Aula de Cisalhamento a Flexão

47
Curso: Engenharia Civil Disciplina:Resistência dos materiais Maio/ 2012 Cisalhamento a flexão

Transcript of Aula de Cisalhamento a Flexão

Apresentao do PowerPoint

Curso: Engenharia CivilDisciplina:Resistncia dos materiaisMaio/2012

Cisalhamento a flexo

Tenses de Cisalhamento em Vigas sob Flexoa) As tenses de cisalhamento so admitidas paralelas fora de cisalhamento V, portanto paralela a y.

b) As tenses no variam ao longo da largura da seo, e sim na altura.c) As tenses normais no ficam afetadas pelas deformaes provocadas pelas tenses de cisalhamento.

Considere a seo transversal de uma viga carregada transversalmente por uma fora cortante V como apresentado abaixo, Fig. 7.1.

Frmula da tenso de cisalhamento em vigas.

Considere a viga carregada transversalmente como apresentado abaixo, Fig. 7.3 .

Considerando somente as foras axiais atuando nas sees transversais de um elemento de viga de comprimento dx, temos:

Considerando somente as foras axiais atuando nas sees transversais de um elemento de viga de comprimento dx, temos:

onde a tenso normal atuando na seo transversal esquerda do elemento, a tenso normal atuando na seo transversal direita do elemento, t largura da seo no ponto onde se deseja determinar a tenso de cisa-lhamento e A a rea acima do ponto onde se deseja determinar a tenso de cisalhamento

Distribuio da tenso de cisalhamento em vigas.

Considere a viga de seo transversal retangular de altura h e largura b, submetida um esforo cortante V, Fig. 7.5:

Exemplo 7.1: A viga abaixo composta de duas pranchas de madeira formando um perfil do tipo T. Determine a mxima tenso cisalhante na cola necessria para mant-las juntas.

Os apoios em A e B exercem reaes verticais sobre a viga de madeira. Supondo que a tenso de cisalhamento admissvel seja adm = 400 psi, determinar a intensidade da maior carga distribuda w que pode ser aplicada sobre a viga.

Determinar as maiores foras P nas extremidades que o elemento pode suportar, supondo que a tenso de cisalhamento admissvel seja adm = 10 ksi. Os apoios em A e B exercem apenas reaes verticais sobre a viga.

Fluxo de cisalhamento

Ocasionalmente na engenharia, alguns membros so construdos a partir da unio de diferentes partes para poderem resistir as cargas. Nestes casos, a unio das diferentes partes do membro feita atravs de cola, pregos, parafusos, etc. Para o projeto destes elementos necessrio o conhecimento da fora que deve ser resistida por cada um destes elementos. Seja a viga com o carregamento abaixo, formada pela unio de dois elementos:

Da eq. (7.3) que representa o equilbrio das foras na direo x, tem-se a fora de cisalhamento atuante na interface entre dois elementos:

A fora de cisalhamento por unidade de comprimento pode ser obtida da forma:

Sabendo que,O fluxo de cisalhamento q dado por:Exemplo 7.4: Determine a quantidade de pregos necessria para manter os elementos da viga abaixo de 3m de comprimento, unidos quando submetida a um cortante de 2 kN. A tenso admissvel dos pregos de dimetro d = 2 mm adm = 225 Mpa.