Cristianismo « Conhecimento oculto

19
Início Cristianismo Islamismo Procurar Conhecimento oculto Just another WordPress.com weblog Feeds: Posts Comentários Cristianismo O que é o cristianismo? Cristianismo (do grego Xριστός, “Cristo”) é uma religião monoteísta, centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristãos, acreditam que Jesus seja o Messias profetizado na Bíblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo). A teologia cristã ortodoxa alega que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o céu aos humanos; os cristãos acreditam que Jesus teria ascendido aos céus, e a maior parte das denominações ensina que Jesus irá retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores. Jesus também é considerado para os cristãos como modelo de uma vida virtuosa, e tanto como o revelador quanto a encarnação de Deus. Os cristãos chamam a mensagem de Jesus Cristo de Evangelho (“Boas Novas”), e por isto referem-se aos primeiros relatos de seu ministério como evangelhos. O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, da mesma maneira que o próprio judaísmo ou o islamismo, é classificada como uma religião abraâmica (ver também judaico-cristão). Após se originar no 27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto …wordpress.com/cristianismo/ 1/19

Transcript of Cristianismo « Conhecimento oculto

Page 1: Cristianismo « Conhecimento oculto

InícioCristianismoIslamismo

Procurar

Conhecimento oculto

Just another WordPress.com weblog

Feeds:

PostsComentários

Cristianismo

O que é o cristianismo?

Cristianismo (do grego Xριστός, “Cristo”) é uma religião monoteísta, centrada na vida e nos ensinamentosde Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmenteem Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.

Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristãos, acreditam que Jesus seja o Messias profetizado naBíblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo). A teologia cristãortodoxa alega que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o céu aos humanos;os cristãos acreditam que Jesus teria ascendido aos céus, e a maior parte das denominações ensina que Jesusirá retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seusseguidores. Jesus também é considerado para os cristãos como modelo de uma vida virtuosa, e tanto comoo revelador quanto a encarnação de Deus. Os cristãos chamam a mensagem de Jesus Cristo de Evangelho(“Boas Novas”), e por isto referem-se aos primeiros relatos de seu ministério como evangelhos.O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, da mesma maneira que o próprio judaísmo ou oislamismo, é classificada como uma religião abraâmica (ver também judaico-cristão). Após se originar no

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 1/19

Page 2: Cristianismo « Conhecimento oculto

Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas;no século IV já havia se tornado a religião dominante no Império Romano. Durante a Idade Média a maiorparte da Europa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa noOriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da Era das Descobertas, através de trabalhomissionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para as Américas e pelo resto do mundo.O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde oséculo IV. A primeira nação a adotar o cristianismo como religião oficial foi a Armênia, fundando a IgrejaOrtodoxa Armênia, em 301.

O que é cristão?

Cristão é uma pessoa que adere ao cristianismo, uma religião monoteísta centrada na vida e nosensinamentos de Jesus de Nazaré, e que teria sido profetizada na Bíblia Hebraica/Antigo Testamento.

-Principais crenças-

1-Monoteísmo:a crença na existência de um único Deus, criador do universo e que pode intervir sobre ele.Os seus atributos mais importantes são por isso a onipotência, a onipresença e onisciência.

2-Jesus:Os cristãos reconhecem a importância dos ensinamentos morais de Jesus, entre os quais salientam oamor a Deus e o amor ao próximo, e consideram a sua vida como um exemplo a seguir. O cristianismoreconhece Jesus como o Filho de Deus que veio à Terra libertar os seres humanos do pecado através da suamorte na cruz e da sua ressurreição, embora variem entre si quanto ao significado desta salvação e como elase dará. Para a maioria dos cristãos, Jesus é completamente divino e completamente humano

3-A salvação:O cristianismo acredita que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação ea vida eterna, mas vale lembrar que biblicamente, as obras não são capazes de dar a uma pessoa a VidaEterna, a única maneira de alcançar a Salvação é dando crédito à obra da cruz realizada pelo que os cristãosacreditam ser o filho de Deus, a saber Jesus Cristo.

4-A vida depois da morte:A visão de determinadas religiões cristãs sobre a vida depois da morte envolve,

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 2/19

Page 3: Cristianismo « Conhecimento oculto

de uma maneira geral, a crença no céu e no inferno. A Igreja Católica considera que para além destas duasrealidades existe o purgatório, um estado de purificação onde ficam as almas que morreram em estado degraça, mas que cometeram pecados.

5-A Igreja:O cristianismo acredita na Igreja (ekklesia), palavra de origem grega que significa “assembléia”,entendida como a comunidade de todos os cristãos e como corpo místico de Cristo presente na Terra e suacontinuidade. As principais igrejas ligadas ao cristianismo são: a Igreja Católica, as Igrejas Protestantes e aIgreja Ortodoxa.

6-biblia:

Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, “rolo” ou “livro”[1]) é o texto religioso central dojudaísmo e do cristianismo.As igrejas cristãs protestantes possuem 39 livros no Antigo Testamento como parte do cânone de suasBíblias.

A Igreja Católica possui 46 livros no Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico (os livros deTobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechosnos livros de Ester e de Daniel). Estes textos são chamados deuterocanónicos (ou “do segundo cânon”) pelaIgreja Católica.

As igrejas cristãs ortodoxas, e as outras igrejas orientais, aceitam, além de todos estes já citados, outros doislivros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final dolivro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíbliasdas igrejas de tradição siríaca).

As igrejas cristãs protestantes, dentre outros grupos, consideraram os textos deuterocanónicos comoapócrifos. Mas alguns deles os reconhecem como leitura proveitosa e moralizadora, além do valor históricodos livros dos Macabeus. E algumas importantes Bíblias protestantes, como a Bíblia do Rei Tiago e a Bíblia

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 3/19

Page 4: Cristianismo « Conhecimento oculto

espanhola Reina-Valera, os contêm ao menos nalgumas das suas edições.

Quanto ao Novo Testamento, todos os cristãos são unânimes em aceitar o Novo Testamento com seus 27escritos.

___________________________________________________________

O que é a trindade?

No dicionário temos a seguinte concepção de trindade:

ª-s.f. Religião Termo usado em relação a Deus para exprimir a crença de que, em um único Deus, há trêsPessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo. &151; A concepção da trindade foi tirada dos ensinamentos deCristo que figuram no Novo Testamento. A crença no Pai, no Filho e no Espírito Santo foi definida pelaprimeira vez no primeiro dos concí1ios gerais da Igreja, o Primeiro Concílio de Nicéia, em 325. Esse concíliodeclarou que o Filho é da mesma substância que o Pai. / Festa em que se honra esse mistério, celebrada nodomingo imediato ao de Pentecostes. / Grupo de três pessoas ou coisas semelhantes; trio.

Vale lembra que várias religiões tmabém usam para seus deuses a trindade.

Vamos a trindade(não em ordem)

1-Espirito santo:Espírito Santo é o termo usado para traduzir o termo hebraico Ruach HaKodesh, utilizadona Bíblia hebraica (Velho Testamento) para se referir à presença de Deus na forma experimentada por umser humano. A maioria dos cristãos considera o Espírito Santo como o próprio Deus, parte da SantíssimaTrindade.Para os cristãos o espirito santo pode dar aos seus os seguintes dons:

Palavra da sabedoria;Palavra do conhecimento;Fé;Dons de curar;Operação de maravilhas;Profecia;Discernimento de espíritos;

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 4/19

Page 5: Cristianismo « Conhecimento oculto

Variedade de línguas;Interpretação de línguas

2-Deus filho(jesus):Jesus é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos ele é a encarnação deDeus, o “Filho de Deus”, que teria sido enviado à Terra para salvar a humanidade. Acreditam que foicrucificado, morto, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia (na Páscoa).

3-Deus pai:Em muitas religiões, dá-se o título e as atribuições de Pai ao Deus supremo. No judaísmo, Deus échamado Pai porque é o criador, o governador e o protetor. O cristianismo herdou esta concepção, dandoênfase à relação Pai-Filho revelada em Jesus Cristo. Deus, como Primeira Pessoa da Trindade, é oresponsável por toda a Criação do Universo, criando assim, por dizer, os reinos vegetal e animal. Osegundo, tanto racional como irracional. Por ser o Primeiro, Ele é o Detentor de toda a criação, tendo comoparticipação (principalmente) na criação humana: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossasemelhança” (Gn. 1:26).

____________________________________________________________

Denominações cristãs

Como a cada esquina tem uma igreja(não levar a mal o comentário) assim também suas denominações.

1-Catolicos(Catolicismo (do grego καθολικος, translit.: katholikos; com o significado de “geral” ou“universal”) é um termo amplo para o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, príncipioséticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo)

Católico romano:

A Igreja Católica, chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana, é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema doPapa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. Seu objectivo é a conversão ao ensinamento e àpessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, ela administra os sacramentos eprega o Evangelho de Jesus Cristo. Atua em programas sociais e instituições em todo o mundo,incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições decaridade, que ajudam famílias, pobres, idosos e doentes.Ela não pensa como uma Igreja entre outras mas como a Igreja estabelecida por Deus para salvartodos os homens. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo “católico” significa universal em grego.Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia, comentados pelos Pais e pelosdoutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida aos seus fiéis inspirada noEvangelho e definidas de maneira precisa. Regida pelo Código de Direito Canónico, ela se compõe,além da sua muita bem conhecida hierarquia ascendente que vai desde do simples diácono ao

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 5/19

Page 6: Cristianismo « Conhecimento oculto

supremo Papa, de vários movimentos apostólicos, que comportam notadamente as ordens religiosas,os institutos seculares e uma ampla diversidade de organizações e movimentos de leigos.Desde o dia 19 de Abril de 2005, a Igreja Católica é liderada pelo Papa Bento XVI. Nesse mesmoano, ela contava aproximadamente com 1115 milhões de membros (ou seja, mais de um sexto dapopulação mundial e mais da metade de todos os cristãos,), distribuídos principalmente na Europa enas Américas mas também noutras regiões do mundo. Sua influência na História do pensamento bemcomo sobre a História da arte é considerável, notadamente na Europa.A Igreja Católica, pretendendo respeitar a cultura e a tradição dos seus fiéis, é por isso actualmenteconstituída por 23 Igrejas autônomas sui juris, todas elas em comunhão completa e subordinadas aoPapa. Estas Igrejas, apesar de terem a mesma doutrina e fé, possuem uma tradição cultural, histórica,teológica e litúrgica diferentes e uma estrutura e organização territorial separadas. A Igreja Católica émuitas vezes confundida com a Igreja Católica Latina, uma das suas 23 Igrejas autónomas e a maiorde todas elas .Católico independente:Esta categoria relaciona algumas das Igrejas e instituições autoproclamadas“católicas”, mas que não estão em plena comunhão com o Papa (Sé Apostólica).

2-Protestantes(Protestantismo é a denominação do conjunto de igrejas cristãs e doutrinas que se identificamcom as teologias desenvolvidas no século XVI na Europa Ocidental, na tentativa de reforma da IgrejaCatólica Apostólica Romana, por parte de um importante grupo de teólogos e clérigos, entre os que sedestacam o ex-monge agostiniano Martinho Lutero, de quem as igrejas luteranas tomam seu nome)

Luteranos:

é uma denominação cristã ligada diretamente a Martinho Lutero, pioneiro da Reforma da Igreja naAlemanha, a partir de 1517.No qual fundou algumas tese contra o reinado do papa da época.Algumastese: *Tese 27: Pregam a doutrina humana os que dizem que, tão logo seja ouvido o tilintar da moedalançada na caixa, a alma sairá voando.*Tese 32: Serão condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgamseguros de sua salvação através de cartas de indulgência.*Tese 86: Por que o papa, cuja fortuna é hoje maior que a dos mais ricos crassos, não constrói comseu próprio dinheiro ao menos a Basílica de São Pedro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobresfilhos.Reformados(calvinistas):

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 6/19

Page 7: Cristianismo « Conhecimento oculto

O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sociocultural comraízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI.Anabatistas:

Anabaptistas (“re-baptizadores”, do grego “ana” e “baptizo”; em alemão: Wiedertäufer) são cristãosda chamada “ala radical” da Reforma Protestante. São assim chamados porque os convertidos erambatizados em idade adulta, desconsiderando o até então batismo obrigatório da igreja romana. Assim,re-batizavam todos os que já tivessem sido batizados em criança, crendo que o verdadeiro baptismosó tem valor quando as pessoas se convertem conscientemente a Cristo.Batistas:

é uma denominação cristã caracterizada pela rejeição ao batismo infantil, optando em seu lugar pelobatismo de fé, geralmente através da imersão. O nome é derivado de uma comissão para que osseguidores de Jesus Cristo fossem batizados, os batistas interpretam o batismo – imergir em água –como uma exposição pública de sua fé. Enquanto o termo “batista” tem suas origens com os

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 7/19

Page 8: Cristianismo « Conhecimento oculto

anabatistas, e às vezes foi visto como pejorativo, a denominação historicamente é ligada aosdissidentes ingleses, ou movimentos de anticonformismo do século XVI.Anglicanos:

é a Igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão AnglicanaMundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvoo. Fora da Inglaterra, a IgrejaAnglicana é denominada Igreja Episcopal, pricipalmente nos Estados Unidos e na Austrália.Metodistas:

O metodismo foi um movimento de avivamento espiritual cristão ocorrido na Inglaterra do séculoXVIII que enfatizou a relação íntima do indivíduo com Deus, iniciando-se com uma conversão pessoale seguindo uma vida de ética e moral cristã. O metodismo foi liderado por John Wesley, eclesiásticoda Igreja Anglicana, e seu irmão Carlos Wesley, considerado um dos maiores expoentes da músicasacra protestante.Adventista:

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 8/19

Page 9: Cristianismo « Conhecimento oculto

Adventismo O termo “Adventismo” vem da palavra advento (do latim Adventus: “chegada”, do verboAdvenire: “chegar a”) a crença na segunda vinda de Jesus à Terra. Este movimento surgiu após ainterpretação bíblica de Guilherme Miller onde acreditava que profecias da Bíblia (“As 2.300 Tardes eManhãs” “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá…” Apocalipse 1:7) se cumpriria na décadade 1840, gerando o Movimento Millerita.Evangélicos:

Evangelicalismo é uma concepção originária de “evangélico”, o Evangelicalismo é um movimentoteológico originário do Protestantismo, mas que não se limita a ele, que crê na necessidade de oindivíduo passar por uma experiência de conversão (“nascer de novo”, “aceitar Jesus”) e que adota aBíblia como única base de fé e prática. Segundo Hudson[1], evangelicalismo é um movimentoteológico que enfatiza a experiência de conversão como ponto de partida da vida cristã.Pentecostais:

Pentecostalismo é um movimento religioso de dentro do Cristianismo avivalista, que coloca ênfaseespecial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo.O termoPentecostal é derivado Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Paraos cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo,conforme descrito no Livro de Atos, Capítulo 2. Pentecostais tendem a ver que seu movimento refleteo mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igrejaprimitiva. Por este motivo, alguns pentecostais também usam o termo Apostólica ou Evangelho Plenopara descrever seu movimento.O pentecostalismo é um termo amplo que inclui uma vasta gama dediferentes perspectivas teológicas e organizacionais. Como resultado, não existe nenhuma organizaçãocentral ou igreja que dirige o movimento. Os pentecostais podem ser inseridos em mais de um grupos

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 9/19

Page 10: Cristianismo « Conhecimento oculto

cristão. No Brasil é comum os pentecostais se auto-identificarem com termo evangélico. Opentecostalismo é teológico e historicamente próximo do movimento carismático, uma vez que oinfluenciou significativamente, alguns pentecostais usam os dois termos indistintamente.

3-Orientais(uma das muitas antigas Igrejas cristãs da Europa Oriental e do Oriente Médio (as chamadasIgrejas orientais). Estas Igrejas podem ser ortodoxas, católicas ou nenhuma delas.)

Igreja ortodoxa:

A Igreja Ortodoxa (do grego όρθος, reto, e δόξα, doutrina), também conhecida como Igreja CatólicaApostólica Ortodoxa ou Igreja Ortodoxa Oriental , é uma Igreja cristã que separou-se da IgrejaCatólica Apostólica Romana no século XI, tendo quase mil anos, seus fiéis são chamados de cristãosortodoxos. Sua doutrina é muito semelhante à da Igreja Católica, preservando os sete sacramentos, orespeito a ícones, o uso de roupas litúrgicas nos seus cultos (denominados de divina liturgia), sendouma das diferenças significativas o fato de desconsiderar a liderança papal, embora presta-lherespeito.Igrejas não-calcedonianas:

As Igrejas não-calcedonianas (também conhecidas como antigas Igrejas orientais) compõem umadenominação cristã que surgiu em seguida ao Concílio de Calcedônia, em 451. Elas separaram-se dasIgrejas Católica e Ortodoxa porque elas recusaram-se a aceitar a doutrina das “duas naturezas deCristo”, decretada pelo Concílio de Calcedônia e aceitada pelos católicos e ortodoxos.Estas igrejas orientais, apesar de se autodemominarem ortodoxas orientais ou antigas ortodoxasorientais, diferenciam-se grandemente da Igreja Ortodoxa por aceitarem apenas os três primeirosconcílios ecumênicos (Niceia, Constantinopla e Éfeso), não estando por isso em comunhão com aIgreja Ortodoxa nem com a Igreja Católica.Igreja Assíria do Oriente:

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 10/19

Page 11: Cristianismo « Conhecimento oculto

A Igreja Assíria do Oriente é uma denominação cristã oriental que afirma ter sido fundada por SãoTomé. Algumas vezes é chamada Igreja Ortodoxa Assíria, mas não deve ser confundida com a IgrejaOrtodoxa Síria. Na Índia, é conhecida como Igreja Síria do Oriente. Muitas vezes é chamada deIgreja Nestoriana.A Igreja Assíria do Oriente não está em comunhão nem com a Igreja Ortodoxa, nem com a IgrejaCatólica e nem com as Igrejas não-calcedonianas, porque ela só aceita os ensinamentos dos 2primeiros concílios ecuménicos (Niceia I e Constantinopla I). Seu atual Patriarca e líder máximo(chamado Patriarca Catholicós da Babilônia) é o Mar Dinkha IV.

4-Antitrinitarismo(Antitrinitarismo, conjuntos de doutrinas de origem cristã que, de uma forma ou de outra,negam a validade do dogma da Trindade, que afirma a existencia de três pessoas distintas no Deus cristão,geralmente por terem sua base na bíblica ou por serem adeptos à razão.)

Testemunha de Jeová:

A comunidade religiosa conhecida por Testemunhas de Jeová assume-se como uma religião cristãnão-trinitária. Adoram exclusivamente a Jeová e são seguidores de Jesus Cristo. Crêem que a religiãoé a restauração do verdadeiro cristianismo, mas rejeitam a classificação de serem fundamentalistas nosentido em que o termo é comumente usado. Afirmam basear todas as suas práticas e doutrinas noconteúdo da Bíblia.Os santos dos últimos dias:

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 11/19

Page 12: Cristianismo « Conhecimento oculto

Os Santos dos Últimos Dias (SUD), conhecidos como mórmons, é um movimento religiosorestauracionista iniciado no século XIX nos Estados Unidos da América e liderado inicialmente porJoseph Smith Jr., definido pelos seus seguidores como primeiro profeta desta época.Unitarianos:

O unitarismo (ou unitarianismo) é uma corrente de pensamento teológico que afirma a unidadeabsoluta de Deus. Há dois ramos principais do unitarismo, os Unitários Bíblicos que consideram aBíblia como única regra de fé e prática, assemelhando as demais religiões cristãs evangélicas, exceto,claro, pela concepção unitária de Deus, e os Unitários Universalistas, surgido recentemente nosEstados Unidos, que pregam a liberdade de cada ser humano para buscar a sua própria Verdade e anecessidade de cada um buscar o crescimento espiritual sem a necessidade de religiões, dogmas edoutrinas.Cristadelfianos:

Os cristadelfianos afirmam basear as suas crenças inteiramente na Bíblia e não aceitam outros textoscomo sendo inspirados por Deus. Acreditam que Deus é o criador de todas as coisas e o Pai dosverdadeiros crentes. Deus e Jesus Cristo não são um ser, mas dois. Entendem que o Espírito Santonão é uma pessoa, mas sim o poder de Deus usado na criação e para a salvação, tendo sidoconcedido a certos crentes, para propósitos específicos, em algumas épocas da história.Pentecostais do nome de jesus:

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 12/19

Page 13: Cristianismo « Conhecimento oculto

Pentecostais do Nome de Jesus ou Apostólicos Pentecostais Unicistas são cristãos que aceitam aDoutrina da Unicidade Absoluta de Deus (rejeitando a Trindade e do batismo em Nome de JesusCristo, bem como do batismo com o Espírito Santo e na crença em todo mover do Espírito.

5-Cristianismo exotérico(Cristianismo Esotérico é a vertente do Cristianismo composta pelas escolas demistérios, constituindo o que se conhece como a parte mística do Cristianismo. Trata-se de um segmentominoritário, uma vez que não se dirige às massas nem faz proselitismo, e não é estruturado em igrejas, apesarde a maioria das escolas terem rituais específicos. A este ramo do Cristianismo pertencem o Gnosticismo e oRosacrucianismo (apesar de muitas organizações com o nome “Rosacruz” não se vincularem aoCristianismo). Os Essênios são considerados os precursores do Cristianismo Esotérico.)

Rosacrucianos:

A Fraternidade Rosacruz foi fundada em 1909/11 por Max Heindel com o propósito de promulgar osEnsinamentos Rosacruzes da Escola de Mistérios Menores do Ocidente, a Ordem Rosacruz (que,segundo Max Heindel, é uma Ordem de origem espiritual, nada tendo a ver, portanto, com outrasorganizações físicas que reivindicam essa denominação). A Fraternidade, edificada por Max Heindelcomo arauto da Era de Aquário, realiza Serviço de Cura Espiritual e proporciona gratuitamente cursospor correspondênca em Cristianismo esotérico e Filosofia, Astrologia Espiritual e Interpretação daBíblia; sua sede internacional está localizada em Monte Ecclesia, Oceanside, Califórnia (EUA) e osseus estudantes encontram-se por todo o mundo organizados em Centros e Grupos de Estudo.Gnosticos:

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 13/19

Page 14: Cristianismo « Conhecimento oculto

Gnosticismo designa o movimento que originou-se provavelmente na Ásia menor, e tem como base asfilosofias pagãs, que floresciam na Babilônia, Egito, Síria e Grécia. O gnosticismo combinava algunselementos da Astrologia e mistérios das religiões gregas, mistérios de Elêusis, bem como os doHermetismo, com as doutrinas do Cristianismo e do Sufismo.Em seu sentido mais abrangente, oGnosticismo significa “a crença na Salvação pelo Conhecimento” (Joan O’Grady).Teosofia:

A Teosofia é um corpo doutrinário que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência, que está presente emmaior ou menor grau em diversos sistemas de crenças ao longo da história, e foi expostomodernamente primeiro por Helena Blavatsky no final do século XIX, e por outros desde então.Antroposofia:

Também chamada de “ciência espiritual” , (“conhecimento do ser humano”) é uma filosofia e umaprática que foi erigida por Rudolf Steiner. Ele a apresenta como um caminho para se trilhar em buscada verdade que preenche o abismo historicamente criado desde a escolástica entre fé e ciência. Navisão de Steiner a realidade surge no encontro dos mundos da idéia e da percepção.

____________________________________________________________

Qual dessas está certa?Podemos dizer que todas tem seus pós e seus contras.Todas tem uma definiçãoboa para se fazer o bem.Seguindo-as , certeza será uma pessoa boa e mais próxima da “salvação”

Qual seguir?Está resposta será simples e mal representada.Nenhuma delas.Como disse elas tem seus pós econtras, mas, infelizmente a religião(igreja) possui mais erro do que acertos.A igreja é regida porhomens.Falhos, pecadores e muitas das vezes esnobes para com o próximo que eles talvéz acham-no um

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 14/19

Page 15: Cristianismo « Conhecimento oculto

pecador.Tudo bem que tem pessoas nessas igrejas e religiões que dão seu tudo para ser santo.Seguir acristo, mas, quando um advento vem pela frente, eles mostram-se imparciais.Mandões e cheios dedireito.Fáceis de apontar o dedo,e tentam com toda artimanha usar o nome de Deus para te dizer que vocêestá errado, mas , isso somente porque não está nos moldes que eles queriam.

____________________________________________________________

-Simbolos-(simbolos cristões que existe nãoimportanto a denominação)

Auréola:

halo ou auréola (aurea do Latim, “dourado”) É um círculo dourado ou Peça de metal circular com quepintores e escultores circundam muitas vezes a cabeça de personagens sagrados. Nos períodos mais antigosda arte cristã, uma auréola era usada exclusivamente em figuas cristãs divinas, como Jesus Cristo, mas essecostume foi posteriormente alargado à Virgem Maria e aos santos

Bandeira cristã

A Bandeira Cristã foi concebida para representar toda a Cristandade, no entanto é hasteada sobretudo porigrejas Protestantes na América do Norte, África e América Latina. É constituída por um campo branco comuma Cruz Cristã num cantão azul. Os tons de vermelho e azul, bem como as dimensões da bandeira e docantão, não têm especificações oficiais.

Bandeira do divino

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 15/19

Page 16: Cristianismo « Conhecimento oculto

É uma bandeira religiosa onde está estampda a imagem da pomba simbolizando o Divino Espírito Santo.Circula nas casas na festa do Divino.

Chaves do céu

As Chaves do Céu (em latim Clavis et Cælum, em hebraico מפתחות השמים), Chaves de São Pedro,Chaves do Reino dos Céus ou Chaves do Reino de Deus é um termo utilizado na Bíblia, no Evangelho deSão Mateus, 16:18-19: em que Jesus Cristo diz “E eu te declaro: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei aminha Igreja; as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra, será desligado nos céus”.Esta afirmativa é a base bíblica para o poder do Papa sob a Igreja, pois Jesus concede claramente oPrimado a Pedro, depois Bispo de Roma, e seus sucessores, como líder terreno da Igreja. Os brasões dosPapas são tradicionalmente caracterizados por possuírem as chaves do céu.“Eis que ele [Pedro] recebeu as chaves do reino dos céus, o poder de ligar e desligar está comprometidocom ele, o cuidado com toda a Igreja (…) foi dado a ele (“cura ei Totius Ecclesiae et principatuscommittitur”)

Cordeiro de Deus

(não coloca-se algum simbolo em si como imagem)

Cordeiro de Deus ou em latim, Agnus Dei, é uma expressão utilizada pela religião cristã para se referir aJesus Cristo, identificado como o salvador da humanidade, ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecadooriginal.

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 16/19

Page 17: Cristianismo « Conhecimento oculto

Cristograma

Cristograma é um tipo de monograma criado pelo imperador romano Constantino para simbolizar ocristianismo, pois antes somente as figuras do peixe e da cruz tinha essa representação. Os símbolos S, O, G,I, PX sobrepostos formam um cristograma, pois as letras gregas XP (Chi-Rho, são as primeiras duas letrasde Χριστός, “Cristo”).Os cristogramas eram empregados pelos cristãos antigos em moedas, lábaros, espadas, escudos, vestes,pinturas, esculturas e outros.

Crucifixo

Crucifixo (Cruz de Cristo) é um símbolo de veneração, que foi iniciado pelos cristãos durante o período apósa crucificação de Jesus Cristo. Naquele período os seguidores de Jesus se organizavam e reuniam-se àsescondidas para confabularem, pois eram perseguidos, e para se identificarem como cristãos, usavam umsímbolo, que era o desenho de um peixe e o crucifixo.

Cruz coroada

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 17/19

Page 18: Cristianismo « Conhecimento oculto

A Cruz e Coroa, ou Cruz Coroada é um símbolo tradicional Cristão (uma cruz atravessando uma coroa pordentro), aparecendo em muitas igrejas (principalmente na católica romana), que também tem sido usado emheráldica. Muitas vezes, é interpretada como simbolizando a recompensa no céu (a coroa) após os próximosjulgamentos nesta vida (a cruz). (Tiago 1:12)O símbolo aparece no selo da Igreja de Cristo, onde está rodeada pelas palavras “Curar o doente, limpar osleprosos, ressuscitar os mortos, expulsar os demônios”, a partir do Evangelho de Mateus, 10:8.

Cruz de São Pedro

A Cruz de São Pedro é uma Cruz Latina invertida. A origem deste símbolo origina da tradição Católica quediz que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não era digno de ser crucificado damesma maneira que Cristo (com os pés para baixo). É frequentemente usada com duas chaves, simbolizandoas chaves do Céu.O teólogo de Alexandria; Orígenes, foi o primeiro a relatar que São Pedro foi crucificado de cabeça parabaixo, a pedido do próprio, antevendo maior sofrimento. Alguns Católicos usam esta cruz como símbolo dahumildade e demérito comparado com Cristo.É também associada ao Satanismo. Aleister Crowley acreditava que esta cruz era símbolo de Graçainvertida, ou afastamento da graça de Cristo. Consequentemente, este símbolo tornou-se bastante popularentre os artistas de black metal e suas variações e também death metal e suas variações.Algumas igrejas evangélicas não aceitam a Cruz de São Pedro. No entendimento delas, o significado real é ocitado acima.

Ictus,icthus,ichthus,ichthys

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 18/19

Page 19: Cristianismo « Conhecimento oculto

Ictus, Icthus, Ichthus, Ichthys ou ainda Ikhthys ( ) é a tradução no grego antigo para peixe. Estapalavra foi considerada já pelos cristãos primitivos como um acrônimo da expressão “Iesus Christos TheouUios Soter“, que quer dizer “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador“. Foi um dos primeiros símboloscristãos, juntamente com o crucifixo e continua a ser usado pelas diversas denominações das igrejas cristãs.

Sagrado coração de Maria

O Imaculado Coração de Maria é uma devoção católica que ganhou grande destaque com as aparições deFátima. Consiste na veneração do coração de Maria, mãe de Jesus.

Comentários desativados

Arquivos

fevereiro 2010 (1)

Categorias

Uncategorized (1)

Páginas

CristianismoIslamismo

Blog no WordPress.com.

Theme: MistyLook by Sadish.

27/12/2010 Cristianismo « Conhecimento oculto

…wordpress.com/cristianismo/ 19/19