Aula 5 - Etnografia

27
Etnografia Disciplina: PESQUISA QUALITATIVA (PPGCOM/UFRGS) Profa Dra Nilda Jacks Cristiane Koehler ([email protected] ) Doutoranda em Informática na Educação (PGIE/UFRGS)

Transcript of Aula 5 - Etnografia

Etnografia

EtnografiaDisciplina: PESQUISA QUALITATIVA (PPGCOM/UFRGS)Profa Dra Nilda JacksCristiane Koehler ([email protected])Doutoranda em Informtica na Educao (PGIE/UFRGS)

O Conceito ... Cincia Antropolgica Etnografia (do grego ,ethno- nao, povo e ,graphein- escrever) um mtodo tradicional de coleta de dados que visa realizar a descrio dos significados pertencente a um determinado grupo, e est intimamente relacionada com o conceito de cultura. Sua origem remonta-se a fins do sculo XIX e comeo do sculo XX, e embora os trabalhos iniciais, fossem em alguns aspectos divergentes do que hoje se considera um estudo etnogrfico, sua essncia permanece: O estudo cultural atravs de uma imerso profunda no grupo sendo estudado.ARTIGO: MONTARDO, S. P.; PASSERINO, L. Estudo dos blogs a partir da Netnografia: possibilidades e limitaes. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educao. V. 4, n.2, dezembro de 2006. Documento disponvel em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14173, com acesso em 10 jul 2013.

O Conceito ... A etnografia atua na explorao da natureza e de um fenmeno social particular, realiza entrevistas em profundidade, inicia observao, analisa o discurso dos informantes, investiga os detalhes de um fato, e finalmente, interpreta os significados e as prticas sociais, isto , investiga a realidade de um grupo e o saber gerado a partir do ponto de vista do outro.

ARTIGO: MONTARDO, S. P.; PASSERINO, L. Estudo dos blogs a partir da Netnografia: possibilidades e limitaes. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educao. V. 4, n.2, dezembro de 2006. Documento disponvel em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14173, com acesso em 10 jul 2013.

O Conceito ... A etnografia foi criticada muitas vezes em funo da presena de um carter subjetivo nos resultados produzidos a partir dela. No entanto, foi a partir da obra de Malinowski (1978), fundador do mtodo de pesquisa etnogrfica presente na introduo do texto Argonautas do Pacfico Ocidental, que a etnografia teve pela primeira vez um conjunto organizado e sistemtico de descries que permitiram orientar a anlise e interpretao dos dados, tornando-a uma metodologia de pesquisa integral.

LIVRO: GROPP, B. M. C. Introduo pesquisa etnogrfica. In: WHITE, O. M.; HERLINGER, M.; PERDIGO, D. M. Teoria e Prtica da Pesquisa Aplicada. So Paulo: Elsevier Campus, 2011.LIVRO: MALINOWSKI, B. Argonautas do pacfico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquiplagos da Nova Guin, Melansia. So Paulo: Abril Cultural, 1978.

O Conceito ... Malinowski (1978, p. 33-34) define o objetivo da etnografia como sendo o de: apreender o ponto de vista dos nativos, seu relacionamento com a vida, sua viso de mundo.

A pesquisa etnogrfica se insere no conjunto das pesquisas qualitativas, tambm identificadas como: estudo de campo, estudo qualitativo, interacionismo simblico, perspectiva interpretativa, etnometodologia, observao participante, pesquisa participante, etc ...

LIVRO: GROPP, B. M. C. Introduo pesquisa etnogrfica. In: WHITE, O. M.; HERLINGER, M.; PERDIGO, D. M. Teoria e Prtica da Pesquisa Aplicada. So Paulo: Elsevier Campus, 2011.O Conceito ... A dificuldade de se definir o que se entende por pesquisa qualitativa, bem como as bases tericas que orientam o pesquisador, segue outra questo: Trata-se de uma metodologia ou um mtodo ?Uma metodologia como lgica de procedimentos cientficos, no se reduz a mtodo. Tampouco mtodo significa metodologia. Se mtodo significa caminho para ir em busca de algo (Gadamer, 1983, p.54) e se considerarmos uma explicao como um mapa, a etnografia nos proporciona mapas de explicaes possveis.

LIVRO: GROPP, B. M. C. Introduo pesquisa etnogrfica. In: WHITE, O. M.; HERLINGER, M.; PERDIGO, D. M. Teoria e Prtica da Pesquisa Aplicada. So Paulo: Elsevier Campus, 2011.LIVRO: GADAMER, H. G. A razo na poca da cincia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983. O Conceito ... O mapa, como todo modelo, no uma reproduo, mas uma reduo orientada a um objetivo determinado.

Dependendo do objetivo da pesquisa, um determinado mapa o mais adequado.

Mas se, o objetivo investigar a natureza de um fenmeno social, a investigao em detalhe e a interpretao de significados dos processos inconscientes e, frequentemente, tcitos das prticas sociais, a etnografia seria o mapa proposto pela Antropologia.

LIVRO: GROPP, B. M. C. Introduo pesquisa etnogrfica. In: WHITE, O. M.; HERLINGER, M.; PERDIGO, D. M. Teoria e Prtica da Pesquisa Aplicada. So Paulo: Elsevier Campus, 2011.As origens ... A etnografia como tantas outras formas de conhecimento cientfico contemporneo, teve sua origem na Europa do sculo XIX.

A etnografia europeia, se configura a partir dos migrantes do sculo XIX. A Europa cria a etnografia e coincide com o incio das colonizaes e a sede de poder capitalista.

Da cincia social europeia surge a inteno etnogrfica.

LIVRO: CCERES, L. J. G. (coord). Etnografia. El ofcio de la mirada y el sentido. In: Tcnicas de investigacin en sociedad, cultura y comunicacin. Mxico. CNCA/Addison Wesley Lognman, 1998.As origens ... As primeiras descries etnogrficas remontam literatura produzida pelos viajantes nos sculos XV e XVI.

So relatos e descries detalhadas sobre os estranhos costumes dos povos ditos primitivos aos olhos do conquistador europeu.

As origens da Antropologia, como disciplina das cincias humanas, se d a partir do estudo em gabinete destas observaes enviadas pelos viajantes e pelos administradores das colnias.

LIVRO: GROPP, B. M. C. Introduo pesquisa etnogrfica. In: WHITE, O. M.; HERLINGER, M.; PERDIGO, D. M. Teoria e Prtica da Pesquisa Aplicada. So Paulo: Elsevier Campus, 2011.Os objetivos da Etnografia ... Por um lado, parece que a viso etnogrfica coincide, em mais de um ponto com a perspectiva fenomenolgica e, por outro lado, tem uma nsia taxonmica que vem da cincia positiva das enciclopdias.

O etngrafo requer tempo para sua formao. O seu trabalho depende da sua capacidade de observar e registrar. O etngrafo o centro da pesquisa.

O etngrafo o mediador comunicacional entre dois mundos (p. 351) ... o registro da observao essencial para a etnografia (p. 356) .

LIVRO: CCERES, L. J. G. (coord). Etnografia. El ofcio de la mirada y el sentido. In: Tcnicas de investigacin en sociedad, cultura y comunicacin. Mxico. CNCA/Addison Wesley Lognman, 1998.Os objetivos da Etnografia ... O etngrafo participa pblica e secretamente da vida diria das pessoas por um perodo prolongado de tempo, observando o que acontece, escutando o que dito, fazendo perguntas; na verdade, coletando qualquer dado que esteja disponvel, iluminando as questes com as quais ele se ocupa. Hammersley e Atkinson (1983, p.2) apud Flick (2004).

LIVRO: FLICK, U. Uma introduo pesquisa qualitativa. Porto Alegre. Bookman, 2004 e Artmed, 2009.Os objetivos da Etnografia ... A etnografia tem como objetivo o outro, a busca, a contemplao. O etngrafo confia na situao da observao, necessita confiar tambm na sua capacidade de estar ali observando, sabe que requer tempo. O outro est ali, no pertence ao seu mundo, mas precisa ser observado. O outro existe tambm como inteno, o contato se intensifica, surge a sensao de companhia, de antagonismo, de comunicao e de solidariedade.

LIVRO: CCERES, L. J. G. (coord). Etnografia. El ofcio de la mirada y el sentido. In: Tcnicas de investigacin en sociedad, cultura y comunicacin. Mxico. CNCA/Addison Wesley Lognman, 1998.Os objetivos da Etnografia ... A etnografia se reconfigura em comunicao, e necessrio aprender a relacionar-se, comunicar-se, respeitar-se, indispensvel compreender-se. O pesquisador necessita ser um ator em construo de uma nova identidade.Deixar de ser para somente estar. O etngrafo tem de visualizar um significado para toda a sua observao e interao com o outro.LIVRO: CCERES, L. J. G. (coord). Etnografia. El ofcio de la mirada y el sentido. In: Tcnicas de investigacin en sociedad, cultura y comunicacin. Mxico. CNCA/Addison Wesley Lognman, 1998.Aplicao dos mtodos etnogrficos... Estudar questes ou comportamentos sociais que ainda no so claramente compreendidos. Em tais casos, entrar na comunidade com um instrumento de pesquisa detalhado e quantificvel seria prematuro, Os mtodos etnogrficos podem ajudar um pesquisador a tomar p da situao antes de centrar em questes especficas com medidas estatisticamente mais precisas.Conhecer a perspectiva das prprias pessoas sobre as questes (ao invs de filtr-las a partir da perspectiva externa do pesquisador tal como representada por uma enquete ou um questionrio desenvolvido a partir da literatura).LIVRO: ANGROSINO, M. Que tipos de temas podem ser efetiva e eficientemente estudados pelos mtodos etnogrficos ? In: Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.Aplicao dos mtodos etnogrficos... O Projeto Trinidad foi uma etnografia realizada num cenrio bem tpico da antropologia cultural mais tradicional: uma comunidade relativamente coesa com uma forte autoimagem num local fora dos EUA. Desde o incio da dcada de 70 o autor vem estudando os descendentes de indianos que foram deslocados para vrias partes do Imprio Britnico sob um sistema de contrato que se seguiu ao fim oficial da escravatura. Os trabalhadores contratados no foram tecnicamente escravizados, pois o perodo de sua sujeio era limitado por contrato. Depois de cumprir seu contrato, os trabalhadores estavam teoricamente livres para deixar o local do emprego.LIVRO: ANGROSINO, M. Que tipos de temas podem ser efetiva e eficientemente estudados pelos mtodos etnogrficos ? In: Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.Aplicao dos mtodos etnogrficos... O Projeto de Desospitalizao foi um estudo conduzido numa comunidade de pessoas com doenas mentais crnicas e retardo mental que tinham sido desospitalizadas a partir da dcada de 70, quando os avanos da medicina psiquitrica possibilitaram o tratamento de seus sintomas fora dos hospitais. LIVRO: ANGROSINO, M. Que tipos de temas podem ser efetiva e eficientemente estudados pelos mtodos etnogrficos ? In: Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.Mtodos etnogrficos: problemas de pesquisa A PESQUISA ETNOGRFICA USADA PARA:1. Definir um problema de pesquisa utilizada quando para responder a uma questo de pesquisa o pesquisador tem de participar da vida da populao estudada, e no simplesmente observ-la de um ponto de vista externo. 2. Definir um problema de pesquisaa que no pode ser imediatamente expresso em termos de se x ento y e que parece resultar em comportamentos que no teriam sido previstos pela literatura existente. LIVRO: ANGROSINO, M. Que tipos de temas podem ser efetiva e eficientemente estudados pelos mtodos etnogrficos ? In: Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.Mtodos etnogrficos: problemas de pesquisa A PESQUISA ETNOGRFICA USADA PARA:

3. Identificar os participantes em um cenrio social.

4. Registrar um processo

5. Contextualizar o levantamento de dados quantitativosLIVRO: ANGROSINO, M. Que tipos de temas podem ser efetiva e eficientemente estudados pelos mtodos etnogrficos ? In: Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.Mtodos etnogrficos: contextos de pesquisaA pesquisa etnogrfica pode ser realizada onde quer que haja pessoas interagindo em cenrios naturalmente coletivos. Reunir pessoas para um propsito especfico em experimentos de laboratrio uma tcnica vlida para a pesquisa experimental, mas no etnografia.

A verdadeira etnografia depende da capacidade de um pesquisasdor de observar e interagir com as pessoas enquanto elas essencialmente executam suas rotinas do dia a dia.

LIVRO: ANGROSINO, M. Que tipos de temas podem ser efetiva e eficientemente estudados pelos mtodos etnogrficos ? In: Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.Mtodos etnogrficos: contextos de pesquisaA etnografia foi criada para ser aplicada em comunidades de pequena escala, culturalmente isoladas. Mais tarde, expandiu-se para ser usada em comunidades bem circunstanciadas (definidas por raa, etnia, idade, classe social, etc.) dentro de sociedades mais amplas.Em nossa poca, expandiu-se para ser usada em comunidades de interesse pessoas com mesmo interesse em comum. Atualmente, at em comunidades virtuais formadas no ciberespao.LIVRO: ANGROSINO, M. Que tipos de temas podem ser efetiva e eficientemente estudados pelos mtodos etnogrficos ? In: Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.Componentes do mtodo etnogrfico...LIVRO: GROPP, B. M. C. Introduo pesquisa etnogrfica. In: WHITE, O. M.; HERLINGER, M.; PERDIGO, D. M. Teoria e Prtica da Pesquisa Aplicada. So Paulo: Elsevier Campus, 2011

Componentes do mtodo etnogrfico...LIVRO: GROPP, B. M. C. Introduo pesquisa etnogrfica. In: WHITE, O. M.; HERLINGER, M.; PERDIGO, D. M. Teoria e Prtica da Pesquisa Aplicada. So Paulo: Elsevier Campus, 2011Negociao para a entrada no campoObservao participanteEstticaEspao e tempoConversaoEntrevistasDocumentosAtividade de anliseA proposta etnogrfica: lgica e modelo ... LIVRO: CCERES, L. J. G. La etnografia hacia um modelo general de mtodo y teoeria. In: La mirada en el centro. Vida urbana en movimiento.Huella. Cuadernos de divulgacin cientfica. N. 19. Guadalajara. ITESO, 1990.Atores principais de um acontecimento social: atores e mundo. A etnografia o instrumento tradicional do ofcio antropolgico para aproximar-se, descrever, registrar e compreender, interpretar os grupos humanos convivendo em organizaes sociais precedido de exaustivos levantamentos de informaes. Para a etnografia no h dado superficial ou secundrio, todo elemento da composio social um parte de algum todo parcial e geral, toda parte tem uma totalidade social. O modelo macro: a sociedade ... LIVRO: CCERES, L. J. G. La etnografia hacia um modelo general de mtodo y teoeria. In: La mirada en el centro. Vida urbana en movimiento.Huella. Cuadernos de divulgacin cientfica. N. 19. Guadalajara. ITESO, 1990.AtoresO modelo micro: o indivduo ... LIVRO: CCERES, L. J. G. La etnografia hacia um modelo general de mtodo y teoeria. In: La mirada en el centro. Vida urbana en movimiento.Huella. Cuadernos de divulgacin cientfica. N. 19. Guadalajara. ITESO, 1990.AtoresPontos-chave ... Os mtodos etnogrficos so especialmente teis quando pesquisadores precisam entrar numa situao de campo na qual as questes sociais ou comportamentos ainda no so claramente entendidos.Esses mtodos so valiosos quando o ponto de vista das pessoas so importantes objetivos da prpria pesquisa. LIVRO: ANGROSINO, M. Que tipos de temas podem ser efetiva e eficientemente estudados pelos mtodos etnogrficos ? In: Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.EtnografiaDisciplina: PESQUISA QUALITATIVA (PPGCOM/UFRGS)Profa Dra Nilda JacksCristiane Koehler ([email protected])Doutoranda em Informtica na Educao (PGIE/UFRGS)