Estética slide

31
Estética na Antiguidade E Estética na Atualidade

description

Apresentação do trabalho do 3º ano do ensino médio da escola Bom Jesus

Transcript of Estética slide

Page 1: Estética slide

Estética na Antiguidade E

Estética na Atualidade

Page 2: Estética slide

Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerada bela, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou ate mesmo ridículos.

Page 3: Estética slide
Page 4: Estética slide
Page 5: Estética slide
Page 6: Estética slide
Page 7: Estética slide
Page 8: Estética slide

Especialmente com Platão, Aristóteles e Plotino - a estética era estudada fundida com a lógica e a ética. O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais. Na Idade Média surgiu à intenção de estudar a estética independente de outros ramos filosóficos.

Page 9: Estética slide
Page 10: Estética slide
Page 11: Estética slide

No âmbito do Belo, dois aspectos fundamentais podem ser particularmente destacados: a estética iniciou-se como teoria que se tornava ciência normativa às custas da lógica e da moral - os valores humanos fundamentais: o verdadeiro, o bom, o belo. Centrava em certo tipo de julgamento de valor que enunciaria as normas gerais do belo;

a estética assumiu características também de uma metafísica do belo, que se esforçava para desvendar a fonte original de todas as belezas sensíveis: reflexo inteligível na matéria (Platão), manifestação sensível da idéia (Hegel), o belo natural e o belo arbitrário (humano), etc.

Page 12: Estética slide
Page 13: Estética slide

Mas este caráter metafísico e conseqüentemente dogmático da estética transformou-se posteriormente em uma filosofia da arte, onde se procura descobrir as regras da arte na própria ação criadora (Poética) e em sua recepção, sob o risco de impor construções a priori sobre o que é o belo. Neste caso, a filosofia da arte se tornou uma reflexão sobre os procedimentos técnicos elaborados pelo homem, e sobre as condições sociais que fazem certo tipo de ação ser considerada artística

Page 14: Estética slide
Page 15: Estética slide
Page 16: Estética slide
Page 17: Estética slide
Page 18: Estética slide
Page 19: Estética slide
Page 20: Estética slide
Page 21: Estética slide
Page 22: Estética slide
Page 23: Estética slide

 Estética tem como fundamento o estudo e a extrema preocupação com o que existe de belo na natureza. Todo esse estudo de longa data gerou conceitos de beleza e “linhas” a serem seguidas pelas pessoas, para se tornarem mais belas. Como o próprio conceito da estética nos mostra, o que é belo é bom, como se fosse o único caminho a ser seguido, para qualquer pessoa ser aceita, em qualquer situação. Antigamente era estudado tudo o que existia na natureza e o pouco, comparado aos dias de hoje, que era produzido pelo homem. Mas com o passar do tempo a estética foi fundamental para a atração das pessoas por qualquer coisa que fosse produzida e exposta. As pessoas se envolvem emocionalmente com tudo que acham “belo”, por mais delicado que seja o significado dessa palavra.

Page 24: Estética slide

Muitas coisas atraem multidões simplesmente por serem agradáveis esteticamente. Beleza em primeiro lugar. Até hoje ainda percebemos e sentimos no nosso dia-a-dia esse “peso” imposto pela visão de beleza, e que só o que é belo presta. Também podemos observar que o que é considerado feio é simplesmente ignorado e menosprezado. Portanto a estética em nossa época é fundamental, podemos dizer até que é o principal meio de atração de qualquer pessoa, gerando mais consumo e crescimento de vendas de qualquer produto.

Page 25: Estética slide
Page 26: Estética slide
Page 27: Estética slide
Page 28: Estética slide
Page 29: Estética slide
Page 30: Estética slide
Page 31: Estética slide