Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego...

15

Transcript of Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego...

Page 1: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.
Page 2: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Escolástica ou Escolasticismo (do latim

scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500.

Escolástica

Page 3: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

As primeiras origens da escolástica estão nas obras de

Carlos Magno. Com ele se afirma uma nova vida espiritual e não somente política. É com razão .que se fala de uma renascença carolíngia. Nas escolas nascidas no seu império, floresceu uma série de homens iniciadores. O monge anglo–saxônio Alcuíno vem em 781 de York para a escola palatina, de Aquisgrana. Na escola monacal de Fulda ensina Rábano Mauro (f 856). Pascásio Radberto (+ 860) e Ratramno tornam célebre o Claustro de Corbie, na Soma. Não são grandes realizações filosóficas essas nomeadas, mas é uma nova primavera que se anuncia e pode-se esperar que produzirão frutos.

Origem

Page 4: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

De acentos notadamente cristãos, a escolástica surgia

da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade. Por assim dizer, responsável pela unidade de toda a Europa, que comungava da mesma fé. Esta linha vai do começo do século IX até ao fim do século XVI, ou seja, até ao fim da Idade Média. Este pensamento cristão deve o seu nome às artes ensinadas na altura pelos académicos (escolásticos) nas escolas medievais. Estas artes podiam ser divididas em Trivium (gramática, retórica e dialética) e Quadrivium (aritmética, geometria, astronomia e música). A escolástica resulta essencialmente do aprofundar da filosofia.

O Pensamento Escolástico

Page 5: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

A Primitiva Escolástica

Page 6: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Anselmo de Cantuária (1038-1109) nasceu em

Aosta, foi abade da abadia do Bec, na Normandia, sendo mais tarde bispo de Cantuária. Com ele começa a escolástica primitiva a tomar consciência de si. O que existe antes dele pode chamar-se, como propõe Grabmann, pré-escolástica. Suas duas célebres obras são o Monologium, que trata da sabedoria divina, e oProslogium, cujo objeto é a existência de Deus. — Nova edição das suas obras: P. Fr. S. Schmitt, O. S. B., 8. Anselmi opera omnia (1938 ss.).

Anselmo de Cantuária: O Pai da

Escolástica

Page 7: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Anselmo De Cantuária

Page 8: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Pedro Abelardo 1079-1142), homem tão notável pela sua

personalidade e agitada vida como pelas suas realizações e originalidade do seu pensamento. Para avivar a problemática e aprofundar o estudo dos temas, explora o método fundado pelos canonistas (Bernaldo de Constança), consistente em enfrentar dialèticamente as "autoridades" opostas em torno de uma determinada questão. Este é o pensamento fundamental da sua obra Sic et Non (Sim e Não). Exerceu grande influência sobre a formação da escolástica, especialmente sobre a técnica das discussões, que, como já vimos, constituíam o arcabouço dasSumas. Sua obra ética principal tem o título: Ethica- seu seita teipsum. Seus escritos lógicos, recentemente descobertos por Geyer e Grabmann, colocam-no "na primeira linha das cabeças filosóficas da Idade Média" 

Pedro Abelardo

Page 9: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Pedro Abelardo

Page 10: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

A Alta Escolástica

Page 11: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Chamaram a Tomás de Aquino o príncipe da escolástica.

Isto tem um bom sentido pois ele é realmente fundador.    O que, nos tempos a ele precedentes, a escolástica recebeu como novidade de materiais, sobretudo as idéias de Aristóteles, mediante os árabes ou traduções diretas do grego, tudo isso ele empregou para fazer uma coesa construção. E a síntese artística que criou, com as antigas e as novas idéias, é de forte travejamento e, sobretudo, de uma clareza única. E. Gilson escreveu, sobre a posição do Aquinata na escolástica, o seguinte: "O distintivo de Santo Tomás, entre todos os escolásticos, não é a originalidade, mas a ousadia e o acabado da construção.

Tomás De Aquino

Page 12: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Tomás De Aquino

Page 13: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Agostinho é uma das figuras mais importantes

no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Em seus primeiros anos, Agostinho foi fortemente influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo de Plotino, mas depois de tornar-se cristão (387), ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes.

Agostinho De Hipona

Page 14: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

Agostinho De Hipona

Page 15: Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento.

João Víctor Manari Nº 10 Leonardo Bogaz Bonin Nº 13 Victor Ecliz dos Santos Nº24

Alunos