Apresentação Lindano

Click here to load reader

download Apresentação Lindano

of 21

description

Lindano - inseticida perigosoDifusão do lindano no solo - adsorção em palha de milho para remediação.

Transcript of Apresentação Lindano

- HCH

Ithiara DalponteLuiz Henrique BerticelliRaquel RossettoInfluncia da aplicao do bagao de cana na mobilidade do lindano ( -HCH) no solo.LINDANO ( HCH)Ismero do hexaclorociclohexano;Frmula qumica: C6H6Cl6 ;

Figura 1 Estrutura Qumica do LindanoMuito utilizado na agricultura at 1985;Atualmente empregado na preservao de madeira

Por ser biocumulativo nos seres vivos e apresentar toxicidade aguda e crnica para ser humanos e animais, j teve sua importao proibida em 65 pases e banido em 39 pases (ANVISA, 2006)

O -HCH, -HCH e lindano fazem parte da lista de poluentes orgnicos persistentes (POP) da Conveno de Estocolmo, um tratado internacional que visa a eliminao segura destes poluentes e a limitao de sua produo e uso (CETESB, 2012).

Alguns riscos sade humana que esto associados a esse poluente so: irritaes pulmonares, problemas cardacos e sanguneos, encefalias, convulses e alterao do nvel de hormnios sexuais;

O EPA (Environmental Protection Agency) informa que o lindano pode causar efeitos no sistema nervoso a partir de exposies de curta durao em nveis acima do 0,0002 mg/L.

O artigo (Abhilash, 2008)Uso do bagao de cana (10%, 20%, 30%, 40% e 50% m/m) para o biotratamento do solo contaminado com lindano (50mg/kg);

Confirma que o bagao pode acelerar a degradao do lindano pelo aumento da atividade microbiana e reduz a mobilidade do pesticida atravs da coluna de solo por adsoro. O bagao uma alternativa til e barata para o biotratamento de solos impactados com lindano.Colunas de solo de 0-15 cm e 15-30 cm;

6Preparao do bagao: lavado, seco, triturado e peneirado (2mm);Solo de jardim: seco e peneirado (2mm) homogeneidade; Lindano 98% de pureza + ciclohexanoSolo tratado com lindano : 50mg/kg

Anlise da dissipao (adsoro) e degradao foi realizada em duas profundidades de solo: 0-15 cm e 15-30cm;

Resduo de lindano no solo foi medido por cromatografia gasosa com detector de captura de eltrons;

A mobilidade de pesticidas em solos depende muito dos fenmenos de adsoro-dessoro e tem sido extensivamente estudada.

Adsoro influencia a lixiviao dos pesticidas na superfcie e deve ser levada em conta quando se quer predizer o transporte de contaminantes.

A degradao de pesticidas no solo funo da disponibilidade, da quantidade e da atividade de microrganismos e sistemas enzimticos.

Tipo de pesticida (solubilidade em gua, presso de vapor...)Tipo de solo (constituintes, tamanho e estrutura dos poros, matria orgnica)Condies climticas (temperatura, chuva, umidade)

Correlacionou-se o teor de matria-orgnica com a dissipao e degradao de lindano com alto nvel de confiana.

A reteno de lindano foi maior nos solos com bagao do que nos solos de jardim puros, que por sua vez apresentaram uma dissipao maior do poluente para camadas mais inferiores da coluna de solo.

Degradao de mais de 53% do lindano no solo com o maior teor de bagao (50%) aps os 60 dias. No obstante, houve ainda mnima lixiviao para a coluna inferior do solo (0,002%).

Figura 1 Reteno do lindano na camada superior: 0-15cm da coluna de solo. (Abbilash,2008)

Para um perodo de 60 dias, a dissipao do lindano em diferentes teores de bagao de cana adicionados.10

Figura 2 Dissipao do lindano para camadas inferiores da coluna de solo: 15-30 cm. (Abbilash,2008)

Figura 3 Degradao do lindano em cada perodo de incubao. (Abbilash,2008)De acordo com o experimento, a aplicao do bagao de cana tem um complexo efeito na degradao e dissipao do lindano no solo; a porcentagem de bagao adicionada determina a sua biodegradabilidade e biodisponibilidade a microrganismos e sua persistncia no solo.

Significa um aumento de biomassa microbiana e consequente aumento da capacidade de degradar o poluente.Aps 60 dias de incubao e 50% de bagao adicionado atingiu-se 53% de degradao de lindano com mnima lixiviao para camadas inferiores de solo (0,002%)

13Anlise CrticaO experimento est bem detalhado:ConfiabilidadeReprodutibilidade

Testes feitos apenas em escala piloto;Anlise CrticaO que fazer com esse bagao contaminado? Como remov-lo do solo? necessrio remov-lo?

E aps 60 dias? Anlise CrticaExperimentos baseados apenas na quantidade de biomassa:

Propriedades fsico-qumicas do solo, bagao e contaminante;Condies climticas.

Anlise CrticaO autor cita a atividade microbiana como principal agente de degradao:

possvel utilizar outros resduos agrcolas? Fazer um estudo do uso de outros resduos, diversificando o uso conforme disponibilidade na regio.Anlise CrticaApesar do trabalho estar bem fundamentado no possvel afirmar que esse seja o melhor mtodo;

Solucionando os problemas citados o mtodo fica bastante interessante, pois de simples aplicao e baixo custo. ConclusoO bagao de cana acelera a degradao de lindano pelo aumento da atividade microbiana e pode evitar a mobilidade do pesticida atravs do solo por adsoro.Quanto maior a carga orgnica do solo maior ser a sua disponibilidade e permanncia no solo, ocasionando um acrescimo na biomassa microbiana e na sua capacidade de degradao do poluente.

Outros estudos para a remediao Fotocatlise heterognea com TiO2

Utilizao de outras fontes de nutrientes.

Tcnica de bioaumento.

Muito Obrigado!