles que são contra. ( ) A presença constante do futuro do pretérito do indicativo no terceiro e quarto parágrafos indica outras possibilidades viáveis para a solução do problema da seca. ( ) Da análise dos argumentos apresentados, infere-se que o emissor, apesar dos custos exorbitantes, acredita na transposição como forma de resolver o problema da seca no sertão nordestino. ( ) A expressão “para o bravo e dócil povo dos sertões” constrói sua carga semântica através do paradoxo dos atributos do sertanejo.

a) F – F – F – V b) F – V – V – F c) V – V – F – F d) V – F – V – V

Resolução Alternativa A I. Falsa. O primeiro parágrafo é concluído com uma dúvida sobre a transposição do rio, não uma certeza: “A obra (...) deverá ser executada em 20 anos”, ou seja, o verbo “dever” anuncia apenas uma hipótese. II. Falsa. Há futuro do pretérito constante no segundo e no terceiro parágrafos, mas não no quarto, em que predomina o futuro do presente (serão convenientes; deverão opinar). III. Falsa. O emissor não acredita que a transposição resolverá os problemas no sertão. No segundo parágrafo, aliás, ele sugere outra alternativa: com tal valor de 2 bilhões de dólares, ampliar a construção de cisternas e revitalizar o rio. IV. Verdadeira. As expressões “bravo” e “dócil” são antagônicas, instaurando um paradoxo ao conferir tais características, ao mesmo tempo, ao povo dos sertões.

QUESTÃO 40 Pode-se afirmar do texto acima que a) a expressão sendo assim ( . 25) é um elemento de coesão e estabelece com o texto uma relação de conclusão. b) a oração “tutelado pelo Ministério da Integração Nacional” ( .1 e 2) possui valor substantivo.

c) no último período do primeiro parágrafo, a oração principal encontra-se na voz reflexiva. d) a expressão em vez de ( .13) poderia ser substituída por ao invés de, mantendo-se a correção gramatical e o sentido original.

Resolução Alternativa A a) Correta. “Sendo assim” é um elemento usado para a retomada de tudo o que foi dito no texto (coesivo) e inicia o último parágrafo do texto, em que se enuncia a conclusão. b) Incorreta. A oração destacada no enunciado desta opção não é substantiva, mas uma subordinada adjetiva, na modalidade reduzida de particípio. c) Incorreta. No último período, a oração principal (A obra deverá ser executada em 20 anos) está na voz passiva analítica. d) Incorreta. A expressão “em vez de” significa “em lugar de” e “ao invés de”, “ao contrário de”, razão por que tal substituição alterará o sentido original do texto.

QUESTÃO 41 Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada pode ser substituída pela palavra entre parênteses, mantendo-se o sentido original. a) “(…) é levar água para o interior seco e abastecer açudes e rios intermitentes dos estados de Pernambuco ( . 2 a 4) – (intermediários) b) “(…) na execução de uma obra com a magnitude da transposição.” ( .26 e 27) – (magnanimidade) c) “O objetivo do projeto de transposição, tutelado pelo Ministério da Integração Nacional...” ( .1 e 2) – (reportado) d) “Esse valor (...) numa obra faraônica, poderia ser utilizado de outra maneira...” ( .13 e 14) – (suntuosa)

Resolução Alternativa D a) Incorreta. “Intermitente” é descontínuo; “intermediário” é estar entre. b) Incorreta. “Magnitude” é substantivo e significa grandeza; importância. Já “magnanimidade” é adjetivo e significa generosidade. c) Incorreta. “Tutelado” é protegido; defendido. “Reportado”, por sua vez, significa moderado. d) Correta. “Faraônico” remete a “suntuoso”, luxuoso.

TEXTO V Sobradinho

5 10 15

O homem chega e já desfaz a natureza Tira gente põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia Do beato que dizia que o sertão ia alagar O sertão vai virar mar Dá no coração O medo que algum dia O mar também vire sertão Adeus Remanso, Casa Nova, Sento Sé Adeus Pilão Arcado, vem o rio te engolir - Debaixo d’água lá se vai a vida inteira Por cima da cachoeira o Gaiola vai subir Vai ter barragem no Salto do Dobradinho E o povo vai se embora com medo de se afogar (http://letras.terra.com.br/sa guarabyra/487321 - Acesso em 15/05/08 às 14h)

QUESTÃO 42 Assinale a alternativa INCORRETA. a) O Texto V apresenta como recursos estilísticos hipérbato e paradoxo b) No enunciado “o medo que algum dia o mar também vire sertão”, o pronome relativo que introduz uma oração restritiva c) Enquanto o advérbio lá, no verso 3, veicula idéia de lugar; no verso 13, ele traz idéia de modo. d) O advérbio já (v. 1), acrescenta ao texto uma idéia de prepotência à ação humana.

Page 18: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – PORTUGUÊS

5

Resolução Alternativa B a) Correta. Hipérbato é inversão da ordem sintática direta da língua (sujeito+verbo+complementos). No verso “Por cima da cachoeira o Gaiola vai subir”, a ordem direta seria “O Gaiola vai subir por cima da cachoeira”. Paradoxo pode ser considerado uma aparente falta de nexo ou de lógica, o que se observa em “O sertão vai virar mar” e “O mar também vire sertão”. b) Incorreta. O “que” do trecho em questão é uma conjunção integrante, que introduz uma oração subordinada substantiva completiva nominal, e não um pronome relativo, pois não retoma termos anteriores. c) Correta. A primeira ocorrência de “lá” refere-se ao lugar “pra cima da Bahia”; a segunda ocorrência denota o modo como se vai a vida inteira. d) Correta. Logo no primeiro verso, a atitude do homem de chegar e desfazer a natureza é construída como prepotente; ele chega e “já desfaz” a natureza.

QUESTÃO 43 Leia as assertivas abaixo relativas ao texto Sobradinho.

I. As formas verbais põe (v. 2), vai mudar (v. 2), diz (v. 4) têm como sujeito a expressão o homem. II. Na expressão o homem (v. 1), o artigo o define o substantivo III. A enumeração de nomes de localidades (v. 11 e 12) demonstra a pouca importância desses vilarejos. IV. As expressões debaixo d’água (v. 13) e por cima (v. 14) denotam as transformações no cotidiano provocadas pela construção da barragem.

Estão corretas apenas

a) I e III b) III e IV c) II e III d) II e IV

Resolução Alternativa D I. Incorreta. “homem” é sujeito de põe; “tudo” é sujeito de vai mudar; diz, na construção poética, equivale a diz-se e possui sujeito indeterminado. II. Correta. O artigo definido “o” individualiza o substantivo “homem”. III. Incorreta. A enumeração, considerado esse termo propriamente, nada afirma com relação à importância dos referidos vilarejos; a citação de cada um deles, ao contrário, destaca a importância (isto é, a falta que farão ou a saudade que causarão) se inundados. IV. Correta. As expressões debaixo d’água e por cima referem-se às conseqüências da inundação, causada pela construção da barragem no rio São Francisco.

QUESTÃO 44 Pode-se inferir do texto acima que a) o povo se retira do sertão quando o beato prediz o que vai ocorrer por lá. b) o homem quando chega anuncia que o sertão vai virar mar em detrimento do mar virar sertão. c) a barragem do Salto do Sobradinho é a causa do êxodo dos sertanejos. d) tudo no sertão vai mudar conquanto o povo compreenda a necessidade de colocar represa no lugar onde moram ribeirinhos.

Resolução Alternativa C a) Incorreta. O beato fez a profecia, mas somente agora ela está se cumprindo, fazendo o povo se retirar do sertão. Portanto, não é correto afirmar que se retirou do sertão quando ocorreu profecia. b) Incorreta. O beato é quem profetizou que o sertão ia virar mar, e o coração (do sertanejo, pelo efeito de sentido do texto), é que sente o medo de o mar virar sertão. Além disso, uma a hipótese de o sertão virar mar não ocorre em detrimento de o mar virar sertão, mas leva a crer que esta última hipótese possa ocorrer. c) Correta. No contexto específico desse texto, tal afirmação é verdadeira pelos dois últimos versos: “Vai ter barragem no Salto do Sobradinho / E o povo vai se embora com medo de se afogar”. d) Incorreta. O povo não compreende a necessidade de represar suas terras, ao contrário, o poema é uma reação a essa decisão de desfazer a natureza.

QUESTÃO 45 Sobre o Texto V, assinale a alternativa correta. a) O eu-lírico personifica todos os lugarejos e estabelece uma interlocução com cada um deles. b) O nível lingüístico utilizado é a norma padrão da língua. c) Há o predomínio da função poética da linguagem. d) Em “... a profecia do beato que dizia que o sertão ia alagar”, há ambigüidade, que não poderá ser evitada pela simples substituição do pronome relativo.

Resolução Alternativa C a) Incorreta. Embora nos versos 11 e 12, o eu-lírico personifique (ou seja, transforme em “seres animados”) os lugarejos Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado ao dizer-lhes “adeus” e referir-se a eles como segunda pessoa do singular (tu): “vem o rio te engolir”, a alternativa fala em personificação de todos os vilarejos, o que a torna incorreta, uma vez que o lugarejo Salto do Dobradinho não aparece personificado. b) Incorreta. Há desvios em relação à norma padrão, o que pode ser exemplificado pela falta de pontuação ou elementos de coesão no verso “tira gente põe represa” ou pela oralidade que ocorre no verso “dá no coração” e no verso “Diz que dia menos dia...”. c) Correta. Como toda poesia, a função poética está presente no texto V. Neste também está presente de forma marcante a função referencial da linguagem, uma vez que o texto apresenta de forma “objetiva” uma realidade social. Como não é possível determinar de forma categórica o predomínio de nenhuma das funções, dentre as alternativas apresentadas esta é a mais plausível. d) Incorreta. Realmente há ambigüidade no trecho em questão (o pronome relativo “que” pode referir-se a “profecia” ou “beato”), mas tal fenômeno seria evitado pela simples substituição do pronome (“o qual” para referir-se a “beato” ou “a qual” para referir-se a “profecia”).

QUESTÃO 46 Assinale a opção cuja análise morfossintática está correta. a) A palavra mar nos versos “O sertão vai virar mar” e “O mar também vire sertão” é, respectivamente, predicativo e sujeito. b) Todos os verbos presentes nos versos “O homem chega e já desfaz a natureza/Tira gente põe represa” necessitam de complementação direta. c) Em “Adeus Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Adeus Pilão Arcado, vem o rio te engolir”, o pronome pessoal, além de resgatar os nomes próprios citados, funciona como complemento direto do verbo vir. d) Em “O povo vai se embora com medo de se afogar” as duas ocorrências do pronome se servem de realce, podendo ser retiradas sem prejuízo semântico.

Resolução Alternativa A a) Correta. Em “O sertão vai virar mar”, porque a locução verbal “vai virar” constitui verbo de ligação, mar é predicativo do sujeito. Já em “O mar também vire sertão”, com a inversão, “mar” torna-se sujeito. b) Incorreta. O verbo chegar é intransitivo (não exige complemento algum). Os demais realmente são transitivos diretos. c) Incorreta. O pronome oblíquo átono “te” retoma os nomes próprios que se referem a lugares personificados, entretanto, é objeto direto do verbo “engolir”. d) Incorreta. Na primeira ocorrência do “se”, realmente há partícula de realce (“O povo vai embora” não acarreta mudança de sentido), contudo, na segundo ocorrência, o “se” é parte integrante do verbo “afogar-se”, não podendo ser retirado.

TEXTO VI Oração do rio São Francisco em tempos de poucos rios

5 10

Onde houver a dúvida dos que fraquejam, que eu leve a fé dos que constroem seu tempo. Na adversidade, meio ao deserto e ao clima árido, a fé dos que colhem uvas e mangas em minhas margens. Dos que colhem arroz em minhas várzeas, dos que criam peixes com minhas águas em açudes feitos. A fé dos xocós lá em Poço Redondo. A fé que cria cabras nos Escuriais. Dos que colhem cajus e criam gado em Barreiras e outros cafundós. Onde houver o erro dos governantes que eu leve a verdade de Canudos. O bom senso dos conselheiros de encontro à insanidade dos totalitários. Os canhões abrindo fendas na cidade sitiada e a verdade expondo cada vez mais a ferida da

Page 19: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – PORTUGUÊS

6

15 20

loucura na criatura da História. O confisco da poupança e o rombo na previdência. O fim da inflação e o pão escasso, o emprego rarefeito, a dignidade estuprada em cada lar de nordestinos. Onde houver a tristeza dos solitários que eu leve a alegria das festas de São João. Solitário eu banho muitas terras e em todas, das Gerais, do Pernambuco, das Alagoas e do Sergipe, não há tristeza ao pé da fogueira, nas núpcias entre a concertina e o repente, entre a catira e o baião. Das festas do Divino ao maior São João do mundo, deixai-me levar, Senhor o sabor de minhas águas juninas e seus fogos de artifício. (http://adercego.blogsome.com/2006/12/04/oracao-do-rio-sao-francisco-em-tempos-de-poucos-rios - Acesso em 15/05/08 às 14h)

QUESTÃO 47 Assinale (V) verdadeiro e (F) falso e, a seguir, assinale a alternativa correta em relação ao 1° fragmento do Texto VI.

( ) Os sintagmas “que constroem o seu tempo” (l. 2) e “que cria cabras” (l. 6 e 7) exercem a mesma função restritiva em relação ao vocábulo fé.

( ) No último período do fragmento, há um expediente de coesão, a elipse, que retoma um termo facilmente depreendido do contexto.

( ) Em “...a fé dos que colhem uvas e mangas em minhas margens” (l. 3 e 4) o vocábulo que tem como referente “os” e introduz uma oração com função adjetiva.

( ) Em “...a fé dos que constroem...” (l. 1 e 2) o vocábulo fé possui um sentido passivo e em “...a fé que cria cabras...”, (l. 6 e 7) um sentido ativo.

( ) Há, na linha 1, o uso da antítese que se repete em todos os outros períodos.

a) F – F – V – F – V b) V – F – V – F – F c) V – V – F – V – F d) F – V – V – V – F

Resolução Alternativa D I. Falsa. O segundo sintagma tem função restritiva em relação ao vocábulo fé (que é pronome relativo o qual retoma fé e a oração é subordinada adjetiva restritiva), contudo o primeiro tem função restritiva em relação a “os”, contraído com a preposição de (dos). II. Verdadeira. Em “Dos que colhem cajus e criam gado em Barreiras e outros cafundós.” está implícito o sujeito “A fé”, facilmente depreendido pelo recurso de repetição, utilizado em todo o fragmento. III. Verdadeira. O pronome relativo “que” retoma o “os” que está contraído com a preposição “de” em “dos” e tem função adjetiva por introduzir uma oração subordinada adjetiva restritiva. IV. Verdadeira. Na primeira ocorrência, fé tem valor passivo pois a oração “dos que constroem” explicita que o sujeito indeterminado é o agente da ação “construir”, e não a fé. Já na segunda ocorrência, fé tem valor ativo pois o pronome relativo “que”, com função de sujeito da oração “que cria cabras”, retoma o vocábulo “fé”, portanto, é ela a agente do verbo “criar”. V. Falsa. Define-se o período em cada ponto final do texto, e não há antítese (junção de termos opostos) nos últimos períodos do 1º fragmento.

QUESTÃO 48 Considerando o 2° fragmento do Texto VI, é correto afirmar que a) refere-se apenas às questões históricas ocorridas em Canudos. b) o fragmento faz uma crítica social, política e histórica aos problemas vividos pela comunidade nordestina. c) a responsabilidade de todos os problemas nele citados é exclusivamente dos governantes. d) os pontos empregados poderiam ser substituídos por vírgulas e isso não acarretaria nenhum prejuízo sintático ou semântico.

Resolução Alternativa B a) Incorreta. Embora nos versos 11 e 12, o eu-lírico personifique (ou seja, transforme em “seres animados”) os lugarejos Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado ao dizer-lhes “adeus” e referir-se a eles como segunda pessoa do singular (tu): “vem o rio te engolir”, a alternativa fala em personificação de todos os vilarejos, o que a torna incorreta, uma vez que o lugarejo Salto do Dobradinho não aparece personificado. b) Incorreta. Há desvios em relação à norma padrão, o que pode ser exemplificado pela falta de pontuação ou elementos de coesão no verso “tira gente põe represa” ou pela oralidade que ocorre no verso “dá no coração” e no verso “Diz que dia menos dia...”.

c) Correta. Como toda poesia, a função poética está presente no texto V. Neste também está presente de forma marcante a função referencial da linguagem, uma vez que o texto apresenta de forma “objetiva” uma realidade social. Como não é possível determinar de forma categórica o predomínio de nenhuma das funções, dentre as alternativas apresentadas esta é a mais plausível. d) Incorreta. Realmente há ambigüidade no trecho em questão (o pronome relativo “que” pode referir-se a “profecia” ou “beato”), mas tal fenômeno seria evitado pela simples substituição do pronome (“o qual” para referir-se a “beato” ou “a qual” para referir-se a “profecia”).

QUESTÃO 49 Sobre o 3° fragmento do texto acima, é correto afirmar que as/o(s) a) pronome em destaque no sintagma “deixai-me levar” ( . 22) exerce a função sintática de sujeito da ação verbal “levar”. b) sintagma “nas núpcias entre a concertina e o repente, entre a catira e o baião” ( .20 e 21) exerce uma função adverbial e apresenta uma catacrese como recurso expressivo. c) termos enumerados das linhas 19 a 21 referem-se à palavra todas ( .19), exercendo a função de adjunto adnominal desse vocábulo. d) expressões destacadas em “o sabor de minhas águas, juninas e seus fogos de artifícios” ( .23) exercem a mesma função sintática.

Resolução Alternativa A a) Correta. No sintagma deixai-me levar, o pronome átono “me” exerce a função de sujeito do verbo levar, entendendo-se que o sujeito de deixai é vós e que o sujeito de levar é me (eu). b) Incorreta. Os termos sublinhados nesta opção exercem uma função circunstancial, mas o recurso expressivo não é a catacrese e sim a metáfora, uma vez que o trecho é de tal forma construído que “núpcias entre concertina [um tipo de sanfona] e o repente [estilo musical baseado no improviso] e entre a catira e o baião [dois ritmos musicais]” não podem ser considerados lugar-comum. c) Incorreta. Os termos enumerados especificam o valor semântico do termo todas, portanto aposto. d) Incorreta. A expressão “de minhas águas” exerce a função de complemento nominal do termo “sabor”; a expressão “de artifícios”, de adjunto adnominal do núcleo fogos.

QUESTÃO 50 No segundo fragmento do texto, é INCORRETO afirmar que a) a expressão “os canhões abrindo fendas...” (l. 11) constitui uma metonímia e a expressão “ferida da loucura” (l. 12 e 13), uma metáfora. b) o conectivo e nas linhas 12 e 13 tem valor adversativo e na linha 14, valor aditivo. c) do enunciado “O bom senso dos conselheiros de encontro à sanidade dos totalitários” (l. 10 e 11), pode-se inferir que o bom senso se contrapõe à insanidade. d) nas expressões “emprego rarefeito” e “dignidade estuprada” (l. 15), o uso de formas nominais possui valor passivo, no entanto, o agente da ação verbal é entrevisto no contexto.

Resolução Alternativa B a) Correta. A metonímia (relação de contigüidade entre dois elementos) de “os canhões abrindo fendas” se deve ao fato de não serem os canhões os responsáveis diretos pela abertura das fendas, mas as balas que saem de dentro dele. Já “ferida da loucura” é uma metáfora pois a loucura não possui, denotativamente (em sentido literal), feridas, mas tal expressão está empregada no sentido conotativo (figurado). b) Incorreta. Em suas ocorrências nas linhas citadas, o “e” tem valor aditivo, ou seja, indica adição de idéias, e não oposição, como seria se tivesse valor adversativo. À idéia do canhão abrindo fenda acrescenta-se a da verdade expondo a ferida; ao confisco na poupança acrescenta-se o rombo na previdência; ao fim da inflação, acrescenta-se o fim do pão escasso. c) Correta. A expressão “de encontro a” indica conflito, portanto, “bom senso” e “insanidade” contrapõem-se. Observação: É importante não confundir a expressão “de encontro a”, que expressa idéias opostas, com a expressão “ao encontro de”, que indicaria uma relação de semelhança, por exemplo, “As idéias da mãe iam ao encontro das idéias da filha”, indicando que as idéias de ambas são semelhantes.

Page 20: Fisica exercicios resolvidos  002

(19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br

O ELITE RESOLVE AFA 2009 – PORTUGUÊS

7

d) Correta. A forma nominal, nos dois casos, é o particípio, indicando passividade (o agente da suposta ação não é “emprego” ou “dignidade”, ao contrário, tais elementos são depositários da ação). O agente da ação verbal é percebido, embora elíptico por todo o fragmento, graças ao recurso da repetição, sendo o rio, eu-lírico da oração-poema, como se pode perceber pela leitura do período que introduz o fragmento “(...) que eu leve a verdade de Canudos.”. A expressão “que eu leve” fica implícita na introdução dos períodos subseqüentes: Que eu leve “O bom senso dos conselheiros”; Que eu leve “Os canhões abrindo fendas”; Que eu leve “O fim da inflação”. Com efeito, o rio levaria o fim do pão escasso, do emprego rarefeito e da “dignidade estuprada em cada lar de nordestinos.”