CITRULLIN - Idealfarmaidealfarma.com.br/upload/images/Lamina_Citrullin_2016.pdf · na é...

2
CITRULLIN Extrato de melancia

Transcript of CITRULLIN - Idealfarmaidealfarma.com.br/upload/images/Lamina_Citrullin_2016.pdf · na é...

Page 1: CITRULLIN - Idealfarmaidealfarma.com.br/upload/images/Lamina_Citrullin_2016.pdf · na é transformada diretamente em citrulina. ESTUDOS CLÍNICOS: Uma pesquisa realizada na Faculdade

CITRULLINExtrato de melancia

Page 2: CITRULLIN - Idealfarmaidealfarma.com.br/upload/images/Lamina_Citrullin_2016.pdf · na é transformada diretamente em citrulina. ESTUDOS CLÍNICOS: Uma pesquisa realizada na Faculdade

A citrulina ou L-citrulina é um α-aminoácido não essencial, bastante encontrado na melan-cia (Ci trullus vulgaris). O Citrullin é o extrato da melancia, padronizado em 10% de citrulina, um nutracêutico que esti mula a síntese de proteína, aumenta a energia e a resistência ao exercício fí-sico, assim contribui para o desenvolvimento de massa muscular, au menta a energia aeróbica, re-duz a fadiga e melho ra o fluxo sanguíneo em toda musculatura lisa.

A suplementação oral de citru lina aumenta os níveis plasmáticos de aminoáci dos ornitina e arginina presentes no ciclo da uréia e também modula as enzimas envolvidas no pro cesso de gli-cogenólise e glicose, promovendo o aumento da produção de energia aeróbica.

Desda forma, aumenta a eficiência muscular energética, a função muscular e a síntese de pro-teína, favorecendo o ganho de massa magra.

MECANISMO DE AÇÃO:A citrulina pode ser formada no organismo por dois mecanismos, um de conversão direta de arginina em óxido nítrico e a partir dos aminoácidos orniti-na e carbamoil, que requer a presença de glutamina para a produção de citrulina nos enterócitos.

No ciclo da uréia a L-arginina é convertida em L-ornitina, a qual utiliza o carbomiol fosfato como cofator para a produção de citrulina. Nes-se caminho metabólico a citrulina é formada a partir da arginina e leva a um aumento na uréia e concomitantemente uma diminuição da amô-nia, a qual é utilizada pela carbomiol fosfato.

A citrulina é convertida em L-arginosucinato e em L-arginina que está envolvida no ciclo do óxido ní-trico e no ciclo da uréia, esse mecanismo a argini-na é transformada diretamente em citrulina.

ESTUDOS CLÍNICOS:Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medici-na de Marselha avaliou a eficácia da suplemen-tação de citrulina para energia muscular. Foram selecionados 18 voluntários que reclamavam de fadiga muscular e sem nenhuma doença docu-mentada. Os pacientes realizaram 3 minutos de descanso 3 minutos de atividade física e 20 minu-tos de recuperação, os quais foram registrados 7 dias antes do início do protocolo e no dia 0 e nos dias 3, 8, 15 e 22. Foram suplementados 6g/dia de

citrulina por 15 dias nos pacientes. Os resultados demonstraram uma redução significativa na sen-sação de fadiga e um aumento de 34% na taxa produção de ATP durante o exercício, além de um aumento de 20% na recuperação da fosfocreatina pós-exercício. Os pesquisadores concluíram que a citrulina pode promover aumento da produção de energia aeróbica.

Outro estudo avaliou os efeitos da suplementa-ção de citrulina no metabolismo durante exercí-cio intenso. Foram selecionados 17 cliclistas se-miprofissionais e divididos em 2 grupos, os que administravam 6g/dia de citrulina ou placebo. Os participantes administram o produto 2 horas antes do início da prova de ciclismo de 137 km. Foram coletadas amostras de sangue em condi-ções basais, 15 minutos e 3 horas após a ativida-de física intensa. A suplementação com citrulina aumenta a concentração de L-arginina, inclusi-ve metabólitos derivados como nitrito, creatini-na, ornitina, uréia e hormônios como GH.

Assim, a suplementação com citrulina aumenta a disponibilidade do nitrogênio para maior sín-tese de proteínas e melhora o uso de aminoáci-dos durante o exercício.

BENEFÍCOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM CITRULLIN:• Aumenta a liberação de óxido nítrico;

• Aumenta os níveis de ornitina e arginina;

• Diminui a fadiga muscular e favorece a elimi-nação de ácido lático;

• Aumenta os níveis de energia;

• Favorece o ganho de massa muscular.

POSOLOGIA:Recomenda-se a dosagem de 1 sachê (10 gramas), 1 hora antes da atividade física. Esta dosagem é sugestiva, podendo ser alterada por profissional habilitado.