Bíblia – Wikipédia, A Enciclopédia Livre

12
Bíblia Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro") é o texto religioso de valor sagrado para o Cristianismo, em que a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica é narrada por humanos. É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada , sendo que se trata de um documento doutrinário. Foi a Igreja Católica quem compilou a Bíblia, definindo quais seriam os livros inspirados, que por sua vez entraram no Cânon Bíblico. Posteriormente, os demais grupos cristãos que surgiram também adotaram a Bíblia como Livro Sagrado. Segundo a tradição, aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1500 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. A maioria dos historiadores acredita que a data dos primeiros escritos considerados sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de Cristo. Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações. Segundo uma interpretação literal do Gênesis (primeiro livro da Bíblia), o homem foi criado por Deus a partir do pó, após os céus e a terra, entre seis e oito mil anos atrás, e ganhou a vida após Deus soprar o fôlego da vida em suas narinas. É o livro mais vendido de todos os tempos com mais de seis bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade sete vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da lista dos livros mais vendidos, O Livro Vermelho. Nos Estados Unidos, o único presidente que não fez o juramento de posse com a mão em uma Bíblia foi Theodore Roosevelt (19011909), de acordo com os registros oficiais do Architect of the Capitol. John Quincy Adams (18251829), em sua posse, de acordo com cartas escritas pelo mesmo, colocou a mão em um volume de direito constitucional ao invés da Bíblia para indicar a quem pertencia sua lealdade. Não há registros para presidentes anteriores a John Tyler (18411845). Índice 1 Inspiração divina 2 Interpretação 3 Estrutura interna 3.1 Livros do Antigo Testamento 3.2 Livros do Novo Testamento 3.3 Origem do termo "testamento" 4 Traduções 4.1 Número de traduções 4.2 Mundo lusófono 5 Versões 6 Religiões 7 Erros e adulterações 8 Crítica 12 345 2 6 7 8 9 10 11 10 12 13 14 15 15 15

description

Bíblia – Wikipédia, A Enciclopédia Livre

Transcript of Bíblia – Wikipédia, A Enciclopédia Livre

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 1/12

    BbliaOrigem:Wikipdia,aenciclopdialivre.

    Bblia(dogrego,pluralde,transl.bblion,"rolo"ou"livro") otextoreligiosodevalorsagradoparaoCristianismo, emqueainterpretaoreligiosadomotivodaexistnciadohomemnaTerrasobaperspectivajudaicanarradaporhumanos.consideradapeloscristoscomodivinamenteinspirada ,sendoquesetratadeumdocumentodoutrinrio.FoiaIgrejaCatlicaquemcompilouaBblia,definindoquaisseriamoslivrosinspirados,queporsuavezentraramnoCnonBblico.Posteriormente,osdemaisgruposcristosquesurgiramtambmadotaramaBbliacomoLivroSagrado.

    Segundoatradio,aceitapelamaioriadoscristos,aBbliafoiescritapor40autores,entre1500e450a.C.(livrosdoAntigoTestamento)eentre45e90d.C.(livrosdoNovoTestamento),totalizandoumperododequase1600anos. Amaioriadoshistoriadoresacreditaqueadatadosprimeirosescritosconsideradossagradosbemmaisrecente:porexemplo,enquantoatradiocristcolocaMoisscomooautordosprimeiroscincolivrosdaBblia(Pentateuco),muitosestudiososaceitamqueforamcompiladospelaprimeiravezapenasapsoexliobabilnico,apartirdeoutrostextosdatadosentreodcimoeoquartosculoantesdeCristo. Muitosestudiosostambmafirmamqueelafoiescritapordezenasdepessoasoriundasdediferentesregiesenaes.

    SegundoumainterpretaoliteraldoGnesis(primeirolivrodaBblia),ohomemfoicriadoporDeusapartirdop, apsoscuseaterra, entreseiseoitomilanosatrs, eganhouavidaapsDeussopraroflegodavidaemsuasnarinas.

    olivromaisvendidodetodosostempos commaisdeseisbilhesdecpiasemtodoomundo,umaquantidadesetevezesmaiorqueonmerodecpiasdo2colocadodalistadoslivrosmaisvendidos,OLivroVermelho.

    NosEstadosUnidos,onicopresidentequenofezojuramentodepossecomamoemumaBbliafoiTheodoreRoosevelt(19011909),deacordocomosregistrosoficiaisdoArchitectoftheCapitol. JohnQuincyAdams(18251829),emsuaposse,deacordocomcartasescritaspelomesmo,colocouamoemumvolumededireitoconstitucionalaoinvsdaBbliaparaindicaraquempertenciasualealdade. NohregistrosparapresidentesanterioresaJohnTyler(18411845).

    ndice

    1Inspiraodivina2Interpretao3Estruturainterna

    3.1LivrosdoAntigoTestamento3.2LivrosdoNovoTestamento3.3Origemdotermo"testamento"

    4Tradues4.1Nmerodetradues4.2Mundolusfono

    5Verses6Religies7Erroseadulteraes8Crtica

    1 23 4 5

    2

    6

    78

    9 10 1110 12

    13

    14

    15

    1515

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 2/12

    9Vertambm10Bibliografia11Notas12Referncias

    Inspiraodivina

    ABbliasedizescritaporpessoassobefeitodainspiraodivina.

    OapstoloPauloafirmaque"todaaEscriturainspiradaporDeus"literalmente,"sopradaporDeus",queatraduodapalavragrega,theopneustos](2Timteo3:16).

    OapstoloPedrodizque"nenhumaprofeciafoiproferidapelavontadedoshomens.InspiradospeloEspritoSantoquehomensfalaramemnomedeDeus."(2Pedro1:21).OapstoloPedroatribuiaosescritosdePauloamesmaautoridadedoAntigoTestamento:"EtendeporsalvaoalonganimidadedenossoSenhorcomotambmonossoamadoirmoPaulovosescreveu,segundoasabedoriaquelhefoidadafalandodisto,comoemtodasassuasepstolas,entreasquaishpontosdifceisdeentender,queosindoutoseinconstantestorcem,eigualmenteasoutrasEscrituras,parasuaprpriaperdio"(2Pedro3:1516).

    Interpretao

    SegundoojornalistaDavidPlotz,darevistaonlineSlateMagazine,atumsculoatrs,amaioriadosestadunidensesbeminstrudosconheciamaBbliaafundo. Eletambmafirmaqueatualmente,odesconhecimentobblicopraticamentetotalentrepessoasnoreligiosas. AindasegundoPlotz,mesmoentreosfiis,aleituradaBbliairregular:aIgrejaCatlicaincluisomenteumapequenaparceladoAntigoTestamentonasleiturasoficiaisosjudeusestudambastanteoscincoprimeiroslivrosdaBblia,masnoseimportammuitocomorestanteosjudeusortodoxosnormalmentepassammaistempolendooTalmudeououtracoisaqueBbliaemsimuitosprotestantese/ouevanglicoslemaBbliafrequentemente,masgeralmentedomaisnfaseaoAntigoTestamento.

    AinacessibilidadedaBblia entreaAntiguidadeeaIdadeMdiaresultounacriaodediversasnarrativassobreospersonagensbblicos,criandoacrscimosedistores. AIgrejaCatlicanopermitiaqueseusfiispossussemexemplaresdaBblia,alegandoqueestesnoteriamnuncaacapacidadenecessriaparainterpretla,devidosuacomplexidade. Assim,afirmavaquearesponsabilidadedeensinarasorientaesdeDeuseraexclusivamentesua.

    Osconflitosentrecinciaereligioforam,emparte,ajudadospelainterpretaoliteraldaBblia. Estanodeveserinterpretadacomoumrelatoprecisodahistriadahumanidadeouumadescrioperfeitadanatureza. GalileuGalileiconsideravaqueaBbliadeveriaserinterpretadaapartirdoestudodanatureza.

    OsescravocratasbasearamsenapartedaBbliaquecontasobreNotercondenadoseufilhoCameseusdescendentesescravidoparajustificarreligiosamenteaescravido.

    MartinhoLuteroconsideravaqueoamordeCristoeraalcanvelgratuitamentepormeiodaBblia. FoiumdosprimeirostelogosasugerirqueaspessoasdeveriamlereinterpretaraBbliaporsimesmas. AmaioriadaspessoasinterpretaaBbliaporintermdiodeseulderreligioso.

    2

    1616

    16

    1718

    1919

    20

    2021

    22

    1917

    23

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 3/12

    AsTestemunhasdeJeovconsideram66livroscomocomponentesdaBblia,interpretandoadeformaliteralexcetoquandootextoevidenciaestaremsentidofigurado. ChamamoNovoTestamentodeEscriturasGregasCristseoVelhoTestamentodeEscriturasHebraicas. ParaoespiritismoaBbliaumadasvriasrefernciasdecompreensodomundoespiritual(noaprincipal).

    Estruturainterna

    ABbliaatualmentedivididaemdoisgrandesgruposdelivros:oAntigoeoNovoTestamento.

    OAntigoTestamentoapresentaahistriadomundodesdesuacriaoatosacontecimentosapsavoltadosjudeusdoexliobabilnico,nosculoIVa.C.

    ONovoTestamentoapresentaahistriadeJesusCristoeapregaodeseusensinamentos,durantesuavidaeapssuamorteeressurreio,nosculoId.C.(ver:VidadeCristo)

    ABblianoeradivididaemcaptulosat1227d.C.,quandoocardealSthepenLangtonoscriou,enoapresentavaversculosatserassimdivididaem1551porRobertStephanus .

    LivrosdoAntigoTestamento

    AquantidadedelivrosdoAntigoTestamentovariadeacordocomareligioouDenominaocristqueoadota:aBbliadoscristosprotestanteseoTanakhjudaicoincluemapenas39livros,enquantoaIgrejaCatlicapossui46eaIgrejaOrtodoxaaceita51.OssetelivrosexistentesnaBbliacatlica,ausentesdajudaicaedaprotestantesoconhecidoscomodeuterocannicosparaoscatlicoseapcrifosparaosprotestantes.Amesmalgicafuncionacomoslivrosdabbliaortodoxa.

    OslivrosdoAntigoTestamentoaceitosportodososcristoscomosagrados(tambmchamados"protocannicos"pelaigrejacatlica)so:Gnesis,xodo,Levtico,Nmeros,Deuteronmio,Josu,Juzes,Rute,ISamuel,IISamuel,IReis,IIReis,ICrnicas,IICrnicas,Esdras,Neemias,Ester,J,Salmos,Provrbios,Eclesiastes,CnticosdosCnticos,Isaas,Jeremias,Lamentaes,Ezequiel,Daniel,Osias,Joel,Ams,Obadias,Jonas,Miquias,Naum,Habacuque,Sofonias,Ageu,ZacariaseMalaquias.

    Osdeuterocannicos,aceitospelaIgrejaCatlicacomosagradosso:Tobias,Judite,IMacabeus,IIMacabeus,Sabedoria,EclesisticoeBaruque.EstesestodisponveisnatraduogregadoAntigoTestamento,datadadoSculoIa.C.,aSeptuaginta.

    Segundoavisoprotestante,ostextosdeuterocannicos(chamados"Livrosapcrifos"pelosprotestantes)foram,supostamente,escritosentreMalaquiaseMateus,numapocaemquesegundoohistoriadorjudeuFlvioJosefo,aRevelaoDivinahaviacessadoporqueasucessodosprofetaserainexistenteouimprecisa(ver:TestimoniumFlavianum).OparecerdeJosefonoaceitopeloscristoscatlicos,ortodoxoseporalgunsprotestantes,eigualmentepensamassimumamaioriajudaicanofarisaica,porqueJesusafirmaquedurouatJooBatista,"AleieosprofetasduraramatJoo"(cf.Lucas16:16Mateus11:13).

    LivrosdoNovoTestamento

    ONovoTestamentocompostode27livros:EvangelhodeMateus,EvangelhodeMarcos,EvangelhodeLucas,EvangelhodeJoo,AtosdosApstolos,Romanos,ICorntios,IICorntios,Glatas,Efsios,Filipenses,Colossenses,ITessalonicenses,IITessalonicenses,ITimteo,IITimteo,Tito,Filmon,Hebreus,EpstoladeTiago,PrimeiraEpstoladePedro,SegundaEpstoladePedro,PrimeiraEpstoladeJoo,SegundaEpstoladeJoo,TerceiraEpstoladeJoo,EpstoladeJudaseApocalipse

    2424

    25

    2

    26

    26

    26

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 4/12

    Atravsdossculos,desdeocomeodaeracrist,einclusiveemalgunscontextos,comonaReformaProtestantedosculoXVI,ostextosdeuterocannicosdoNovoTestamentoforamtodebatidoscomoostextosdeuterocannicosdoAntigoTestamento.Finalmente,osreformistasprotestantesdecidiramrejeitartodosostextosdeuterocannicosdoAntigoTestamento,eaceitartodosostextosdeuterocannicosdoNovoTestamento,emborahouvesseemLutero,noprocessodaReformaProtestante,aintenoderemoverdeterminadoslivrosdoNovoTestamentoporconsiderlosapcrifosoudolosos,comoaEpstoladeTiago. (ver:ApcrifosdoNovoTestamento).

    Origemdotermo"testamento"

    EstevocbulonoseencontranaBbliacomodesignaodeumadesuaspartes.Apalavraportuguesa"testamento"correspondepalavrahebraicaberith(quesignificaaliana,pacto,convnio,contrato),edesignaaalianaqueDeusfezcomopovodeIsraelnoMonteSinai,talcomodescritonolivrodexodo(xodo24:18exodo34:1028).SegundoaprpriaBblia,tendosidoestaalianaquebradapelainfidelidadedopovo,Deusprometeuumanovaaliana(Jeremias31:3134)quedeveriaserratificadacomosanguedeCristo(Mateus26:28).OsescritoresdoNovoTestamentodenominamaprimeiraalianadeantiga(Hebreus8:13),emcontraposionova(2Corntios3:614).

    OstradutoresdaSeptuagintatraduziramberithparadiatheke,emboranohajaperfeitacorrespondnciaentreaspalavras,jqueberithdesigna"aliana"(compromissobilateral)ediatheketemosentidode"ltimadisposiodosprpriosbens","testamento"(compromissounilateral).

    Asrespectivasexpresses"antigaaliana"e"novaaliana"passaramadesignaracoleodosescritosquecontmosdocumentosrespectivamentedaprimeiraedasegundaaliana.Asdenominaes"AntigoTestamento"e"NovoTestamento",paraasduascoleesdoslivrossagrados,comearamaserusadasnofinaldosculoII,quandoosevangelhoseoutrosescritosapostlicosforamconsideradoscomopartedocnonsagrado.Otermo"testamento"surgiuatravsdolatim,quandoaprimeiraversolatinadoVelhoTestamentogregotraduziudiathekeportestamentum.JernimodeEstrido,revisandoestaversolatina,manteveapalavratestamentum,equivalendoaohebraicoberith"aliana","concerto",quandoapalavranotinhaessasignificaonogrego(ver:Vulgata).Afirmamalgunspesquisadoresqueapalavragregapara"contrato","aliana"deveriasersuntheke,portraduzirmelhorohebraicoberith.

    Tradues

    EusbioSofrnioJernimo(conhecidocomoSoJernimopeloscatlicos)traduziuaBbliadiretamentedohebraico,aramaicoegregoparaolatim,criandoaVulgata. NoConcliodeTrentoem1542,essatraduofoiestabelecidacomoversooficialdaBbliaparaaIgrejaCatlica(videCnonedeTrento).

    EmmeadosdosculoXIVotelogoJohnWyclifrealizouatraduodaBbliaparaoingls. ApsaReformaProtestanteaBbliarecebeutraduesparadiversaslnguasepassouaserdistribudasemrestriesparaaspessoas.

    MartinhoLuterotraduziuaBbliaparaalnguaalem enquantoestavaescondidoemWittenbergdoPapaLeoX,quequeriafazerum"julgamento"apsapublicaodas95Teses.

    AgrandefontehebraicaparaoAntigoTestamentoochamadoTextoMassortico .Tratasedotextohebraicofixadoaolongodossculosporescolasdecopistas,chamadosmassoretas,quetinhamcomoparticularidadeumescrpulorigorosonafidelidadedacpiaaooriginal.Otrabalhodosmassoretas,decpiaetambmdevocalizaodotextohebraico(quenotemvogais,eque,poressemotivo,aotornarselnguamorta,necessitoudeasindicarpormeiodesinais),prolongouseataoSculoVIIId.C.Pelagrande

    27

    28

    28 29

    30 1931 19

    32

    33

    3419

    35

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 5/12

    LivrodoGnesis,BbliaemTamilde1723.

    seriedadedestetrabalho,eportersidofeitoaolongodesculos,otextomassortico(siglaTM)consideradoafontemaisautorizadaparaotextohebraicobblicooriginal .

    Noentanto,outrasversesdoAntigoTestamentotmimportncia,epermitemsuprirasdeficinciasdoTextoMassortico.ocasodoPentateucoSamaritano(ossamaritanosqueeramumacomunidadetnicaereligiosaseparadadosjudeus,quetinhamcultoetemploprprios,equesaceitavamcomolivrossagradososdoPentateuco),eprincipalmenteaSeptuagintaGrega(siglaLXX) .

    AVersodosSetentaouSeptuagintaGrega,designaatraduogregadoAntigoTestamento,elaboradaentreossculosIVeIa.C.,feitaemAlexandria,noEgito.Oseunomedeveselendaquediziatersidoessatraduoumresultadomilagrosodotrabalhode70eruditosjudeus,equepretendeexprimirquenosotexto,mastambmatraduo,forainspiradaporDeus.ASeptuagintaGregaamaisantigaversodoAntigoTestamentoqueconhecemos.AsuagrandeimportnciaprovmtambmdofactodetersidoessaaversodaBbliautilizadaentreoscristos,desdeoincio,versoquecontinhaosDeuterocannicos,eaquedemaiorcitaodoNovoTestamento,maisdoqueoTextoMassortico. .

    AIgrejaCatlicaconsideracomooficiais73livrosbblicos(46doAntigoTestamentoe27doNovo),sendo7livrosamaisnoVelhoTestamentodoquedasdemaisreligiescristsepeloJudasmo. JaBbliausadapelaIgrejaOrtodoxacontm78livros,5amaisqueacatlicae12amaisqueaprotestante.

    Nmerodetradues

    DeacordocomasSociedadesBblicasUnidas,aBbliajfoitraduzida,at31dedezembrode2007,parapelomenos2.454lnguasedialetos. (ver:TraduesdaBbliaemlnguasindgenasdoBrasil).

    Mundolusfono

    AprimeiraversoportuguesadaBbliasurgiuapenasem1748,apartirdaVulgataLatina, traduzidaparaoportugusporJooFerreiradeAlmeida.Almeidafaleceuantesdeconcluirotrabalho,quefoifinalizadoporcolaboradoresholandeses.

    Verses

    Asdiversasigrejascristspossuemalgumasdivergnciasquantoaosseuscnonessagrados ,inclusiveentreprotestantes .

    AIgrejaCatlicapossui46livrosnoAntigoTestamentocomopartedeseucnonebblico .OslivrosdeLivrodeTobias,Judite,Sabedoria,Eclesistico,Baruque,IMacabeuseIIMacabeuseaschamadasAdiesemEstereAdiesemDaniel)soconsiderados"deuterocannicos"(ou"dosegundocnon")pelaIgrejaCatlica .Almdisso,existem27livrosnoNovoTestamento .

    Asigrejascristsortodoxaseasoutrasigrejasorientais,aceitam,almdetodosestesjcitados,outrosdoislivrosdeEsdras,outrosdoisdosMacabeus,aOraodeManasss,ealgunscaptulosamaisnofinaldolivrodosSalmos(umnasBbliasdasigrejasdetradiogrega,cptica,eslavaebizantina,ecinconas

    35

    36

    37 38

    239

    40

    2

    nota1nota1

    41

    42 41

    nota2

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 6/12

    UmacpiadaBbliadeGutenberg,depropriedadedoCongressodosEstadosUnidos.

    Bbliasdasigrejasdetradiosiraca).

    Religies

    OsjudeustmoPentateuco(Gnesis,xodo,Levtico,Nmeros,Deuteronmio)comoimportantelivro,oqualchamamdeTor(ver:TorescritaeTororal).

    OAlcoro,livromaisimportantedoIsl,possuivriaspassagensemcoincidnciacomoantigotestamento.

    OsEspritasconsideramaPrimeiraAlianacomoumlivrohistrico,etmsuadoutrinafundamentadanoEvangelhosegundooEspiritismo(quepossuirefernciaspassagensdaBblia)eOLivrodosEspritos,deAllanKardec.

    Erroseadulteraes

    OpadrefranciscanoRogerBacondemonstrouquevriostextosdaBbliaestavamadulterados. .Entretanto,RogerBaconviveranosculoXIIImas,comasdescobertasdabibliotecadeNagHammadiedosManuscritosdoMarMorto(ouQumram),nosculoXX,essasdvidasdissiparamsee,comoadventodastcnicasdecrticatextual,hojeaBbliaestdisponvelcompelomenos99%defidelidadeaosoriginaissendoqueamaioriadasdiscrepnciaspresentesnosoutros1%dostrechossodenaturezatrivial,i.e.,semrelevncia.

    Segundoalgunsestudiosos,umerrodetraduodaBbliatraduzirstaurscomocruz,ebaseandosenisto,dizerqueJesusfoipregadoemumacruzaoinvsdeumaestacadetorturaquesignificasimplesmenteummadeiro, poisnapocadamortedeJesus,osignificadodapalavraabrangiaapenasumasestacaoumadeiro. .

    Crtica

    ABbliageraumagrandepolmicaporcondenaroatohomossexual,gerandorevoltanoshomossexuais..Contudo,qualquerquesejaoatodeclaradopecadopelaBblia,estaprometeoperdodospecadosaoarrependido,demodoqueeste"trazidocondiodenoternenhumacondenaomais",levandoseemcontaqueopecadonosejamaiscometido, ,"notendonadapesandocontraelemais"(Romanos5:1).

    SegundoojornalistaDavidPlotz,darevistaonlineSlateMagazine,aBbliatemmuitaspassagensdifceis,repulsivas,confusaseentediantes .Entretanto,especialistasemliteraturadiscordameabordamabelezadaliteraturabblicaemartigosacadmicos.

    DeacordocomolivroHowToReadTheBible?,deJamesKugel,nohveracidadehistricanaBblia..Noentanto,autorescomoofilsofocristoWilliamLaneCraigtmopiniodiametralmenteopostaaessa.

    AversohebraicadaBblianoofereceumaorientaoclaradecomodevemosagir.AmaioriadaspessoastravacontatocomaBbliapormeiodeoutrapessoa,ficandodependentesdainterpretaodadaporseurabino,pastor,professoroupadre.

    nota2

    43

    44

    4545

    46

    4747

    1648 49 50 51

    17

    52

    23

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 7/12

    DeacordocomMarkTwain,aBbliaretrataDeuscomoumhomemdeimpulsosmaus,muitoalmdoslimiteshumanos,sendoclassificadaporeleabiografiamaiscondenveljvista. Aindadeacordocomele,noAntigoTestamento,Deusmostradocomosendoinjusto,mesquinho,cruelevingativo,punindocrianasinocentespeloserrosdeseuspaispunindopessoaspelospecadosdeseusgovernantesdescarregandosuavinganaemovelhasebezerrosinofensivos,comopunioporofensasinsignificantescometidasporseusproprietrios.

    Vertambm

    Bibliografia

    LIMA,Alessandro.OCnonBblicoAOrigemdaListadosLivrosSagrados.SoJosdosCamposSP:EditoraCOMDEUS,2007.PASQUERO,Fedele.OMundodaBblia,AutoresVrios.SoPaulo:Paulinas,1986.ROST,Leonard.IntroduoaosLivrosApcrifosePseudoEpgrafosdoAntigoTestamento.SoPaulo:Paulinas,1980.

    Notas1. Vejaporexemploem "CanonoftheNewTestament"naediode1913daCatholicEncyclopedia(em

    ingls).,umapublicaoagoraemdomniopblico..Paraumadiscussomaisaprofundada,vejaoartigoCnonbblico

    2. Vejaporexemplo,TAYLOR,LarryA.[TheCanonoftheBibleTheCanonoftheBible](emingls).[S.l.:s.n.],

    TerminologiadaCristologiaAntigoTestamentoApcrifosArqueologiabblicaABbliaeahistriaBbliaSatnicaCnonBblicoCronologiaBblicaHarmoniaevanglicaInerrnciabblicaLiteralismobblicoManuscritosdoMarMortoNovoTestamentoRevelaodivinaRevelaodivina,TradioeBblianadoutrinacatlicaTradioVersesetraduesbblicas

    BbliaSagradaAlmeidaRevistaeAtualizadaBbliaSagradaAlmeidaRevistaeCorrigidaBbliadeJerusalmBbliaSagradaAveMariaBbliaSagradaEdioPastoralTraduoBrasileiraTraduodoNovoMundodasEscriturasSagradasNovaTraduonaLinguagemdeHojeNovaVersoInternacional

    23

    23

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 8/12

    1999..OartigoBiblicalcanonnaWikipdiaeminglsdaWikipediaeminglscontmumatabelacomasdiferenasentreasdiversasdenominaescrists.

    Referncias

    1. RainerSousa.Bblia(http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/biblia.htm)Mundoeducao.Visitadoem31demarode2011."Emseusignificadooriginal,otermobbliavemdapalavragregabiblosquesignificapapel,livro,papiroepodeserutilizadoparatodoequalquerconjuntodetextossagradosquecontmosensinamentosfundamentaisdequalquertipodereligio.Entretanto,ousodessetermoacabousendotambmutilizadoparasenomearoprincipallivroadotadopelareligiocrist.Contendosessentaeseislivros,aBbliatidacomoumadaspublicaesmaisvendidasaoredordomundo."

    2. Bblia(http://www.infoescola.com/religiao/biblia/)Infoescola(26defevereirode2008).Visitadoem15deabrilde2011."ABbliaumdoslivrossagradosdaHumanidade,ainterpretaoreligiosadajornadahumanapelaTerra,dopontodevistadopovojudeu,narradapeloprprioHomem,massegundoaIgrejainspiradadiretamenteporDeus.[...]EladerivadogregoBblosoubblion,significandorolooulivro.[...]ApalavraBbliafoiadotadapeloCristianismoapartirdoano200d.C.[...]AIgrejaCatlicaApostlicaRomanadeterminoucomooficiais73livrosbblicos,46integrantesdoAntigoTestamentoe27doNovo.ABbliaCatlicatemsetelivrosamaisnoVelhoTestamentodoqueasversesadotadasporoutrasreligiescristsepeloJudasmo[...]OriginalmenteaBblianoeradivididaemcaptuloseversculos.OscaptulosforamcriadospeloProfessorStephenLangton,em1227d.C[...].Em1551RobertStephanuspercebeuqueerafundamentalimplementarsubdivisesnestaobra,eassimelaborouosversculos.[...]Somenteem1748d.C.surgiuumaediobblicanalnguaportuguesa,apartirdaVulgataLatina."

    3. RainerSousa.Hebreus(http://www.brasilescola.com/historiag/hebreus1.htm)BrasilEscola.Visitadoem30demarode2011."UmadasmaioresfontesdeestudodatrajetriadopovohebreuseencontranaBblia,principalmentenapartedoconhecidoVelhoTestamento.Nesselivro,hojedevalorsagradoparaoCristianismo,podemosveralgunstraosdahistriaedaculturadessepovo."

    4. TiagoDantas.Cristianismo(http://www.brasilescola.com/religiao/cristianismo.htm)Brasilescola.Visitadoem31demarode2011."OlivrosagradodoscristosaBbliaSagrada,compostapeloAntigoepeloNovoTestamento.Aprimeirapartecontaahistriadacriaodomundo,dasleis,tradiesjudaicas,etc.JoNovoTestamentocontaavidadeJesus,comooscristosprimitivosviviam,etc."

    5. Mundoeducao.DiaMundialdaReligio(http://www.mundoeducacao.com.br/datascomemorativas/diamundialreligiao.htm).Visitadoem31demarode2011."Comocristianismo,aigrejasedividiuemtrsvertentes[...].Seulivrosagradoabblia,etrazcomoformadevidaosensinamentosdofilhodoMessias,JesusCristo."

    6. LornaDanielsNichols.BigPictureoftheBibleNewTestament.[S.l.]:WinepressPublishing,2009.ISBN9781433671814

    7. JohnJ.McDermott.ReadingthePentateuch:ahistoricalintroduction.[S.l.]:PaulistPress,2002.ISBN9780809140824

    8. BruceM.MetzgerMichaelDavidCoogan.TheOxfordCompaniontotheBible.[S.l.]:OxfordUniversityPress,1993.ISBN9780195046458

    9. Gnesis2:77.DopdaterraformouDeusJeovaohomem,esoproulhesnasnarinasoflegodevidaeohomemtornouseumservivente.

    10. RainerSouza.Criacionismo(http://www.brasilescola.com/historiag/criacionismo.htm)BrasilEscola.Visitadoem31demarode2011."OcristianismoadotaaBbliacomofonteexplicativasobreacriaodohomem.Segundoanarrativabblica,ohomemfoiconcebidodepoisqueDeuscrioucuseterra.Tambmfeitoapartirdop,ohomemteriaganhadovidaquandoDeusassoprouoflegodavidaemsuasnarinas."

    11. JamesHutton,avdaseleonatural(http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/historiadacienciaeepistemologia/jameshuttonavodaselecaonatural)CinciaHoje(13denovembrode2003).Visitadoem21demaiode2011."Segundoele,acomposiodasrochasdoplanetaumadasmuitasprovasdequeelefoiformadobemantesdoquerelataaBblia(somente8milanos)."

    12. Evoluoereligio(http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/derivagenetica/evolucaoereligiao)CinciaHoje(8deoutubrode2009).Visitadoem29demaiode2011."Apenasalgumasdenominaesprotestantesfundamentalistasfazemumainterpretaoliteralestrita,criacionista,dolivrodoGnesisnaBbliaqueoslevaarejeitaremprincpioaevoluobiolgica.ParaelesaTerratemmenosde10milanoseDeuscriouohomem

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 9/12

    diretamente.NoseulivroOsanaisdovelhotestamento,publicadoem1650,obispoinglsJamesUsshercalculouqueDeuscriououniversonavsperadodia23deoutubrode4004a.C.Atofinaldosanos1970todasasBbliascolocadasemquartosdehotelnosEstadosUnidospelaGideonSocietycontinhamessaestimativa,quetambmfezpartedaarguioaqueClarenceDarrowsubmeteuWilliamJenningsBryannofamosojulgamentodeScopes,noTennessee,em1926."

    13. Lerounoler?(http://cienciahoje.uol.com.br/revistach/revistach2006/223/apropositolerounaoler)CinciaHoje(1defevereirode2006).Visitadoem18demaiode2011."Umapesquisasobreoslivrosmaisvendidosdetodosostemposrevelaunanimidadeapenasnosdoisprimeiroslugares.NacabeadalistavemaBblia[...]."

    14. EditoresdaPublicationsInternationalLtd(2007).21livrosmaisvendidosdetodosostempos(http://lazer.hsw.uol.com.br/21livrosmaisvendidos.htm)Comotudofunciona.Visitadoem29demarode2011.

    15. WhyDoesn'tEveryPresidentUsetheLincolnBible?(http://www.slate.com/id/2209134/)(emingls)Slate(19dejaneirode2009).Visitadoem19dejunhode2011."AccordingtoofficialrecordskeptbytheArchitectoftheCapitol,TeddyRooseveltistheonlypresidentwhowasn'tsworninusingaBiblehetookarushedoathofofficein1901followingtheassassinationofWilliamMcKinley.[...]JohnQuincyAdams,accordingtohisownletters,placedhishandonaconstitutionallawvolumeratherthanaBibletoindicatewherehisfealtylay.[...]TherearenoknowninaugurationBiblesforpresidentsJohnAdamsthroughJohnTylerinfact,there'snoconcreteevidencethatthoseearlypresidentsusedaBibleatallfortheoath."

    16. GoodBook(http://www.slate.com/id/2212616/pagenum/all/#p2)(emingls)Slate(3demarode2009).Visitadoem7dejunhode2011."Acenturyago,mostwelleducatedAmericansknewtheBibledeeply.Today,biblicalilliteracyispracticallyuniversalamongnonreligiouspeople.[...]Evenamongthefaithful,Biblereadingiserratic.TheCatholicChurch,forexample,includesonlyateenyfractionoftheOldTestamentinitsofficialreadings.JewsstudythefirstfivebooksoftheBibleprettywellbutshortchangetherestofit.OrthodoxJewsgenerallyspendmoretimeontheTalmudandothercommentarythanontheBibleitself.OfthemajorJewishandChristiangroups,onlyevangelicalProtestantsreadthewholeBibleobsessively.[...]Maybeitdoesn'tmakesenseformostofustoreadthewholeBible.Afterall,therearesomanydifficult,repellent,confusing,andboringpassages."

    17. BiblicallySpeaking(http://www.unz.org/Pub/Slate2009mar00064)(emingls)Slate(4demarode2009).Visitadoem7dejulhode2011."MybookisbynomeansasubstitutefortheBible.It'sanefforttobringanew[...]perspectivetoabookthathasbeenmadeinaccessibleanddifficultbyclergyandacademics.[...]JamesKugel'srecentlypublishedHowToReadtheBible?[...]IreadKugel'sbook[...].[...]Kugeldemolishes,chapterbychapter,theideathattheBibleishistoricallytrue(NoexodusfromEgypt,noconquestofthePromisedLand,GodisanoffshootofBaal,etc).[...]Herewehaveabookwritten3,000yearsago,withbizarrestories,peculiarlaws,erraticdeity[...]MartinLutherwasoneofthefirsttheologianstosuggestthatpeoplereadANDinterprettheBibleforthemselves.[...]ClergyhavemostlydiscouragedusfromreadingtheBible,insistingthatweshouldonlydoitundertheirtutelage."

    18. RainerSousa.OndeJudasperdeuasbotas(http://www.brasilescola.com/curiosidades/ondejudasperdeuasbotas.htm)BrasilEscola.Visitadoem30demarode2011."EntreaAntiguidadeeaIdadeMdia,porexemplo,ainacessibilidadeaostextosbblicosfoiresponsvelpelacriaodevriasnarrativasenvolvendoospersonagenscristos.OsfeitosedestinosdecertosnomespresentesnaBbliaganhavamacrscimosecertasdistoresquesalientavamafortepresenadocristianismonoimaginriodessapoca.Levandoemcontaqueboapartedapopulaoerailetrada,ficavadifcildeimporumrigordeverdadeentreasvriashistriasdecunhobblico."

    19. Lutero(http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=698)HistoriaNet(22deabrilde2005).Visitadoem7dejunhode2011."MartinLuteroalegavaainda,quesomenteoamordeCristoeracapazdeprovidenciarpazdeesprito,oalcancedesteamoreraoferecidopormeiodaBblia,gratuitamente.[...]AIgrejaCatlicacentralizavaseupodersobreosfieisprivandoosdepossuremumexemplardabblia,sobalegaoquejamaispoderiamentendla,devidoasuacomplexidade.DiziamaindaqueopapeldeensinarasorientaesdeDeuseraumaresponsabilidadeexclusivadaIgrejaCatlica,"comandada"peloPapa."

    20. possvelaconvivnciapacficaentrecinciaereligio?(http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/historiadacienciaeepistemologia/epossivelaconvivenciapacificaentrecienciae)CinciaHoje(10dejaneirode2003).Visitadoem18demaiode2011."AinterpretaoliteraldaBbliatambmajudouacriarosconflitosentrecinciaereligio.AcrenadequeumdeuscriouaTerraparanosabrigaretodasasoutrasespciesparanosservirpodesermuitoalentadora,emboracontrarieconsensoscientficosquepoucosousamdesafiar.MasaBblia,inspiradaemtantasfontesdiferentes,nopodeserentendidacomoumrelatoprecisodahistriahumanaouumadescrioperfeitadanatureza,apesardeestarrepletadeverdadesmoraisvaliosaseincontestveis."

    21. Comospsnaterraeosolhosnocu(http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/comospesnaterraeosolhosno

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 10/12

    ceu)CinciaHoje(27deoutubrode2009).Visitadoem18demaiode2011."Paraoastrnomoefilsofo,asescriturasdeveriamserinterpretadasapartirdoestudodanatureza."

    22. ODNAdoracismo(http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/derivagenetica/odnadoracismo)CinciaHoje(11dejulhode2008).Visitadoem18demaiode201."Masaconciliaodoinconcilivelprecisavaserracionalizadacomargumentosdaprpriareligio.Issoenvolveuduasvertentesprincipais.AprimeiraconsistiuemsubstituiranfasedaunidadedahumanidadeapartirdaAdoeEvaporumadivisotricotmicabaseadanosfilhosdeNo:Cam,SemeJaf.SegundoolivrodoGnesenaBblia,CamviuNonuebbadoecontouparaseusirmos,zombandodopai.Aosaberdisso,NoamaldioouCameocondenou,assimcomotodaasuadescendncia,servido.OsescravocratasavidamenteadotaramumaidentificaodosafricanoscomosdescendentesdeCam,umacmodajustificativareligiosaparaaescravido,emboranaprpriaBblianohajanenhumarefernciacordeCamouqualquerdescriodeseusdescendentes."

    23. ChattingtheBible(http://www.unz.org/Pub/Slate2007apr00155)(emingls)Slate(13deabrilde2007).Visitadoem8dejulhode2011."theBible,atleasttheHebrewBible,doesnotofferclearguidanceabouthowwearesupposedtobehave.[...]MostpeopleencountertheBiblethroughsomeoneelseastheirrabbiorpastororprofessororpriestinterpretsitforthem.[...]hereyouhaveabookthatisthousandsofyearsold,writtenbyasmallprimitivetribe[...].[...]"TheBible,"accordingtoMarkTwain,"revealsthecharacterofitsGodwithminuteexactness.Itisaportraitofaman,ifonecanimagineamanwithevilimpulsesfarbeyondthehumanlimit.IntheOldTestamentHeispicturedasunjust,ungenerous,pitiless,andrevengeful,punishinginnocentchildrenforthemisdeedsoftheirparentspunishingunoffendingpeopleforthesinsoftheirrulers,evendescendingtobloodyvengeanceuponharmlesscalvesandsheepaspunishmentforpunytrespassescommittedbytheirproprietors.Itisthemostdamnatorybiographythateverfounditswayintoprint.""

    24. PatrciaLopes.TestemunhasdeJeov(http://www.brasilescola.com/religiao/testemunhasdejeova.htm)Brasilescola.Visitadoem31demarode2011."AsTestemunhasdeJeovacreditamqueaBbliaapalavradeDeus,tendoacomobaseparasuascrenas.ONovoTestamentochamadodeEscriturasGregasCristseoVelhoTestamento,deEscriturasHebraicas.Consideramos66livrosquecompemaBblia,interpretandoadeformaliteral,salvoquandoasexpressesouocontextorevelamqueosentidofiguradoousimblico."

    25. RainerSousa.Espiritismo(http://www.brasilescola.com/religiao/espiritismo.htm)BrasilEscola.Visitadoem5deabrilde2011."Abrindoportasparaadoutrinacrist,oespiritismotemumelorelativocomotextobblicoeosevangelhos.SemocuparaposiofundamentaldaobradeKardec,aBbliautilizadacomoumadasvriasrefernciasdecompreensodomundoespiritual.Concomitantemente,avidadeJesusCristoconsideradaummodelodeevoluoespiritualtambmobtidonahistriadevidadeoutrosindivduosiluminados."

    26. BbliaOnLine(http://www.bibliaon.com/)27. UmdoslivrosqueMartinhoLuterotinhaintenoderemovereraaEpstoladeTiago.28. PedroApolinrio.HistriadoTextoBblico.[S.l.:s.n.],1985.29. LouisBerkhof.TeologiaSistemtica.[S.l.:s.n.].ISBN978857622259030. AIgrejanaIdadeMdia(http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=951)Historianet.Visitado

    em30demarode2011."EusbioJernimo,dlmata,conhecidocomoSoJernimoquetraduziuaBbliadiretamentedohebraico,aramaicoegregoparaolatim.EstaversoaclebreVulgata,cujaautenticidadefoideclarapeloConcliodeTrento."

    31. ReformaProtestanteContrareforma(http://www.brasilescola.com/historiag/contrareforma.htm)Brasilescola.Visitadoem31demarode2011."Em1542,oConcliodeTrento,umareuniodosprincipaislderesdaIgrejaorganizadapelopapaPauloIII,[...].NoConcliodeTrentoestabeleceuse[...].Almdisso,aVulgatafoiestabelecidacomoversooficialdaBbliaSagrada,[...]."

    32. ReformaProtestanteAnglicanismo(http://www.brasilescola.com/historiag/reforma.htm)Brasilescola.Visitadoem31demarode2011."DesdemeadosdosculoXIV,otelogoJohnWyclifrealizoudurascrticasaopodermaterialdaIgrejaefezatraduodaBbliaparaoingls."

    33. Protestantismo(http://www.brasilescola.com/religiao/protestantismo.htm)Brasilescola.Visitadoem31demarode2011."Poressemotivo,apartirdaReformaProtestante,aBbliafoitraduzidaparadiversaslnguasedistribudasemrestriesparaaspessoas."

    34. ReformaReligiosa(http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=918)HistoriaNet.Visitadoem5dejunhode2011."Luterofoiexcomungadoem1520.Elequeimapublicamenteacartadopapa(Bulapapal),traduzaBbliaparaoAlemo,[...]."

    35. NahumM.SarnaandS.DavidSperling(2006),Text(http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/judaica/ejud_0002_0003_0_02930.html#TEXT),inBible,EncyclopaediaJudaica2nded.viaJewishVirtualLibrary

    36. JewishEncyclopedia:Samaritans:SamaritanVersiononthePentateuch(http://jewishencyclopedia.com/view.jsp?artid=110&letter=S&search=Samaritan%20Torah#437)

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 11/12

    37. KarenH.JobeseMoisesSilva.InvitationtotheSeptuagint(http://books.google.com/books?id=OysSAQAAIAAJ&q)(emingls).[S.l.]:PaternosterPress,2001.ISBN1842270613

    38. Lifeafterdeath:ahistoryoftheafterlifeinthereligionsoftheWest(http://books.google.com/books?id=owd9zig7i1oC&pg=PA363),AlanF.Segal,p.363(emingls)

    39. (emromeno)bibliaortodoxa.ro(http://www.bibliaortodoxa.ro/)40. SumrioestatsticodeidiomascomtraduesdasEscrituras(http://www.ubstranslations.org/about_us/)(em

    ingls)SociedadesBblicasUnidas.Visitadoem27demarode2009.41. CnoneCatlico(http://www.catholicculture.org/culture/library/dictionary/index.cfm?id=32167)(emingls)

    CatholicCulture.Visitadoem16/04/2011.42. "CanonoftheOldTestament"naediode1913daCatholicEncyclopedia(emingls).,umapublicao

    agoraemdomniopblico.43. DepartamentodeEngenhariaCivildaUniversidadeFederaldeCampinaGrande.RogerBacon

    (http://www.brasilescola.com/biografia/rogerbacon.htm)Brasilescola.Visitadoem6deabrilde2011."ProvouaindaquevriostextosdaBbliaestavamadulteradosemuitastraduesdeAristteleserradas(1251)."

    44. possvelacreditaremDeususandoarazo(http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/epossivelacreditaremdeususandoarazaoafirmawilliamlanecraig).Visitadoem24dejulhode2012."OstextosdaBbliapassarampordiversasrevisesaolongodotempo.Comopodemostercertezadequeasinformaessquaistemosacessohojesoasmesmasescritash2.000anos?Almdisso,comolidarcomofatodequeinformaespodemserperdidasduranteatraduo?Voctemrazoquantoavariedadederevisesetradues.Porisso,imperativovoltarslnguasoriginaisnasquaisessestextosforamescritos.Hoje,oscrticostextuaiscomparamdiferentesmanuscritosantigosdemodoareconstruiroqueosoriginaisdiziam.ONovoTestamentoolivromaisatestadodahistriaantiga,sejaemtermosdemanuscritosencontradosouemtermosdequoprximoselesestodadataoriginaldeescrita.Ostextosjforamreconstrudoscom99%deprecisoemrelaoaosoriginais.Asincertezasquerestamsotrivialidades.Porexemplo,naPrimeiraEpstoladeJoo,elediz:Estascoisasvosescrevemos,paraqueovossogozosecumpra.Masalgunsmanuscritosdizem:Estascoisasvosescrevemos,paraqueonossogozosecumpra.Notemoscertezaseotextooriginaldizvossoounosso.Issoilustracomoesse1%deincertezatrivial.Algumquerealmentequeiraentenderostextosdeveraprendergrego,alnguaoriginalemqueoNovoTestamentofoiescrito.Contudo,aspessoastambmpodemcomprardiferentestraduesecomparlasparapercebercomootextosecomportaemdiferentesverses."

    45. AcruzdeCristo(http://www.onortao.com.br/ler3.asp?id=48541)ONorto(4denovembrode2011).Visitadoem11denovembrode2011."Outroerroreferesecruz.AfirmasequeacruzumsmbolopagoequeJesusteriasidopregadoemumaestacaecomasmostranspassadasporumsprego.Issoporquetraduzseapalavragregastaursporestacaouestacadetorturaenoporcruz.Originalmente,staurssignificavaposte,conformesepodeveremHomero,HesquiodeAlexandriaeoutros.Porm,passouasignificarduastraves(umaverticaleoutrahorizontal)atravessadaumanaoutra.EtantoosescritorespagoscomooscristosnosapresentamacruznotempodeCristousadaparapuniroscriminosos:haviaumatraveverticalchamadastipesoustaticulum,eumaoutraditapatibulum,queerafixadaanterioremsentidohorizontal.Oruerapresotravehorizontalcomosbraosabertosedepoisfixoaopostevertical."

    46. GabrielaCabral.Homofobia(http://www.brasilescola.com/psicologia/homofobia.htm)BrasilEscola.Visitadoem5deabrilde2011."Humagrandepolmicaentrehomossexualidadeereligio,poisaBblia(livroutilizadopelocristianismoe,naversochamadaTanakh,pelojudasmo)condenaoatohomossexual,declarandoocomosendoumpecado,eissogeragranderevoltanoshomossexuais."

    47. OPerdoentreosCristos(http://k.1asphost.com/pibjo1/pdf/cg39.pdf)."OperdoqueDeusdcompleto.OhomemperdoadoporDeustrazidocondiodenoternenhumacondenaomais(Rom8:1),elelibertadodaleidopecadoedamorte(Rom8:2).JudicialmenteohomemjustificadodiantedeDeus,notendonadapesandocontraelemais(Rom5:1).PosicionalmenteohomemperdoadofeitoumfilhodeDeusecoherdeirocomCristo(Rom8:17)e,agora,comtodasasbnosespirituais(amor,gozo,paz,longanimidade,benignidade,bondade,f,mansido,temperanaGal5:22)noslugarescelestiais(noscusondeoPaieoSalvadoresto)emCristo(Efs1:3).DeusperdoatodasasiniqidadesesaraasenfermidadesdohomemgraasaoSeumuitoamorparacomesse(Sal103:3).Assimcomoestlongeoorientedoocidente(Sal103:12),ospecadosqueantesfaziamseparaoentreDeuseohomemagoraestolongedoonipresenteDeus,oquesedeveaoperdodadopeloDeusonipotente.OspecadosdoshomensperdoadossoagoralanadosatrsdascostasdoSenhor(Isa38:17)e,ooniscienteDeusjamaislembrardeseuspecadosedassuasiniqidades(Heb10:17)."

    48. ABbliacomoobraliterria.Hermenuticaliterriadostextosbblicosemdilogocomateologia(http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/054/ANTONIO_MAGALHAES.pdf).

    49. TextosdoNovoTestamentonascrnicasdeMachadodeAssis(http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/49106).

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia 12/12

    Obtidade"http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bblia&oldid=42296514"

    Categoria: Bblia

    Estapginafoimodificadapelaltimavez(s)16h05minde8demaiode2015.EstetextodisponibilizadonostermosdalicenaCreativeCommonsAtribuioCompartilhaIgual3.0NoAdaptada(CCBYSA3.0)podeestarsujeitoacondiesadicionais.Paramaisdetalhes,consulteasCondiesdeUso.

    50. ABbliacomoLiteraturaLendoasnarrativasbblicas(https://www.metodista.br/revistas/revistasmetodista/index.php/COR/article/viewArticle/1650).

    51. EstudosLiterriosAplicadosBblia(http://www.revistatheos.com.br/Artigos%20Anteriores/Artigo_03_03.pdf).

    52. possvelacreditaremDeususandoarazo(http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/epossivelacreditaremdeususandoarazaoafirmawilliamlanecraig).Visitadoem24dejulhode2012."Temosboasbaseshistricas.Apalavraprovapodeserenganosaporquemuitosaassociamcommatemtica.Certamente,notemosprovamatemticadequalquercoisaquetenhaacontecidonahistriadohomem.Notemosprovas,nessesentido,dequeJlioCsarfoiassassinadonosenadoromano,porexemplo,mastemosboasbaseshistricasparaisso.MeuargumentoquesevocconsideraosdocumentosdoNovoTestamentocomofontesdahistriaantiga,comooshistoriadoresgregosTcito,HerdotoouTucdidesoevangelhoaparececomoumafontehistricamuitoconfivelparaavidadeJesusdeNazar.AmaioriadoshistoriadoresdoNovoTestamentoconcordacomosfatosfundamentaisquebalizamainfernciasobrearessurreiodeCristo.Coisascomoasuaexecuosobautoridaderomana,adescobertadastumbasvaziasporumgrupodemulheresnodomingodepoisdacrucificaoeorelatodevriosindivduosegrupossobreosaparecimentosdeJesusvivoapssuaexecuo.Comisso,nosrestaaseguintepergunta:qualamelhorexplicaoparaessasequnciadeacontecimentos?PensoqueamelhorexplicaoaquelaqueosdiscpulosoriginaisderamDeusfezJesusrenascerdosmortos.Nopodemosfalardeumaprova,maspodemoslevantarboasbaseshistricasparadizerquearessurreioamelhorexplicaoparaosfatos.EcomotemosboasrazesparaacreditarqueCristoeraquemdiziaser,portantotemosboasrazesparaacreditarqueseusensinamentoseramverdade.Sendoassim,podemosverqueaBblianofoicriaocontingentedeumtempo,deumlugaredecertaspessoas,masapalavradeDeusparaahumanidade."