Biologia nitrogénio Ciclos do nitrogenio

download Biologia nitrogénio Ciclos do nitrogenio

If you can't read please download the document

Transcript of Biologia nitrogénio Ciclos do nitrogenio

NITROGNIO


Ciclos do nitrognio

N

Grupo ciclos N

ALUNOS

Wanderson Godinho

Sandy Lima

Rassa Rabello

Joo Marcos

Lourivaldo

Lucas Santos

Agenda de apresentao

Historia

Introduo

Explicaes do Contexto

Concluso

Historia do nitrognio

O nitrognio (do latim nitrogenium e este do grego = nitro, e -genio, da raiz grega = gerar) considera-se que foi descoberto formalmente por Daniel Rutherford em 1772 ao determinar algumas de suas propriedades. Entretanto, pela mesma poca, tambm se dedicaram ao seu estudo Scheele que o isolou, Cavendish, e Priestley.
Alguns anos depois, em 1790, foi chamado de nitrognio, por Jean Antoine Chaptal, que significa formador de salitre.

Daniel Rutherford

Joseph Priestley

Jean Antoine Chaptal

Introduo O Nitrognio

o gs presente em maior quantidade no ar. Essa substncia fundamental para a vida na Terra, pois faz parte da composio das protenas, que so molculas presentes em todos os organismos vivos.
O nitrognio um elemento qumico de nmero atmico (Z) 7, massa molar 14,0067 g/mol e P.F e P.E iguais a -209,9 C e - 195,8 C. Esse elemento o mais abundante no ar atmosfrico, com cerca de 78% de seu volume em massa. Cerca de 20% do ar constitudo de gs oxignio e 1% de outros gases, tais como argnio, gs carbnico e vapor de gua.

Nitrognio e Seres Vivos

A maioria dos seres vivos incapaz de utilizar o nitrognio atmosfrico para sintetizar protenas e outras substncias orgnicas. Ao contrrio do carbono e do oxignio, o nitrognio muito pouco reativo do ponto de vista qumico, e apenas certas bactrias e algas azuis tm a capacidade de assimilar o nitrognio da atmosfera e mud-lo de maneira a ser usada pelas clulas assim os animais obtm o nitrognio somente por meio dos alimentos.
Com sais de nitrognio, as plantas fabricam outras substncias que formam seu corpo. Os animais, conseguem essas substncias ingerindo as plantas ou outros seres vivos. processo pelo qual o nitrognio circula atravs das plantas e do solo pela ao de organismos vivos conhecido como ciclo do nitrognio.

Ciclo do Nitrognio

Introduo ao Ciclo

Por exemplo, certas plantas, e organismos marinhos, e varias bactrias possuem enzimas que so capazes de induzir o gs nitrognio do ar a reagir, fixando-se na forma de amnia (NH3) ou ons amnio (NH4+) por meio de reduo. Esse processo de reduo catalisada por enzimas feito pelas bactrias, que conhecido como fixao biolgica de nitrognio, representa 90% de toda a fixao de origem natural.O gs nitrognio da atmosfera pode reagir com o gs oxignio do ar formando xidos de nitrognio (NOX), principalmente o NO2. Mas essa reao envolve uma grande quantidade de energia, por isso ela acontece na atmosfera por meio de descargas de relmpagos. Por meio das tempestades, esses compostos e outros que contm nitrognio descem para a terra e so absorvidos pelas razes das plantas.

Etapas do Ciclo N

Fixao

A fixao do nitrognio o processo pelo qual o nitrognio gasoso do ar....

Nitrificao

Vrias espcies de bactrias capazes de oxidar a amnia conhecida como nitrificao...

Amonificao

As bactrias saprfitas e vrias espcies de fungos....liberam o excesso... denominado amonificao

Fixao N

Conforme podemos ver, se todo o nitrognio que removido do solo no fosse constantemente reposto, praticamente toda a vida neste planeta desapareceria finalmente. O nitrognio reabastecido no solo pela fixao do nitrognio.Das vrias classes de organismos fixadores de nitrognio, as bactrias simbiticas so, incomparavelmente, as mais importantes em termos de quantidades totais de nitrognio fixado. A mais comum das bactrias fixadoras de nitrognio Rhizobium, que um tipo de bactria que invade as razes de leguminosas (angiospermas da famlia Fabaceae ou Leguminosae), tais como trevo, ervilha, feijo, ervilhaca e alfafa.

Nitrificao N

Vrias espcies de bactrias comumente encontradas nos solos so capazes de oxidar a amnia ou amnio. A oxidao do amonaco, conhecida como nitrificao, um processo que produz energia e a que libera utilizada por estas bactrias para reduzir o Diox. C , da mesma forma que as plantas autotrficas utilizam a energia luminosa para a reduo do dixido de carbono. Tais organismos so conhecidos como autotrficos quimiossintticos (diferentes dos autotrficos fotossintticos, como as plantas e as algas).Nitrosomonas e Nitrosococcus oxidam o amonaco dando nitrito (NO2-):

2 NH3 + 3O2-------->2 NO2- + 2 H+ + 2 H2OO nitrito txico para as plantas superiores

Desnitrificao & perda de N

Conforme observamos, os compostos nitrogenados das plantas clorofiladas retornam ao solo com a morte das mesmas. No decorrer deste ciclo Tem-se uma perda de quantidade de N, no sentido de ser inutilizvel a planta. Uma das causas da perda de nitrognio a remoo de plantas do solo, o N pode ser tambm perdido quando a parte superficial do solo decapitada pela eroso ou quando sua superfcie destruda pelo fogo. Em alguns solos, bactrias desnitrificantes decompem os nitratos e liberam nitrognio para o ar (isto , o O2 pode ser reduzido mais rapidamente que o NO3-) e ocorre extensamente apenas nos solos com deficincia de oxignio, isto , nos solos que so mal drenados e, portanto, pobremente arejados.

Amonificao N

Grande parte do nitrognio encontrado no solo provm de materiais orgnicos mortos, nos quais existe sob a forma de compostos orgnicos complexos, tais como protenas, aminocidos, cidos nucleicos e nucleoides. As bactrias saprfitas e vrias espcies de fungos so os principais responsveis pela decomposio de materiais orgnicos mortos. e liberam o excesso de nitrognio sob a forma de amnio (NH4+). Este processo denominado amonificao.

N Na industria

O nitrognio lquido usado como refrigerante, tanto para o congelamento de produtos alimentcios como para o transporte de alimento, tambm usado como meio de resfriamento no transporte de rgos para transplante e na conservao de smen para inseminao artificial do gado, j que garante uma temperatura de 190 C abaixo de zero.

Bibliografia
Agradecimentos

Sites

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar1.php

http://www.alunosonline.com.br/quimica/nitrogenio.html

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/nitrogenio/