A grécia antiga

41
GRÉCIA ANTIGA A CIVILIZAÇÃO GREGA | A ESCRITA Ελἁ δα Αντιγα

Transcript of A grécia antiga

  • GRCIA ANTIGA

    A C IV I L IZAO GREGA | A ESCR ITA

  • A CIVIL IZAO

  • VIDEO

    A GRC IA ANT IGA

  • A civilizao grega surgiu a partir da unio de diversos povos que se fixaram na regio da Peninsula Balcnica, entre o mar Tirreno (raa de dois mares) e a sia Menor h cerca de 4000 anos atrs. No seu territrio acidentado a agricultura foi predominante, por outro lado o acesso a diferentes mares e a diferentes regies fez do comrcio uma das actividades principais do mundo grego.

    Localizao geogrfica

  • Vrias instituies gregas eram vistas como inspirao para alguns governos, como para os governos da atualidade, visto que ainda hoje usamos quase o mesmo padro que era utilizado na antiga Grcia.

  • A DEMOCRACIA

  • A democracia Grega considerada a matriz da nossa Democracia moderna, vingou por muitos anos aps a sua instaurao embora possa ser definida como o governo do povo pelo povo e para o povo, convm frisar que este aspeto importante de governo e povo em Atenas antiga difere das democracias contemporneas.

    Enquanto a democracia contempornea considera o governo um conjunto de representantes eleitos e o povo era um grupo de cidados prprios da nao entre os quais homens e mulheres acima dos 18 anos. Os atenienses consideravam o governos como sendo uma assembleia (Eclsia) que tomava decises diretamente sem intermdio de representantes e o povo como homens atenienses maiores de 20 anos.

    A base da democracia

  • Tradicionalmente a democracia remonta a Slon, segundo os autores gregos o mesmo foi reformador que teria ampliado o poder da assembleia popular da cidade alm de ter criado a Bul.

    Na Grcia antiga a Bul era uma assembleia que tinha como tarefa elaborao de projectos lei, um concelho formado por quinhentos homens atenienses escolhidos por sorteio.

    Clistenes porm foi um reformador e foi descrito o Pai da democracia anteniense foi ele que ortogrou um poder ainda maior ao corpo de cidados atenienses isto , homens atenienses (de pai e mae atenienses) maiores de 20.

    Representao de Slon

  • O poder politico estava organizado da seguinte forma:

    CIDADOS

    ECLSIAAssembleia de cidados

    votam nas leis e tomam decises sobre as foras militares

    BOUL(500 membros)

    Preparam os projectos lei

    Escolhidos sorte Escolhidos sorte

    HELIEIA(6000 membros)

    Poder judicial

  • A SOCIEDADE

  • Em Atenas existiam trs classes sociais

    Cidados: Somente eles possuam direitos para participar na democracia, j as mulheres e as crianas no faziam parte do grupo de cidados.

    Metecos: Eram estrangeiros que vivam em Atenas. No tinham direitos polticos, no podiam possuir terras, podiam sim dedicar-se ao comrcio e ao artesanato. Pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados a cumprir servio militar.

    Escravos: Formavam a grande maioria da populao ateniense. Os escravos eram considerados propriedade do seu senhor e em Atenas devido a esse mesmo excesso de escravos foi criada uma lei que protegesse os escravos contra aos maus tratos.

    Atenas era um Estado que garantia a democracia da minoria s custas da escravido da maioria.

    A sociedade grega estava dividida em vrias classes que contava com estes trs estatutos sociais mas que podia variar de uma cidade estado para outra, neste caso, Atenas

  • 10%3.3%36.7%13.3%36.7%

    Cidados Escravos MetecosFamilias

    dos Ciddos

    Familias dos

    Metecos

    As trs classes sociais estavam repartidas em da seguinte forma:

  • A CINCIA

  • Pitagora foi um filsofo e matemtico grego, nasceu a nasceu a 580 a.C. na cidade da Samos.

    Os seus principais interesses eram a Matefsoca, atemtica, tica, Politica Astronomia. O seu principal trabalho em que o tornou mais conhecido atualmente foi o Teorema de Pitgoras.

    O Teorema de Pitgoras consiste no seguinte; num tringulo retngulo o quadrado da hipotenusa igual soma dos quadrados dos catetos

  • Tales de Mileto foi o primeiro filsofo ocidental, nasceu por volta de 623 A.C. em Mileto, antiga colnia grega que a actual Turquia.

    Tales considerado um dos sete sbios e foi fundador da escola Jnica.

    O seu principal trabalho foi o Teorema de Tales. Esta imagem mostra uma aplicao do Teorema de Tales. 30:15: : 21:10,5;

    Medio da altura de uma

    pirmide: a sombra da

    pirmide (30), est para a

    sombra do anteparo (15),

    assim como a altura da

    pirmide (21) est para a

    altura do anteparo (10,5).

  • Euclides foi um professor, matemtico platnico e escritor, muitas vezes referido como Pai da Geometria, nasceu a 300 a.C. e residiu na Alexandria, no Egito.

    Euclides ficou conhecido por escrever 13 livros, a sua principal obra foi Os Elementos.

  • Hipcrates foi considerado uma das figuras mais importantes da histria da sade, considerado pai da medicina, nasceu a 460 a.C. em Cs uma ilha grega.

    A sua ocupao era Mdico, diagnosticou doenas como a malria, papeira, pneumonia e tuberculose.

  • A ARTE

  • Discbolo de Mron, uma das mais conhecidas obras da arte grega que representa um atleta que lana o disco.

    O original fora produzido em bronze por volta de 455 a.C. para ser instalado num palcio de Atenas.

  • Pintura em Vasos, embora aparentemente simples, era uma arte sofisticada, mas obedecendo a uma srie de convenes, alguns dos seus exemplos se contam entre as melhores criaes da arte grega de todos os tempos.

    Estas figuras comearam a aparecer por volta de 850 a.C. com faixas de animais e pessoas de perfil simplificado.

    Na fase final comearam a surgir cenas mitolgicas.

  • As trs ordens gregas ( drica, jnica e corntia).

    Ordem Drica pautada pela simplicidade harmonia do conjunto, a mais antiga e, juntamente com a jnica, a mais importante das ordens.

    A ordem drica ficou estabelecida a partir da construo em pedra, que se deu por volta de 600 a.C.. A partir da passou por grande evoluo esttica.

    A ordem jnica surge a leste da Grcia oriental por volta de 450 a.C.. Sua origem parte da vontade de encontrar um novo estilo para construir um templo dedicado a Deusa Diana.

    A ordem corntia tambm dominado como capitel corntio caracterstico do final de seculo v a.C. e, utilizado inicialmente s no interior, um estilo mais decorativo e trabalhado.

  • O TEATRO

  • Os teatros surgiram a partir do sculo VI a.C.. Julga-se que antes disso as primeiras representaes teatrais seriam realizadas em locais pblicos. Os gneros eram a tragdia e a comdia.

    A tragdia o gnero mais antigo, tendo surgido em meados do sculo VI a.C., a comdia passou a integrar as Grandes Dionsias em 488 a.C. tendo o seu reconhecimento meio sculo depois da tragdia. Seus autores eram squilo, Sfocles e Eurpedes na tragdia, e Aristfanes na comdia.

    Eurpides squilo Sfocles Aristfones

  • A F ILOSOFIA

  • Scrates foi um filsofo ateniense, nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. ou 470 a.C., os seus principais interesses eram Epistemologia, tica. Foi creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental.

    Plato foi um filsofo e matemtico do perodo clssico da Grcia Antiga, nasceu em 427/428 a.C. em Atenas. Autor de diversos dilogos filosficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituio de educao superior do mundo ocidental.

    Os seus principais interesses eram a Arte, Literatura, Justia, Politica, Educao, Filosofia e Militarismo.

  • Aristteles foi um filsofo grego, nasceu em Estagira por volta de 384 a.C., foi aluno de Plato e professor de Alexandre, o Grande2. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a fsica, a metafsica, as leis da poesia e do drama.

    Os seus principais interesses eram a Fsica, metafsica, poesia, teatro, msica, politica, governo, biologia, zoologia, etc.

  • JOGOSOLMPICOS

  • Os Jogos Olmpicos comearam na Grcia em 776 a.C. era um festival religioso e atltico que se realizava de quatro em quatro anos no santurio de Olmpia, em honra de Zeus.

    Nos Jogos Olmpicos no poderiam participar os estrangeiros, os escravos e as mulheres.

    A organizao dos jogos foi da responsabilidade da Plis de lide. As diversas competies desportivas eram atletismo, luta, box, corrida de cavalos, arremesso de dardo e de disco.

  • A Antiga Biblioteca de Alexandria foi umas das maiores do mundo antigo.

    Acredita-se que a biblioteca foi fundada no incio do sculo III a.C., durante o reinado de Ptolomeu II, a instituio da antiga biblioteca de Alexandria tinha como o principal objetivo, preservar e divulgar a cultura nacional. A biblioteca continha praticamente todo o saber da antiguidade, em cerca de 700 000 rolos de papiros e pergaminhos. O objetivo era adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra.

    BIBLIOTECA

  • A L INGUAGEM

  • A lngua grega guarda vestgios dessa mistura populacional.

    O termo "grego antigo" engloba, na realidade, diversas variantes dialetais:

    Os fillogos detectaram, entre outras coisas, que certas palavras terminadas em -ssos/-nthos e usadas para nomear lugares que so estruturalmente diferentes do padro indo-europeu que caracteriza o resto da lngua grega, e devem ter sido incorporadas antes de -2200:

    Exemplos: Tirintos (nome de cidade), Parnassos (nome de montanha),Kefissos (nome de rio).

    OS DIALETOS

  • A ESCRITA

  • Os fencios foram os primeiros a desenvolver uma forma de escrever baseada num alfabeto por volta de 1400 a.c.

    Foram os fencios que com a sua intensa atividade comercial desenvolvida no mundo grego que trouxeram e partilharam a sua escrita para Grcia.

    O alfabeto era fontico, e cada smbolo representa um som (ou mais que um).

    No alfabeto fencio existiam 22 smbolos, o sentido da leitura era da direita para a esquerda e o funcionamento era consonantal, ou seja, cada smbolo representa uma consoante.

    A ORIGEM

  • 1. Escrita uncial que era a escrita dos livros;

    2. Escrita da chancelaria que se desenvolveu sob os Ptolomeus;

    3. Escrita dos documentos .

    A primeira referncia escrita ao alfabeto fencio e sua migrao para a Grcia aparece no quinto livro de Histrias, escrito pelo grego Herodotus, no sc. V a. c.

    TIPOS DE ESCRITA

  • Inicialmente , o grego foi escrito por meio de um silabrio.

    Na Grcia Antiga utilizou-se a escrita linear B at ao sc. XII a.c.

    O silabrio do Linear B, so cdigos registrados em tabuletas de argila que serviam de registros de crditos e dbitos das economias centralizadas nos palcios de Pilos, Tirinto e Micenas, no Peloponeso, e outras localidades.

    Anterior ao Linear B um outro tipo de escrita, o silabrio denominado Linear A, era usado em Creta, mas esse ainda no foi satisfatoriamente decifrado e no reproduz o grego e sua linguagem.

  • VIDEO

    ALFABETO GREGO

  • VIDEO

    ALFABETO GREGO

  • O alfabeto fencio foi adoptado pelos gregos por volta de 800 a.c, tomando forma prpria por volta de 300 a.c, com a formao do alfabeto jnico, composto de 24 letras e ainda hoje utilizado.

    As vogais foram: Alfa (a), psilon (e), Iota(i), micron(o) e Ipsilon(u).

    As variantes mais importantes do foram a ocidental (calcdica) e a oriental (inica).

    A clcidica originou o alfabeto etrusco que vai mais tarde dar origem ao alfabeto latino.

    A inica foi adoptada por Atenas tornando-se referncia da Antiguidade Clssica.

    Tambm aqui se adoptou a maneira de escrever da esquerda para a direita que outrora se efectuava de forma alternada, quer da esquerda para a direita quer da direita para a esquerda dado, e assim a leitura comeava pelo lado que se tinha concludo a linha anterior.

  • PICTOGRAMA EGPCIO

    Entre 2700 e 2460 a.c

    LINEAR B MICNICO

    ALFABETO GREGO

    LETRAS FENCIAS

    Entre 1400 e 1300 a.c Durante o sculo XI a.c

    Sculo VIII a.c

    1. Os traos so delgados contrariando o peso e a dureza do material com que foram produzidos;2. Desenho baseado em linhas rgidas;3. Quando surgem curvas, possuem uma grande abertura4. Letras sem serifas;

    A B C

  • CONCLUSO

    Este alfabeto grego tornou-se a base de todas as lnguas europeias ocidentais. O Alfabeto Fencio aperfeioado pelos gregos usado pelas Civilizaes Ocidentais. Este muito usado na linguagem centifica e matemtica . Em consequncia das conquistas romanas e da difuso do Latim at aos dias de hoje.

  • DA AUTORIA

    FORMADORA: CATARINA DUARTE

    R ICARDO LAGOASMARLENE SANTOSANTN IO P IMENTACARLA MARQUES