CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica...

18
CORPOS REDONDOS CILINDROS

Transcript of CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica...

Page 1: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

CORPOS REDONDOSCILINDROS

Page 2: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos à reta s, com uma extremidade em um ponto de C e a outra em um ponto do plano σ.

Cilindro Considere dois planos paralelos, e σ, um círculo C de raio r contido em , e uma reta s que intercepta planos e σ. 

Page 3: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Elementos do cilindro

Page 4: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Classificação dos cilindrosPodemos classificar os cilindros de acordo com a inclinação da reta s em relação aos planos e σ que contêm as bases:

se a reta s é perpendicular aos planos e σ, o cilindro é reto (g = h).

se a reta s não é perpendicular aos planos e σ, o cilindro é oblíquo (g ≠ h).

Page 5: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Observações Um cilindro circular reto também é

denominado cilindro de revolução, pois pode ser obtido pela rotação de uma superfície retangular em torno da reta que contém um dos lados dessa superfície. A medida desse lado é igual à altura h do cilindro, e a medida do lado perpendicular a esse é igual à medida do raio r da base do cilindro.

Page 6: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Observações Se um cilindro reto tem altura igual ao dobro da medida do raio da

base (h = 2r), ele é chamado cilindro equilátero.

Page 7: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Secção meridiana de um cilindro Uma secção meridiana de um cilindro é determinada pela intersecção do cilindro com um plano que contenha seu eixo.

Page 8: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Secção transversal de um cilindro Uma secção transversal de um cilindro é a intersecção do cilindro com um plano paralelo ao plano da base.

Page 9: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Planificação da superfície de um cilindro reto

Page 10: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Alateral = 2rh

Atotal = 2r(r + h)

Abase = r2

Área da superfície e volume de um cilindro reto

Vcilindro = r2h

Page 11: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Exercícios1. Dado um retângulo de dimensões 3 cm e 5 cm, comparar a área

lateral e a área total da superfície dos cilindros de revolução dele obtidos.

ResoluçãoFazendo a rotação do retângulo em torno do lado que mede 3 cm, obtemos um cilindro reto de raio 5 cm e altura 3 cm. Então:  Alateral = 2 ∙ ∙ 5 ∙ 3 = 30

Atotal = 2 ∙ 5 ∙ ∙ (5 + 3) = 80

Logo, esse cilindro tem área lateral de 30 cm2 e área total de 80 cm2.

Page 12: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

O outro cilindro de revolução tem raio 3 cm e altura 5 cm. Então:Alateral = 2 ∙ ∙ 5 ∙ 3 = 30

Atotal = 2 ∙ 3 ∙ ∙ (3 + 5) = 48  

Logo, esse cilindro tem 30 cm2

de área lateral e área total de 48 cm2.Portanto, as áreas laterais dos cilindros obtidos são iguais.No entanto, quando fazemos a rotação do retângulo em torno do lado menor, a área total da superfície do cilindro é maior.

Resolução

Page 13: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

2. Calcular a razão entre a área da base e a área da secção meridiana de um cilindro equilátero.

Vamos considerar um cilindro equilátero de altura h e cuja base é um círculo de raio r. A área da base é: Abase = ∙ r2

Como um cilindro equilátero tem a altura igual ao dobro do raio (h = 2r), a secção meridiana é um quadrado de lado 2r.A área da secção meridiana é: Asecção meridiana = 2r ∙ 2r = 4r2 

Assim, temos:

Resolução

____ ∙ r2

4 ∙ r2 4_=

Page 14: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

3. Considerar três cilindros circulares retos: C, de altura h e base de raio r; cilindro C’, de altura h e base de raio 2r; e cilindro C’’, de altura 2h e base de raio r.a) Comparar o volume de C’ com o de C.b) Comparar o volume de C’’ com o de C.c) Comparar o volume de C’ com o de C’’.

Page 15: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

Primeiro calculamos o volume de C: V = r2h a) C’ tem volume V’ = ∙ (2r)2 ∙ h = 4(r2h), ou seja: V’ = 4V

Portanto, o volume de C’ é o quádruplo do volume de C.b) C’’ tem volume V’’ = ∙ r2 ∙ (2h) = 2(r2h), ou seja: V’’ = 2V

Portanto, o volume de C’’ é o dobro do volume de C. c) Dos itens anteriores, temos: V’ = 4r2h = 2(2r2h), ou seja: V’ = 2V’’ Portanto, o volume de C’ é o dobro do volume de C’’.    

Resolução

Page 16: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

4. Quantos centímetros quadrados de material são usados, aproximadamente, para fabricar a lata de óleo indicada ao lado e o seu volume?

19 cm

8 cm

Óleo

Solução

3

2

222

2

56,95424.19,50.

76,57748,10028,477

224,504.14,3

28,47719.4.14,3.22

cmV

VhAV

cmA

AAAcmrA

cmrhA

b

T

lbT

b

l

Page 17: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.
Page 18: CORPOS REDONDOS CILINDROS. Chama-se cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos.

 De acordo com o problema, o volume desse cilindro deverá ser de 1 litro ou 1 dm3. Sabemos que o raio da base será de 5 cm, que equivale a 0,5 dm. Utilizando a fórmula do volume, teremos:

Portanto, a lata deverá ter uma altura de, aproximadamente, 13 cm.