Antropologia Slides Para Aula

37
Antropologia Ciênci as Sociai s Antropolo gia Políti ca Sociolog ia

description

Antropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para AulaAntropologia Slides Para Aula

Transcript of Antropologia Slides Para Aula

  • AntropologiaCincias SociaisAntropologiaPolticaSociologia

  • AntropologiaO Termo Antropologia deriva do grego: (anthropos - homem/pessoa); (logos - razo/discurso/ pensamento).

    a cincia que estuda o homem e a humanidade em sua totalidade, ou seja, abrangendo suas diferentes dimenses. uma cincia social que estuda o homem.

  • AntropologiaHoebel e Frost definem a antropologia como a cincia da humanidade e da cultura.

  • AntropologiaObjetivo da Antropologia

    A Antropologia tem como objetivo o estudo da humanidade como um todo, visando ao homem como expresso global biopsicocultural isto , o homem como ser biolgico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, compreenso da existncia humana.

  • AntropologiaDimenses;

    Biolgicaenquanto antropologia fsica;

    Socioculturalenquanto antropologia social; e/ou antropologia cultural;

    Filosficaenquanto antropologia filosfica

    Teolgicaenquanto antropologia teolgica

  • AntropologiaObjeto de Estudoo homem e suas obras.engloba o conhecimento de sociedades humanas, letradas ou grafas, extintas ou vivas, existentes nas vrias regies da Terra.busca explicar os princpios da formao e do desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.

  • AntropologiaObjeto de EstudoA investigao antropolgica vale-se do mtodo comparativo em busca de respostas para os por qus, na tentativa de compreender as semelhanas e as diferenas fsicas, psquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos.Exemplo: brancos e negros; lngua diversificadas; a indumentria do ndio e do no-ndio; o culto do sol e a presena da pirmide no Egito e nas civilizaes pr-colombianas...

  • AntropologiaAntropologiaAntropologia Fsica ou BiolgicaAntropologia Cultural

  • AntropologiaAntropologiaFsica ou BiolgicaPaleontologiaSomatologiaRaciologiaAntropometriaEstudos Comparativos do Crescimento

  • AntropologiaPaleontologia. (Palaios = antigo + onto = ser + logos = estudo). Estuda a origem e a evoluo humana atravs do conhecimento das formas fsseis do passado.

    Somatologia. (Somato = corpo humano + logos = estudo). Estuda as variedades existentes do homem, diferenas fsicas individuais e diferenas sexuais (tipos sangneo, metabolismo basal, adaptao etc.

  • AntropologiaRaciologia. (Raa = etnia + logos = estudo). Estuda a histria racial do homem, a clas-sificao da espcie humana em raas, a miscigenao (mistura de raas), caractersticas fsicas etc.

    Antropometria. (anthropos = homem + metria = medida). Usa as tcnicas de medio, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crnio, ossos etc.), elaboradas por instrumentos especiais, como o antropmetro.

  • Antropologia

    Estudos comparativos do crescimento. uma ampliao do campo de estudo do somatlogo que querem conhecer as diferenas grupais relacionadas aos ndices de crescimento e outros aspectos como alimentao, exerccios fsicos, maturidade sexual etc.

  • AntropologiaAntropologiaCulturalArqueologiaEtnografiaEtnologiaLingsticaFolcloreAntropologia SocialCultura e Personalidade

  • AntropologiaArqueologia (archaos = antigo + logos = estudo) estuda as culturas do passado, extintas. Arqueologia Clssica - tenta reconstruir as antigas civilizaes letradas (Egito, Grcia, Mesopotmia, Etrria etc.)Arqueolgica - trata dos primrdios da cultura, relativa s populaes extintas (culturas do Paleoltico, Mesoltico e Neoltico).Paleoltico (Idade Antiga da Pedra) ou pedra lascada. De 2 Milhes de anos a 10.000 anos atrs.Mesoltico (Idade Mdia da Pedra). De 10.000 ao aparecimento da agricultura 8.000 (?) anos atrs.Neoltico (Idade Nova da Pedra). Ou pedra polida. Incio com o aparecimento da agricul-tura e trmino com o apare-cimento da escrita 4.000 a.C.

  • AntropologiaEtnografia - (thnos = povo + graphein = escrever). Consiste em descrever as sociedades humanas. O objeto de estudo so as culturas conhecidas como primitivas ou grafas. O etngrafo um investigador de campo, um coletor de informaes. Ex. No Brasil, em 1957, dos 143 grupos tribais, 33 estavam ainda isolados, 45 em contato permanente etc. (D. Ribeiro).

  • AntropologiaEtnologia - (thnos = povo + logos = estudo). Utilizando dos dados fornecidos pelos etngrafos, o etnlogo analisa, interpreta e compara entre as mais diversas culturas existentes, considerando suas semelhanas e diferenas.

    Lingstica- A linguagem um meio de comunicao e tambm um instrumento de pensamento. H uma diversidade de lnguas que acompanham as diversas culturas.

  • AntropologiaFolclore - Definese como o estudo da cultura espontnea dos grupos humanos rurais ou urbanos. Ex. danas, artesanato, canes etc.

    Cultura e Personalidade - estuda o indivduo no como um simples receptor e portador de cultura, mas como um agente de mudana cultural, desempenhando papel dinmico e inovador.

  • AntropologiaAntropologia Social - Estudo dos processos culturais e da estrutura social, seu interesse est centrado na sociedade e nas instituies. Preocupa-se com aspecto da vida social o familiar, o econmico, o poltico, o religioso, o jurdico compreendido e estudado em relao aos demais grupos humanos.

  • AntropologiaAntropologiacomo Cincia SocialSociologiaHistriaPsicologiaGeografiaEconomiaCincias PolticasAntropologia se relaciona com:

  • AntropologiaAntropologiacomo Cincia BiolgicaBiologiaGenticaAnatomiaFisiologiaEmbriologiaMedicinaAntropologia se relaciona com:

  • AntropologiaMtodos

    Mtodo Histrico: Consiste em investigar eventos do passado, a fim de compreender os modos de vida do presente, que s podem ser explicados a partir da reconstruo da cultura e da observao das mudanas ocorridas ao longo do tempo.

    Mtodo Estatstico: Os dados, depois de coletados, so reduzido a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, grficos, quadros etc.

  • AntropologiaMtodos

    Mtodo Comparativo: Permite verificar diferenas e semelhanas apresentadas pelo material coletado. A Antropologia Fsica compara fsseis ou grupos humanos existentes, analisando caractersticas anatmicas: cor de pele, do cabelo, dos olhos, ndice ceflico etc.

  • AntropologiaMtodos

    Pesquisa de Campo

    Tcnicas de Pesquisas da Antropologia: Observao Entrevista Formulrio

  • Matriz DisciplinarTradioTempoSincrnicoDiacrnicoIntelectualistaEmpiristaPar.Racionalista Esc. FrancesaPar.Hermenutico Antropologia InterpretativaPar.Empirista Esc. BritnicaPar.Culturalista Escola Norte-Americana

  • AntropologiaQuestes sempre presentes:

    Subjetividade;Indivduo;Histria.

  • AntropologiaAntropologia Biolgica surge com a publicao de A Origem das Espcies, em 1859 e A descendncia do homem, em 1871, de Charles Darwin.A antropologia do Sculo XIX:influenciada pelo evolucionismo;considerava a sociedade europeia, da poca, como o apogeu de um processo evolutivo;as sociedades aborgenes eram tidas como exemplares "mais primitivos.

  • AntropologiaUsava o conceito de civilizao para classificar, julgar e, posteriormente, justificar o domnio de outros povos. Esta maneira de ver o mundo, ignorando as diferenas em relao aos demais povos inferiores, recebe o nome de etnocentrismo. aos europeus que se atribui o valor de civilizados, fazendo crer que os outros povos estavam situados fora da histria e da cultura.

  • AntropologiaParadigma Racionalista Escola FrancesaSe inicia em 1903 com a publicao de Esboo de uma Teoria Geral da Magia de Marcel Mauss e Henri Hubert;Se estabelece como rea de estudo em 1927, sendo denominada, ento, de etnologia e estava vinculada ao Museu de Histria Natural (se considerava a antropologia como uma subdisciplina da histria natural);

  • AntropologiaParadigma Racionalista Escola Francesa

    Ainda existia um determinismo biolgico, segundo o qual se considerava que as diferenas culturais eram fruto das diferenas biolgicas entre os homens.

  • AntropologiaParadigma Racionalista Escola FrancesaA Antropologia Estrutural nasce na dcada de 40. O seu grande terico Claude Lvi-Strauss. Centraliza o debate na idia de que existem regras estruturantes das culturas na mente humanaassume que estas regras constroem pares de oposio para organizar o sentido.

  • AntropologiaParadigma Empirista Escola Britnica

    O Funcionalismo nasce com Malinowski e Radcliffe-Brown que enfati-zam o trabalho de campo (observao participante). Para sistematizar o conhecimento acerca de uma cultura preciso apreend-la na sua totalidade.

  • AntropologiaParadigma Empirista Escola Britnica

    Para elaborar esta produo intelectual, surge a etnografia. As instituies sociais centralizam o debate, a partir das funes que exercem na manuteno da totalidade cultural.

  • AntropologiaParadigma Culturalista Escola Norte-Americana

    Nasce nos EUA com Franz Boas;desenvolve a idia de que cada cultura tem uma histria particular e considera que a difuso de traos culturais acontecia em toda parte. (Re)nasce o relativismo cultural, e a antropologia estende a investigao ao trabalho de campo.

  • AntropologiaParadigma Culturalista Escola Norte-Americana

    Para Boas, cada cultura de cada povo estaria associada sua prpria histria; para compreender a cultura preciso reconstruir a histria. Surge o Culturalismo ou Particularismo Histrico.

  • AntropologiaParadigma Hermenutico Antropologia Interpretativa

    Na dcada de 80 surgem diferentes crticas s escolas dominantes;Questionam-se os mtodos e as concepes antropolgicas. O debate privilegiou algumas idias: a realidade sempre interpretada, ou seja, vista sob uma perspectiva subjetiva do autor;

  • AntropologiaParadigma Hermenutico Antropologia Interpretativa

    Assim, a antropologia seria uma interpretao de interpretaes; Da crtica da retrica da autoridade clssica, surgem meta-etnografias, ou seja, a anlise antropolgica da prpria produo etnogrfica.

  • AntropologiaParadigma Hermenutico Antropologia Interpretativa

    Surgem novas subreas:a Antropologia Urbana;a Antropologia Mdica; os Estudos de Gnero, etc.