4-Avaliação de sensor magnético

4
Testes do tubo sensor magnético OPTIFLUX 1 Com a utilização de um multímetro em medição de resistência ôhmica, realiza-se o teste de continuidade entre o borne 1 e a carcaça do tubo sensor magnético. O valor, Realiza-se o teste de continuidade entre o borne 2 e o eletrodo 1 Realiza-se o teste de continuidade entre o borne 3 e o eletrodo 2.

Transcript of 4-Avaliação de sensor magnético

Page 1: 4-Avaliação de sensor magnético

Testes do tubo sensor magnético OPTIFLUX

1

Com a utilização de um multímetro em medição de resistência ôhmica, realiza-se o teste de continuidade entre o borne 1 e a carcaça do tubo sensor magnético. O valor, obrigatoriamente, deve ser igual ,ou muito próximo de 0 (Ω=0).

Realiza-se o teste de continuidade entre o borne 2 e o eletrodo 1

Realiza-se o teste de continuidade entre o borne 3 e o eletrodo 2.

Page 2: 4-Avaliação de sensor magnético

2

Teste nas bobinas no sensor magnético, a resistência elétrica nos bornes 7 e 8 deve estar entre 80 e 150 Ω.Se o modelo apresentar pino 9 , a resistência medida entre 9 e 8 deverá ser a metade.

Megômetro de 500 V para realizar teste de isolação no tubo sensor magnético

Os testes de isolação devem ser referenciados com a carcaça do tubo sensor magnético

Testar os bornes 7; 8 ;2 e 3 A resistência medida não pode ser menor de 100 MΩ.

Page 3: 4-Avaliação de sensor magnético

3

Tabela de resistências medidas no teste de isolação:

2000 M Ohms =>Condição de fábrica

100 M Ohms =>Operacional (indica início de infiltração)

20 M Ohms Isolação baixa , pode funcionar porém sem garantia dos valores medidos

10 M Ohms ou menos => Sem condições de medir

Essa medição deve ser feita com o tubo vazioSe o tubo estiver molhado internamente pode haver influência nos valores medidos

O borne 1 é o terra, então a resistência elétrica deste borne, naturalmente, será 0Ω pois o borne 1 está ligado à carcaça do sensor magnético

Os demais bornes devem ser testados para medir a isolação com o megômetro.

Veja tabela ao lado

Page 4: 4-Avaliação de sensor magnético

Cuidados na medição de isolação:Se a placa adaptadora / conexão estiver com umidade ,os testes serão alteradosPode-se dispensar a placa usando um fio fino e rígido na ponta de prova do Megômetro ,diretamente nos terminais do conector azul.

Se o conector azul estiver com umidade ,os testes serão alterados ( TROCAR OU LIMPAR )É possível refazer as conexões do conector azul desde que se disponha do alicate e dos terminais sobressalentes.Caso não se disponha de ferramentas especiais pode-se desmontar o conector usando uma agulha para destravar os pinos , retira-los e fazer a limpeza com álcool isopropílico .( marque a ordem dos pinos)Em seguida montar o conector novamente na mesma ordem .Refazer o teste de isolação

Não utilizar silicones , resinas ou juntas para “melhorar” a vedação de um tubo sensor.Esses componentes precisam ser homologados pois vários possuem ácidos e são condutivos.Se um sensor passar em todos os testes de isolação , continuidade e estiver com o revestimento íntegro , ele deverá apresentar medição normal sem alteração do GK.

4