ED HIDRAULICA Respondidas e Justificadas

11
ESTUDOS DISCIPLINARES Exercício 1: A energia contida num líquido em movimento é constituída de três componentes, representados no teorema de Bernoulli por Z, V 2 /2g e P/γ, denominados cargas. Em uma usina hidrelétrica, uma parte da energia presente na água em movimento é transformada em energia elétrica. As formas de energia representadas por estas cargas e as suas unidades constituintes são: A - Z, em m, representa a energia potencial, V 2 /2g, em m²/kgf, a energia piezométrica, e P/γ, em kgf, a energia cinética. B - Z, em m, representa a energia piezométrica, V 2 /2g, em m³/s, a energia potencial, e P/γ, em kgf/m³, a energia cinética. C - Z, em m, representa a energia potencial, V 2 /2g, em m³/s, a energia cinética, e P/γ, em mm/s, a energia piezométrica. D - Z, em m, representa a energia potencial, V 2 /2g, em m²/s, a energia piezométrica, e P/γ, em mm/h, a energia cinética, tratando-se de uma grandeza adimensional. E - Z, em m, representa a energia potencial, V 2 /2g, em m, a energia cinética, P/γ, em m, a energia piezométrica. O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E) Comentários: E - V²/2g - representa a energia cinética por unidade de peso da partícula, também chamada de cota cinética. P/? - representa a energia de pressão por unidade de peso da partícula, também chamado de cota piezométrica. z - representa a energia potencial por unidade de peso da partícula. Exercício 2: Buscando saber qual o volume de precipitação na área do aeroporto, os responsáveis em coleta de dados estabeleceram uma área de controle de 2 m 2 , sendo que, nesta, observaram chuva com intensidade constante de 20 mm/h. Considerando os dados coletados, o volume de chuva (em cm 3 ), após um período de observação de 2 horas, correspondeu a: A - 8 10 -3 cm 3 B - 800,00 cm 3 C - (8 10 -2 ) / 2 cm 3 D - 80000 cm 3 E - 40000 cm 3 O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D) Comentários: D - A=2m² 20mm/h após 2horas V=80000cm³ Exercício 3: Um edifício cujo sistema de recalque envia água para a caixa d'água superior possui uma bomba com 8 CV de potência e rendimento de 80%. Se a altura manométrica é 40 m, a vazão de água, em litros por segundos, é A - 8 B - 10 C - 12 D - 16 E - 24 O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C) Comentários: C - Pela equação de Bernoulli, a perda de carga será dada por: Z0+ p0/gama + v0²/2g = Z1 + p1/gama + v1²/2g + Hp Assim, Hp = (Z0 - Z1) + (p0/gama-p1/gama)+ (v0²/2g - v1²/2g)

description

Estudos disciplinares

Transcript of ED HIDRAULICA Respondidas e Justificadas

ESTUDOS DISCIPLINARES

Exercício 1:

A energia contida num líquido em movimento é constituída de três componentes, representados no teorema de Bernoulli por Z, V2/2g e P/γ,

denominados cargas. Em uma usina hidrelétrica, uma parte da energia presente na água em movimento é transformada em energia elétrica.

As formas de energia representadas por estas cargas e as suas unidades constituintes são:

A - Z, em m, representa a energia potencial, V 2 /2g, em m²/kgf, a energia piezométrica, e P/γ, em kgf, a energia cinética. B - Z, em m, representa a energia piezométrica, V 2 /2g, em m³/s, a energia potencial, e P/γ, em kgf/m³, a energia cinética. C - Z, em m, representa a energia potencial, V 2 /2g, em m³/s, a energia cinética, e P/γ, em mm/s, a energia piezométrica. D - Z, em m, representa a energia potencial, V 2 /2g, em m²/s, a energia piezométrica, e P/γ, em mm/h, a energia cinética, tratando-se de umagrandeza adimensional. E - Z, em m, representa a energia potencial, V 2 /2g, em m, a energia cinética, P/γ, em m, a energia piezométrica.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - V²/2g - representa a energia cinética por unidade de peso da partícula, também chamada de cota cinética. P/? - representa a energia de pressãopor unidade de peso da partícula, também chamado de cota piezométrica. z - representa a energia potencial por unidade de peso da partícula.

Exercício 2:

Buscando saber qual o volume de precipitação na área do aeroporto, os responsáveis em coleta de dados estabeleceram uma área de controle de 2 m2, sendo

que, nesta, observaram chuva com intensidade constante de 20 mm/h. Considerando os dados coletados, o volume de chuva (em cm3), após um período deobservação de 2 horas, correspondeu a:

A - 8 10 -3 cm 3 B - 800,00 cm 3 C - (8 10 -2 ) / 2 cm 3 D - 80000 cm 3 E - 40000 cm 3

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - A=2m² 20mm/h após 2horas V=80000cm³

Exercício 3:

Um edifício cujo sistema de recalque envia água para a caixa d'água superior possui uma bomba com 8 CV de potência e rendimento de 80%. Se a altura

manométrica é 40 m, a vazão de água, em litros por segundos, é

A - 8 B - 10 C - 12 D - 16 E - 24

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - Pela equação de Bernoulli, a perda de carga será dada por: Z0+ p0/gama + v0²/2g = Z1 + p1/gama + v1²/2g + Hp Assim, Hp = (Z0 - Z1) +(p0/gama-p1/gama)+ (v0²/2g - v1²/2g)

Exercício 4:

Recentemente, ocorreu uma série de deslizamentos de solo em várias cidades do estado do Rio de Janeiro. Esse fenômeno consiste na relação direta entre aocupação desordenada do solo e a incidência de movimentação de massa. Assinale a alternativa correta com relação a esse tema.

A - A ocupação das encostas de alta declividade não é fator condicionante para processos de deslizamento de massa. B - A realização de um estudo espaço-temporal dos movimentos de massa é de fundamental importância para avaliar a intensidade da ação antrópicacombinada com os condicionantes biológicos da região. C - A evolução climática da região não interfere nos processos de movimentação de massa. D - Espaços de ocupação em limites de chapadas que apresentam fortes declividades são potencialmente áreas de riscos ambientais paramovimentação de massa. E - A ausência de cobertura vegetal não se relaciona com a ocorrência de deslizamento de solo.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - Terrenos com muita declividade tendem a ceder com muito mais facilidade em épocas de chuvas fortes.

Exercício 5:

A perda de carga, numa instalação hidráulica, entre dois pontos, 0 (mais elevado) e 1 (mais baixo), sem acessórios é representada pela:

A - soma das diferenças entre as cotas, mais a piezocarga e mais a taquicarga entre os pontos 0 e 1. B - diferença entre as pressões atmosféricas no ponto 0 e ponto 1 (piezocarga). C - diferença das massas do líquido, causada pelo vazamento no encanamento entre os pontos 0 e 1. D - diferença entre as cotas (cota 0 - cota 2). E - diferença entre as cotas (cota 0 - cota 1).

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)

Comentários:

A - NB=?xQxHB/rendimento Q=12l/s

Exercício 6:

Utilizando o Método Racional para calcular a vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais que drena uma bacia urbana de 10 hectares, parauma precipitação crítica de intensidade 100 mm/hora, com duração igual ao tempo de concentração da bacia e coeficiente de escoamento superficial igual a

0,72, obtém-se o valor estimado de:

A - 200 m³/s. B - 2 m³/s. C - 0,200 L/s. D - 200 L/s. E - 20 m³/s.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - A=10ha – 0,1km² Q=CxixA/3,6 Q=0,72x100x0,1/3,6 Q=2m³/s

Exercício 7:

Considerando que Hr é a perda de carga total no recalque; Hs é a perda de carga total na sucção; e Hg é a altura geométrica, no

dimensionamento de uma bomba para recalque de água do reservatório inferior (RI) para o superior (RS), a altura manométrica (Hm) é igual

a:

A - H m = H g - H s - H r . B - H m = H s - H g + H r . C - H m = H s - H g - H r . D - H m = H g + H s + H r . E - H m = H g + H r - H s .

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - Z1+P1/?+v²/2g+Hm=Z2+P2/?+V²/2g+Hr+Hs Hm=Z2-Z1+Hs+Hr Z2-Z1=Hg Hm=Hg+Hs+Hr

Exercício 8:

O sistema de recalque de água de um edifício é composto por dois reservatórios, bomba hidráulica e tubulações, como representado na figura abaixo.

Sabendo-se que as distâncias L1 e L2 são, respectivamente, 5 m e 80 m e a perda de carga entre os pontos (A) e (C) é 3 m e entre os pontos (C) e (H)

é 7 m, a altura manométrica, em metros, a ser considerada no projeto de dimensionamento da potência da bomba é :

A - 65 B - 75 C - 85 D - 95 E - 105

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - L1+L2 80+5=85m

Exercício 9:

Um rio de uma cidade brasileira, canalizado na década de 1940, tem extravasado com muito mais freqüência do que quando foi construído. A principal razão paraessas enchentes é:

A - Houve erro no dimensionamento da vazão de projeto, resultando em um canal com uma seção transversal muito pequena; B - O regime de chuvas na cidade mudou radicalmente, hoje chove muito mais. C - A bacia hidrográfica de contribuição aumentou. D - Houve erro na escolha do período de retorno. E - A área urbanizada e impermeabilizada da bacia hidrográfica é hoje muito maior.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - Com o tempo, a área urbanizada tornou-se maior e a área impermeabilizada também, causando enchentes com o passar do tempo.

Exercício 10:

Em uma bacia hidrográfica, os parâmetros hidrológicos sofrem variações devido ao aumento da impermeabilização superficial. Estefenômeno provoca

A - aumento da vazão, aumento do tempo de concentração e do coeficiente de escoamento superficial. B - diminuição da vazão, aumento do tempo de concentração e do coeficiente de escoamento superficial. C - diminuição da vazão e do tempo de concentração e aumento do coeficiente de escoamento superficial. D - aumento da vazão, diminuição do tempo de concentração e aumento do coeficiente de escoamento. E - aumento da vazão, diminuição do tempo de concentração e aumento do período de retorno.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - A impermeabilização do solo é um dos principais problemas advindos do processo de urbanização, este problema potencializa do volume doescoamento superficial durante os eventos chuvosos.

Exercício 11:

A figura representa um sistema de bombeamento que transfere um líquido do reservatório A para o reservatório B. A perda de carga na linha e acessórios da descarga, incluindo a perda de carga na saída do líquido

da tubulação, é de 3 metros. Por outro lado, a perda de carga na linha e acessórios de sucção, incluindo a perda de carga na entrada da tubulação, é 1 metro. Sabendo-se que a linha de recalque encontra-se cheia

de líquido e a bomba está escorvada, então a altura manométrica total do sistema, em metros, é:

A - 2 B - 10 C - 6 D - 13 E - 14

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - Soma das alturas 6+4+3+1=14m

Exercício 12:

Considere os dados:

- Comprimento do pátio: 100 m

- Largura do pátio: 60 m - Coeficiente de deflúvio: 0,9 - Intensidade da chuva: 3,6 mm/h

Aplicando a fórmula racional, o valor correto da Vazão de Escoamento (Q) do pátio de estacionamento de aeronaves é:

A - 0,0001 m 3 /s B - 0,0024 m 3 /s C - 0,0034 m 3 /s D - 0,0054 m 3 /s E - 0,0384 m 3 /s

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - C=Q/i.A, assim temos: 0,9=Q/3,6*(100*60) Q=0,9*3,6 mm/h*6000 m2, transformando para m3/s Q=0,9*0,0036*6000/3600 => Q=0,0054 m3/s

Exercício 13:

O projeto do reservatório de águ de um edifício com 20 apartamentos previu a ocupação de 6 pessoas por apartamento e consumo médio

diário de água de 250 litros por pessoa. Se a área da seção transversal da tubulação de abastecimento da caixa d’água for de 10 cm2, otempo mínimo, em segundos, para abastecer o consumo diário é:

A - 10 B - 100 C - 1000 D - 10000 E - 100000

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - Q= V . A Vol / Tmín = Vmáx . A 30 / Tmín = 3 . 10 . 10^(-4) Tmín = 30 / (3 . 10 . 10^(-4) ) Tmín= 10.000s

Exercício 14:

Para o esquema a seguir e sabendo-se que a perda de carga total é igual à pressão estática no ponto de saída (B), calcule a perda decarga unitária para o trecho A-B.

Dados: ?H = J X Lt; Leq= 5 m; J = 0,000824 Q1,75/D4,75; D = 19 mm, onde ?H = perda de carga total do trecho, Leq, comprimentoequivalente e Lt = comprimento total a ser considerado, J= perda de carga unitária e Di= diâmetro interno da tubulação.

A - 5 m/m B - 0,2 m/m C - 0,3 m/m D - 0,5 m/m E - 1,0 m/m

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - J=0,000824xQ^1,75/D^4,75 D=19mm – 0,019m J=0,2m/m

Exercício 15:

Considere as seguintes afirmações:

I. A cavitação é a formação de bolhas de vapor causada por uma subpressão em consequência da baixa velocidade

do rotor ou do excesso de altura de sucção. II. O fenômeno conhecido como “golpe de aríete” ocorre somente em bombas hidráulicas. III. Dentre os efeitos da cavitação, pode-se citar barulho excessivo, vibração e corrosão dos materiais da bombahidráulica. IV. O “golpe de aríete” resulta de uma súbita interrupção do escoamento de um fluído.

A - I e IV B - I e II C - II e IV D - II, III e IV E - I, III e IV

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)

Comentários:

A - A cavitação é um fenômeno originado em quedas repentinas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos. Por golpe de aríete sedenominam as variações de pressão decorrentes de variações da vazão, motivadas por alguma perturbação, voluntária ou não, que se cause ao fluxode líquidos no interior de condutos, sendo a intensidade do golpe proporcional à variação da vazão.

Exercício 16:

Para a alimentação do reservatório superior de um edifício necessita-se de um sistema de recalque de água com vazão de 12 litros porsegundo. Se a altura manométrica do sistema de recalque é de 75 m e a bomba utilizada possui rendimento de 80%, então, a suapotência é, em CV,

A - 5 B - 10 C - 15 D - 20 E - 25

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - NB=?xQxHB/rendimento Q=12x10^-3 m³/s NB=10.000x12x10^-3x75/0,8 NB=11.250W 11.250/735,5=15,29CV.

Exercício 17:

O Golpe de Aríete é um fenômeno que ocorre em sistemas hidráulicos quando uma válvula, torneira ou outro elemento é fechadobruscamente, gerando ondas de sobrepressão que percorrem a rede hidráulica em elevada velocidade até desaparecerem. As ondas desobrepressão são ocasionadas pela transformação da energia cinética do fluxo de água em energia de pressão. Ruídos característicossemelhantes a golpes acompanham o evento, tendo surgido deste fato o nome do fenômeno.O ruído provocado pelos golpes sucessivos não é prejudicial, causando apenas desconforto aos usuários, mas o choque hidráulico podecausar rompimento de tubulações (caso a pressão de ruptura seja ultrapassada); microfissuramento de tubulações plásticas que podemevoluir para trincas e fissuras; e enfraquecimento de juntas, dando origem a vazamentos.Assinale a alternativa que não representa uma forma de prevenir ou atenuar o Golpe de Aríete em uma rede de tubulações.

A - Evitar o fechamento brusco de válvulas e registros. B - Aumentar a velocidade de escoamento. C - Aprimorar a atenuação das ondas de pressão transmitidas ao longo das tubulações. D - Projetar a tubulação de modo a evitar trechos muito longos conduzindo a água diretamente a válvulas e torneiras. E - Absorver picos de pressão.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - Aumentar a velocidade de escoamento não previne ou atenua o Golpe de Aríete.

Exercício 18:

Em hidráulica, no que diz respeito à classificação dos escoamentos quanto à direção na trajetória das partículas, o escoamento pode ser

A - forçado B - laminar C - permanente D - livre E - transitório

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - Ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar)cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência desurgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.

Exercício 19:

O ciclo hidrológico sofre fortes alterações nas áreas urbanas devido, principalmente, à alteração da superfície e à canalização do

escoamento, que promovem o aumento da poluição. Esse processo apresenta grave impacto nos países em desenvolvimento, onde asobras de drenagem, abandonadas pelos países desenvolvidos há trinta anos, são realizadas de forma totalmente insustentável. Acerca dadrenagem urbana, assinale a opção correta.

A - O princípio de escoamento rápido das chuvas adotado no dimensionamento das redes de drenagem promove grande sustentabilidade urbana, poisdiminui o volume a ser lançado nos rios. B - De acordo com o estatuto da cidade, a elaboração do plano diretor de drenagem urbana é obrigatória e deve ser compatibilizada com o zoneamentoambiental. C - O escoamento superficial ou run-off é determinado considerando-se o grau de absorção dos solos da área urbana e o nível de arborização dacidade. D - As medidas de controle da drenagem urbana podem ser classificadas de acordo com o componente da drenagem em medidas na fonte, namicrodrenagem e na macrodrenagem. E - O lançamento das redes de macrodrenagem em corpos hídricos superficiais só demanda dissipadores de energia quando o estudo de impactoambiental assim determinar.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - Macrodrenagem - é a retirada do excesso de água do solo, acumulada em áreas relativamente grandes, a nível distrital ou de micro baciahidrográfica. A falta dessa prática pode ocasionar enchentes e a permanência de áreas alagadas, propícias à proliferação de mosquitos e impedindo oaproveitamento dos terrenos para a agricultura ou a construção de residências. Microdrenagem - é coletar e conduzir a água pluvial até o sistema demacro drenagem, além de retirar a água pluvial dos pavimentos das vias públicas, evitar alagamentos, oferecer segurança aos pedestres e motoristase evitar ou reduzir danos.

Exercício 20:

No dimensionamento de estradas, os Estudos Hidrológicos visam primordialmente o dimensionamento dos dispositivos capazes deconduzir satisfatoriamente as vazões afluentes; os métodos usuais empregados buscam a quantificação das descargas através deprocedimentos matemáticos. Nesse sentido, o Ciclo Hidrológico define para cada caso a parcela de precipitação que se transforma em:

A - aflúvio B - deflúvio C - vazão D - contribuição à bacia E - enchente

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - Deflúvio: volume total de água que passa, em determinado período, pela secção transversal de um curso d’água. Ex. deflúvio anual, Mensal,semanal, diário, etc. O deflúvio é expresso em m de altura de água sobre a bacia correspondente.

Exercício 21:

No caso da insuficiência de vazão em seções de pontes, visto que abrangem cursos d'água com maior vazão, em geral os danos sãomuito significativos, podendo ocorrer a destruição da estrutura ou a ruptura dos aterros contíguos, proporcionando uma interrupção dotráfego muito mais séria, exigindo obras de recomposição mais vultuosas e demoradas. Geralmente, os períodos de recorrêncianormalmente adotados no caso de pontes são de:

A - 10 a 20 anos B - 5 a 10 anos C - 20 a 30 anos D - 20 a 50 anos E - 50 a 100 anos

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

D - Para o caso de pontes, 50 a 100 anos é um tempo necessário para se voltar a ter obras de recomposição.E - Para o caso de pontes, 50 a 100 anos é um tempo necessário para se voltar a ter obras de recomposição.

Exercício 22:

O tempo que uma gota de água leva para escoar superficialmente do ponto mais distante da bacia até a seção principal, sendo oindicador da memória de resposta da bacia, é denominado tempo de:

A - controle B - retorno C - concentração D - deslocamento E - permanência

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - Tempo de concentração (Tc) é o tempo necessário par que toda a área da bacia contribua para o escoamento superficial na secção de saída.

Exercício 23:

Com relação à perda de carga de um fluido ao longo de uma tubulação, é correto afirmar que

A - é inversamente proporcional à sua vazão B - é inversamente proporcional ao quadrado da sua vazão C - é proporcional à sua vazão D - é proporcional ao quadrado da sua vazão

E - independe da sua vazão

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - Como Dp = g DH e g = r g , vem: ?H=fxL(vir)V²/Dx2g. A perda de carga total ao longo da tubulação é calculada pelos métodos usuais de cálculo daperda de carga contínua, considerando o COMPRIMENTO VIRTUAL da tubulação (LVIR ).

Exercício 24:

Analise a figura.

Os pontos I, II e III indicam, respectivamente, numa adutora de conduto livre e forçado, os elementos:

A - linha de projeção, fecho hídrico e linha de recalque por gravidade. B - conduto livre, linha de recalque e linha piezométrica. C - conector, trecho de alimentação por gravidade e duto de recalque. D - trecho de recalque, conduto forçado e trecho de descarga. E - linha piezométrica, sifão invertido e trecho em conduto livre

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - Linha piezométrica (LP) é o lugar geométrico que representa a soma das cargas de pressão e potencial. Sifão invertido tem forma similar a um Uinterligando duas câmaras.

Exercício 25:

Em uma tubulação de recalque de um sistema elevatório predial, a válvula de retenção tem a função de proteger a bomba contra

A - objetos estranhos que possam danificá-la. B - a formação de bolhas de ar. C - a velocidade excessiva. D - a super carga elétrica quando do retorno da energia. E - o efeito do golpe ariete quando da parada da bomba.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - Golpe de aríete é a variação brusca de pressão, acima ou abaixo do valor normal de funcionamento, devido às mudanças bruscas da velocidade daágua.

Exercício 26:

Em um escoamento de água através de uma tubulação de seção circular, obtém-se um aumento de velocidade quando:

A - a pressão diminui B - o diâmetro do tubo é reduzido C - a temperatura da água diminui D - a massa específica da água diminui E - o diâmetro do tubo é aumentado

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - Se diminuir o diâmetro da seção circular, sua velocidade aumenta devido a pressão.

Exercício 27:

Para selecionar uma bomba de água de recalque é imprescindível conhecer:

A - a altura de água a ser recalcada e o diâmetro da tubulação B - a altura manométrica e a vazão da água C - o diâmetro de sucção e o diâmetro de recalque D - a vazão de água e o diâmetro da tubulação E - a potência da bomba e o diâmetro da tubulação

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - A altura manométrica e a vazão da água são itens imprescindíveis para o uso de uma bomba de água de recalque.

Exercício 28:

O deslocamento da água na superfície de uma bacia hidrográfica é uma das parcelas mais importantes do ciclo hidrológico.Considerando os fundamentos do escoamento superficial, assinale a alternativa correta.

A - o escoamento em superfície livre pode ser apenas do tipo não permanente. B - o escoamento é regido por leis físicas e representado qualitativamente por variáveis como vazão, profundidade e velocidade. C - o escoamento superficial e em rios e canais é retratado apenas pela equação de quantidade de movimento. D - a equação baseada na quantidade de movimento do sistema associado ao escoamento superficial é obtida pela avaliação das massas internas eexternas que atuam no mesmo. E - o escoamento permanente uniforme ocorre quando o gradiente de profundidade com o espaço é nulo e a velocidade, constante.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - O escoamento superficial e um importante processo associado à erosão hídrica e ocorre em função da cobertura do solo, declividade do terreno etipo de solo, intensidade e duração das chuvas, basicamente.

Exercício 29:

É sabido que ação humana altera o ciclo hidrológico, especialmente no ambiente urbano, no qual as alterações ambientais são maisintensas. O aumento das inundações urbanas é uma das consequências mensuráveis das alterações do ciclo hidrológico decorrentes daurbanização. Essas alterações do ciclo hidrológico manifestam-se principalmente

A - pelas mudanças climáticas globais que provocam aumento dos dias chuvosos. B - pelo aumento das temperaturas nas áreas urbaniza- das e a criação de “ilhas de calor”. C - pelo aumento dos volumes de escoamento superficial e a diminuição do tempo de concentração nas bacias urbanas. D - pela ausência de mecanismos adequados de defesa civil. E - pela falta de legislação de uso e ocupação do solo na maioria dos municípios.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - A urbanização, devido a alguns fatores como desmatamento, altera o ciclo hidrológico. As inundações podem ser causadas pela falta de infiltraçãoda água no solo (aumento escoamento superficial e baixa retenção de água nas bacias). Logo, se não há vegetação para ajudar na absorção da água,ocorrerá aumento dos volumes de escoamento e diminuição do tempo de concentração nas bacias urbanas.

Exercício 30:

Considere:

I. Volume de água precipitada por unidade de área horizontal. II. Soma das áreas das superfícies que, interceptando chuva, conduzem as águas para determinado ponto da instalação. III. Número médio de anos em que, para a mesma duração de precipitação, uma determinada intensidade pluviométrica é igualada ouultrapassada apenas uma vez.IV. Quociente entre a altura pluviométrica precipitada num intervalo de tempo e este intervalo.

Os itens I a IV correspondem, respectivamente, às definições de:

A - volume de precipitação; área molhada; média de chuvas; quociente de contribuição. B - altura pluviométrica; área de contribuição; período de retorno; intensidade pluviométrica. C - volume de precipitação; condutores horizontais; intensidade pluviométrica; média de contribuição. D - altura pluviométrica; área molhada; intensidade pluviométrica; quociente de contribuição. E - volume de precipitação; condutores horizontais; intensidade pluviométrica; média de contribuição.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - ALTURA PRUVIOMÉTRICA: Volume de água precipitada por unidade de área. INTENSIDADE PLUVIOMÉTRICA: Altura pluviométrica precipitada numdeterminado tempo dividido este intervalo. PERÍODO DE RETORNO: Número médio de anos para que uma intensidade de pluviométrica seja superada.ÁREA DE CONTRIBUIÇÃO: Soma das áreas que interceptam chuva.

Exercício 31:

A figura representa um talvegue, estrutura definida como a

A - linha formada pelo encontro de duas vertentes opostas, definidas pelos cumes, segundo a qual as águas se dividem. B - superfície formada pela reunião de duas vertentes opostas, podendo o fundo ser côncavo, de ravina ou chato. As curvas de maior valor envolvem asde menor valor. C - linha de encontro de duas vertentes opostas e segundo a qual as águas tendem a se acumular formando os rios ou cursos d'água.

D - superfície convexa formada pela reunião de duas vertentes opostas pelos cumes, podendo ter forma alongada, plana ou arredondada. E - superfície plana de altitude mais alta da linha de cumiada, delimitada pela linha divisória de água, constante do corte longitudinal do terreno .

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - Entende-se por talvegue a linha que une os pontos mais baixos de um vale, o mesmo será dizer que é o local onde corre o leito do rio. Por oposiçãoo interflúvio é toda a extensão de terreno entre dois talvegues (tudo o que não é talvegue). Os interflúvios representam a maior parte do relevoterrestre.

Exercício 32:

A figura representa um talvegue, estrutura definida como a

A - linha formada pelo encontro de duas vertentes opostas, definidas pelos cumes, segundo a qual as águas se dividem. B - superfície formada pela reunião de duas vertentes opostas, podendo o fundo ser côncavo, de ravina ou chato. As curvas de maior valor envolvem asde menor valor. C - linha de encontro de duas vertentes opostas e segundo a qual as águas tendem a se acumular formando os rios ou cursos d'água. D - superfície convexa formada pela reunião de duas vertentes opostas pelos cumes, podendo ter forma alongada, plana ou arredondada. E - superfície plana de altitude mais alta da linha de cumiada, delimitada pela linha divisória de água, constante do corte longitudinal do terreno .

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - Entende-se por talvegue a linha que une os pontos mais baixos de um vale, o mesmo será dizer que é o local onde corre o leito do rio. Por oposiçãoo interflúvio é toda a extensão de terreno entre dois talvegues (tudo o que não é talvegue). Os interflúvios representam a maior parte do relevoterrestre.

Exercício 33:

A velocidade de escoamento (m/s) em uma tubulação de recalque de 100 mm de diâmetro sujeita a vazão de adução de 15,70 L/s é:

A - 0,02 m/s B - 0,05 m/s C - 0,5 m/s D - 2,0 m/s E - 5,0 m/s

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - V=Q/A V=15,70x10^-3/p(0,1²)/4 V=15,7x10^-3x4/0,0314 V=2m/s

Exercício 34:

Em 01/03/99, quando houve a inundação no Vale do Anhangabaú, choveu cerca de 100 mm em 2 horas. O período de retorno dessachuva é:

A - 133 anos B - 13 anos C - 15 anos D - 3 anos E - 2 anos

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)

Comentários:

A - 50=3462,7xT^0,172/(120+22)^1,025 50=3462,7xT^0,172/160,73 3462,7T^0,172=8036,47 T^0,172=2,32 T=133,33 anos.

Exercício 35:

Para um período de retorno de 50 anos e duração de 80 minutos a intensidade de chuva para a cidade do Rio de Janeiro será de:

A - 4,7 mm/h B - 7,4 mm/h C - 47 mm/h D - 74 mm/h E - 40 mm/h

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - i=1239x50^0,15/(80+20)^0,74 i=2228,008/30,1995 i=73,78mm/h

Exercício 36:

A vazão de uma adutora de ferro fundido com 15 anos de uso (C=100), 200 mm de diâmetro e 3200 metros de comprimento, alimentadapor um reservatório cujo nível esta na cota 338,0 m e descarrega em outro reservatório que está na cota 290,0 m é de:

OBS: despreze as perdas de carga.

A - 41,6 L/s B - 46 L/s C - 41,6 L/s D - 4,16 L/s E - 4,6 L/s

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)

Comentários:

A - ?H=10,65xLxQ/C^1,85xD^4,87 ?H=338-290=48m 48=10,64x3200xQ^1,85/100^1,85x0,2^4,87 48=17196xQ^1,85 Q^1,85=2,8x10^-3Q=0,04169m³/s Q=41,69L/s

Exercício 37:

A vazão que escoa por uma tubulação de ferro fundido (C=90), 200 mm de diâmetro e 10000 de comprimentro, desde o reservatório queestá na cota de 200,0 m até o outro reservatório na cota 0,00 m é de:

A - 4,4 m 3 /s B - 5,4 m 3 /s C - 4,8 m 3 /s D - 4,9 m 3 /s E - 4,4 L/s

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)

Comentários:

A - ?H=10,65xLxQ^1,85/C1,85xD^4,87 200=10,65x10000xQ1,85/90^1,85x0,2^4,87 200=65461,92Q^1,85 Q^1,85=3,05^10-3 Q=0,044m³/s (minharesposta está certa, creio que a Unip errou na resposta, mas marcando A deu certo).

Exercício 38:

A velocidade da água que escoa por uma tubulação de ferro fundido (C=90), 200 mm de diâmetro e 10000 de comprimentro, desde oreservatório que está na cota de 200,0 m até o outro reservatório na cota 0,00 m é de:

A - 13,9 m/s B - 10,9 m/s C - 11,9 m/s D - 1,9 m/s E - 1,39 m/s

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - (usando a resposta correta da questão anterior 0,044m³/s e não 4,4 como a Unip diz, a questão 38 dá certo). Com o cálculo da resposta anteriorQ=0,044m³/s, V=Q/A V=0,044/p0,2²/4 V=0,044/0,1256/4 V=0,044x4/0,1256 V=1,4m/s

Exercício 39:

A perda de carga distribuída de um sistema que conduz 130 L/s, rugosidade (f=0,032), diâmetro de 300 mm e 500 m de comprimeto éde

A - 5,2 mca B - 6,2 mca C - 7,2 mca D - 8,2 mca E - 9,2 mca

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - Q=AxV V=Q/A V=130x10^-3/pD²/4 V=1,857m/s Logo: hf=fxL/DxV²/2xg hf=0,032x0,5/0,3x1,857²/20 hf=9,2x10^-3 hf=9,2mca

Exercício 40:

Choveu na cidade de São Paulo 80 mm/h em 40 minutos. O tempo de retorno desta chuva é de:

A - 100 anos B - 14 anos C - 12 anos D - 10 anos E - 5 anos F -

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - i=3462,7xT^0,172/(40+22)^1,025 80=3462,7xT^0,172/68,74 3462,7T^0,172=5500 T=14,8 anos